sábado, 30 de junho de 2012

Um clique XXVIII!


Se o blog rbrito começou a semana pensando no passado, seguiu os dias de olho no futuro, principalmente com a final histórica da Libertadores. Também tivemos pênaltis, ranking de público e muito mais. O blog rbrito criou a seção Um clique! para elencar todos os posts que agitaram a semana, assim como seus links. Tudo para facilitar a vida de vocês, caros torcedores-internautas.

Mais no blog rbrito:
Rankings por Estados, com campeões, líderes, links...

A segunda-feira começou com dois posts complementares a semana passada. O blog rbrito trouxe a continuação de seu levantamento sobre os valores dos ingressos nas Séries A e B do Campeonato Brasileiro. Desta vez, focamos no preço médio das entradas de cada divisão, além dos 40 clubes em atividades.

Relembre o post Sua contribuição!

Relembre o post Sua parcela!

TERÇA-FEIRA
Uma final histórica de Libertadores merecia atenção total do blog rbrito! Foi isso que fizemos na terça-feira, um dia antes da primeira partida entre Boca Juniors e Corinthians. Além das campanhas de brasileiros e argentinos, o blog rbrito trouxe inúmeras curiosidades dos clubes e da própria competição sul-americana.

Relembre o post É Libertadores!

Relembre o post Invictus!

QUARTA-FEIRA
Como o Brasileirão ganhou folga no meio de semana, o blog rbrito aproveitou para atualizar o ranking de público na quarta-feira. Além das Séries A e B, também tivemos os números da Série D. Desta vez, o foco foi nos clubes que estão na quarta colocação das duas principais divisões do país.

Relembre o post Olhos abertos!

QUINTA-FEIRA
Pela primeira vez na temporada, o blog rbrito destacou a lista de pênaltis marcados na Série A. Até agora, apenas uma penalidade máxima foi desperdiçada. E tem jogador quer marcou gol de pênalti por dois clubes distintos. Logo depois, o blog rbrito deu espaço para a final da Copa do Brasil entre os verdes Palmeiras e Coritiba.

Relembre o post Olho no lance!

Relembre o post Preserve o Verde!

SEXTA-FEIRA
Para fechar a semana, o blog rbrito, tradicionalmente, trouxe o ranking de público pagante da Segundona do Campeonato Paulista. Cinco clubes ainda não conseguiram jogar com os portões abertos. A falta de torcida afeta três destes cinco clubes em campo.

Relembre o post À deriva!

O que você gostaria de ver no blog rbrito? Opine! Mande suas sugestões aqui ou pelo www.twitter.com/rbrito1984

sexta-feira, 29 de junho de 2012

À deriva!


Destaque no post passado, o Novorizontino manteve a liderança no ranking de público pagante da Segundona do Campeonato Paulista. Mas nesta sexta-feira, o blog rbrito, com a colaboração de Marcos Neves, destacará um quinteto que, sequer, jogou em casa. Todos estão com os estádios interditados.

Mais no blog rbrito:
Abocanhou! Clube tradicional assume a liderança no ranking da Segundona!

Preserve o Verde! Finalistas da Copa do Brasil e o ranking de público!

Sumaré, Primavera, ECUS e Suzano disputaram todas as suas quatro partidas como mandante sem a presença de torcida. O Radium fez seus três jogos com os portões fechados. A Federação Paulista de Futebol (FPF), junto com os órgãos responsáveis - Polícia Militar e Corpo de Bombeiros -, cobra laudos de segurança.

A falta de apoio em casa só não prejudicou dois clubes. O Primavera lidera o Grupo 4, com 14 pontos. Enquanto isso, no mesmo grupo, o Sumaré está na zona de classificação, na terceira colocação, com 12 pontos. Por outro lado, o trio restante amarga as últimas posições.

O Radium aparece na última colocação do Grupo 3, com apenas seis pontos. Situação desoladora também vive o Suzano - lanterna do Grupo 5, com só seis pontos. Por fim, o ECUS está na penúltima posição do Grupo 6, com sete pontos.

Indagada pelo blog rbrito sobre a situação destes clubes, a FPF respondeu de forma sucinta, sem explicações específicas. "Estádio de Mococa foi liberado. Os outros se não foram ainda liberados, por falta de documentação de algum órgão".

No mar!
Daqueles clubes que realizaram jogos em casa, a lanterna no ranking de público é do Osasco, com média miserável de 44 pagantes. O Taquaritinga também foi esquecido pela torcida. Penúltimo colocado, o CAT ostenta média de 48 pagantes. Desportivo Brasil (51), Jacareí (52), Mauaense e Joseense (58) e Guarujá (67) também estão abaixo dos 100 pagantes.

Na última rodada, o pior público foi do Taquaritinga, com apenas 17 pagantes. Outros clubes também passaram vergonha. O Jacareí, por exemplo, levou 29 testemunhas ao estádio. Enquanto isso, Desportivo Brasil e Guarulhos tiveram 30 pagantes. O União Mogi conseguiu apoio de 40, contra 50 pagantes da tradicional Matonense e 53 da Mauaense.

Pelo menos, o Votuporanguense salvou a rodada do final de semana. O CAV teve o maior público - 1.742 pagantes. Mesmo assim, o time de Votuporanga, com média de 1.962 pagantes, segue atrás de Américo Brasiliense (2.327) e Novorizontino (2.352).

Explicações!
Na Segundona, ECUS, Primavera, Sumaré e Suzano já disputaram quatro jogos com os portões fechados, um a mais que o Radium. Enquanto isso, Guarujá, Elosport e Guariba fizeram uma partida sem torcida.

