terça-feira, 28 de agosto de 2012

Fatiado!


Está na moda a palavra "fatiada". Culpa dos ministros que julgam o processo do mensalão. Pegando carona no fatiamento, o blog rbrito apresentará o ranking de público pagante de forma completa, mas com foco como se as 20 primeiras colocações fossem da Série A, as próximas 20 da Série B e as outras 20 da Série C. O restante das colocações seria da Série D. Para a atualização desta terça-feira, o blog rbrito, como sempre, contou com a colaboração de Marcos Neves.

Mais no blog rbrito:
Direto para o cofrinho! Ranking de público e clubes que sabem economizar!

Como de costume... Atualização do ranking de público da Segundona Paulista!

Notem que muitos números estão em vermelho. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) atrasou mais do que o normal a divulgação dos borderôs. Como teremos rodada completa da Série B, nesta terça-feira, e da Série A, na quarta e quinta, se conseguirmos uma nova leva de públicos, divulgaremos o ranking atualizado no twitter (@rbrito1984).

As primeiras 20 colocações do ranking de público, por exemplo, têm amplo domínio dos clubes da Série A, mas alguns "intrusos" garantiram presença na elite. O Santa Cruz é o maior destaque, com média de 22.649 pagantes. Líder no ranking da Série C, o Tricolor ocupa a segunda colocação no geral, atrás apenas do Corinthians (24.968). O Timão tem a melhor média de público pós-título da Libertadores (Veja o post aqui!).

Outros quatro clubes da Série C estão entre as 20 melhores médias do país. O Fortaleza ganhou uma posição e aparece no sétimo lugar (14.287). Paysandu e Treze também fazem bonito. Os paraenses têm média de 11.636, contra 9.423 pagantes do Treze. Aliás, o time paraibano fecha o Top 20.

A Série B é outra divisão que marca presença entre os melhores. Campeão simbólico do primeiro turno e dono da melhor campanha da Segundona (Veja o post aqui!), o Vitória também faz festa nas arquibancadas. Líder de público na Série B, com média de 11.818 pagantes, o Leão baiano aparece no 12º lugar, a frente de Internacional, Botafogo, Vasco e até do Flamengo - clubes da elite.

Lado a lado estão Joinville e Ceará. O JEC, agora, vice-líder no ranking da Série B, tem média de 10.061 pagantes. Enquanto isso, o Ceará aparece com 9.882 pagantes. As outras 13 colocações no ranking de público são dos clubes da Série A.

Nova Série B...
Nas próximas 20 posições no ranking de público, enfim, aparece algum clube da Série D. Líder na média de pagantes, o Remo ocupa o 27º lugar (6.771). O clube paraense está na frente do Santos, Ponte Preta, Atlético-GO e Portuguesa - todos da elite.

A Série D ainda é representada pelo CSA, Sampaio Corrêa e os pernambucanos Ypiranga e Petrolina. Enquanto isso, a Série C conta apenas com Salgueiro e Vila Nova. O clube pernambucano tem a 26ª melhor média do Brasil (8.531), enquanto o Vila Nova aparece no 31º lugar, com 4.972 pagantes.

Goiás, Criciúma, Paraná, Avaí, CRB e ABC continuariam na Série B, se as competições levassem em conta o poder das arquibancadas. Por outro lado, além daqueles clubes da Série A que já citamos, Figueirense, Fluminense e Palmeiras seriam rebaixados.

Na Série C...
A partir deste momento não há mais clubes da Série A. As outras três divisões dividem as ingratas colocações no ranking de público. Mesmo com boas campanhas na Série B, América-MG, Atlético-PR e América-RN estariam rebaixados, assim como Boa, ASA, Guarani e Barueri.

Pelo menos, Mirassol, Juventude, Campinense, Marília, Arapongas, Metropolitano e Nacional subirem de divisão. São todos clubes da Série D que têm públicos de Série C. Da Terceira Divisão, Caxias, Chapecoense, Icasa, Guarany, Luverdense e Tupi estão entre as posições 41 e 60.

Penúria...
Na última parte do fatiamento, a Série C, que chegou a dar orgulho em alguns nas primeiras posições, volta ao foco, mas desta vez para passar vergonha. Nada menos que oito clubes têm públicos de Série D e estão entre as posições 61 e 100.

Mas a Série C não está sozinha. Afinal, há clubes da Série B que dão o ar da graça. No G4 brigando pelo acesso, o São Caetano tem a 75ª média de público entre os 100 clubes das Séries A, B, C e D - 603 pagantes. Ipatinga, Bragantino e Guaratinguetá também estão nesta situação vexatória. Os outros clubes são da Série D.

Divisão!
As Séries A, B, C e D ostentam média de 5.903 pagantes após 614 partidas. O total de público é de 3.624.437. A Série A, por sua vez, tem média superior, de 11.803 pagantes. Em 189 jogos, o público total é de 2.230.796.

Já a Série B, com média de 4.206 pagantes, está atrás da Série C (4.444). Em 189 partidas, a Série B tem total de 794.919 pagantes, contra 382.154 da Série C e seus 86 jogos. Para fechar, a Série D, com 149 partidas, apresenta média de 1.297 pagantes e total de 193.181.

Entenda:
Os clubes da Série A do Brasileirão são representados pela cor amarela. O cinza destaca os clubes da Série B, enquanto o laranja é a Série C e o azul é a Série D. Já os números em vermelho precisam da confirmação da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

O blog rbrito acompanhará TODOS os públicos das Séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro 2012. Fique sabendo da evolução das médias de público. E você, jornalista, lembre de dar crédito, caso utilize qualquer dado dos levantamentos de público do blog rbrito.

Só o blog rbrito acompanha as médias de público do Brasil. Ajude a divulgar o blog rbrito! Opine! Participe aqui ou através do www.twitter.com/rbrito1984


2 comentários:

  1. Como é bom ver nosso JEC entre os 20 primeiros no ranking de Público.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leandro, td bom? E é ainda melhor ver o Joinville brigando pelo acesso. Esta dobradinha (torcida + time), na maioria das vezes, dá certo.

      Abs

      Excluir