O blog rbrito acompanhará os públicos da Segundona Paulista e das Séries A, B, C e D do Brasileirão. Fique sabendo da evolução das médias de público. E você, jornalista, lembre de dar crédito, caso utilize qualquer dado dos levantamentos de público do blog rbrito.

* Atualizado às 17h25

Só o blog rbrito acompanha as médias de público do Brasil. Ajude a divulgar o blog rbrito! Opine! Participe aqui ou através do www.twitter.com/rbrito1984


quinta-feira, 28 de junho de 2012

Preserve o Verde!


A papagaiada da Rio+20 não deu em nada! Mesmo assim, paulistas e paranaenses pretendem preservar o Verde na final da Copa do Brasil. Coritiba e Palmeiras começarão a disputar o título de 2012 no dia 5 de julho, às 21h50, na Arena Barueri, em São Paulo. O jogo de volta será no dia 11 de abril no Estado do Paraná.

Mais no blog rbrito:
Eu duvidava... Tem novo líder no ranking de público da Copa do Brasil!

Olhos abertos! Ranking de público das Séries A, B e D do Brasileirão!

Nesta quinta-feira, o blog rbrito, sempre com a colaboração de Marcos Neves, mostrará como Verdão e Coxa subiram alguns degraus no ranking de público pagante. Os dois clubes tiveram públicos bem parecidos nos jogos das semifinais. Com a decisão, a dupla pretende ultrapassar mais alguns clubes.

O Palmeiras eliminou o Grêmio sob os olhares de 26.255 pagantes. Este foi seu maior público na Copa BR. Desta forma, o Alviverde paulista saiu da nona para a sexta colocação, com média de 16.457 pagantes. O Coritiba segue atrás do rival, mas também fez bonito na última partida em casa.

Durante a classificação em cima do São Paulo, o Coxa lotou o Estádio Couto Pereira, em Curitiba, com 25.485 pagantes. Este também foi o maior público do clube na competição. Com média de 14.299 pagantes, o time do técnico Marcelo Oliveira pulou do 13º para o oitavo lugar.

A liderança ainda segue com o São Paulo. Eliminado e sem técnico - Emerson Leão foi demitido -, o Tricolor paulista terminou a Copa do Brasil com média de 25.964 pagantes, contra 24.182 do Grêmio, segundo colocado. Independente-PA (22.184) e Paysandu (22.104) são os outros clubes com média acima de 20 mil pagantes.

Em 110 partidas, a Copa do Brasil tem média modesta de 8.486 pagantes e público total de 933.488.

Legenda:
Os números em vermelho ainda não foram confirmados pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

O blog rbrito acompanhará os públicos dos Estaduais, da Copa do Brasil e das Séries A, B, C e D do Brasileirão. Fique sabendo da evolução das médias de público. E você, jornalista, lembre de dar crédito, caso utilize qualquer dado dos levantamentos de público do blog rbrito.

Só o blog rbrito acompanha as médias de público do Brasil. Ajude a divulgar o blog rbrito! Opine! Participe aqui ou através do www.twitter.com/rbrito1984


Olho no lance!


Assim como fez na temporada passada e no Campeonato Paulista 2012, o blog rbrito irá listar todos os pênaltis marcados no Campeonato Brasileiro da Série A. A primeira prévia será nesta quinta-feira, uma vez que não teremos rodada neste meio de semana. Em outra oportunidade, o blog rbrito também elencará os árbitros responsáveis pela marcação das infrações na área.

Mais no blog rbrito:
Olhos abertos! Ranking de público das Séries A, B e D do Brasileirão!


O início de Brasileirão, porém, tem sido tímido com a marcação de pênaltis. Até agora, em seis rodadas, apenas 14 penalidades máximas foram assinaladas pelos árbitros. Média de 2,33 infrações na área por rodada. Pelo menos, os batedores estão em alta.

Dos 14 pênaltis, 13 acabaram no fundo das redes. Apenas Marcelo Moreno, do Grêmio, perdeu sua cobrança durante a derrota, por 2 a 1, para o Vasco ainda na primeira rodada, no Rio de Janeiro. E só dois jogadores já marcaram dois gols em cobranças de pênalti.

O atacante Wellington Paulista, do Cruzeiro, converteu suas cobranças na vitória, por 3 a 2, sobre o Botafogo, fora de casa, na terceira rodada, e no triunfo, por 1 a 0, sobre o Sport, diante da torcida azul celeste, na quarta rodada.

O quesito artilharia chama a atenção. Ronaldinho Gaúcho conseguiu fazer dois gols em penalidades máximas por dois clubes diferentes. Ainda com a camisa do Flamengo, R10 anotou seu tento no empate, por 3 a 3, com o Internacional, em casa, na segunda rodada. Como R49, ele marcou seu primeiro gol pelo Atlético-MG na goleada, por 5 a 1, sobre o Náutico, pela sexta rodada, em casa.

Aliás, Atlético-MG, Botafogo, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense e Grêmio são os recordistas de pênaltis a favor: dois cada. Coritiba e Náutico, com um, completam a lista. Por outro lado, Atlético-GO, Bahia, Corinthians, Figueirense, Internacional, Palmeiras, Ponte Preta, Portuguesa, Santos, São Paulo, Sport e Vasco ainda não tiveram a oportunidade de executarem uma cobrança.

O Santos, recordista no quesito na temporada passada, está em branco. Reflexo da má fase? Afinal, o Peixe ainda não venceu no Brasileirão. E não é só o Santos. Todos os clubes do Estado de São Paulo - com o maior número de representantes na Série A - não estiveram na marca da cal.

Seu clube tem sido prejudicado pela arbitragem? Opine! Participe pelo blog rbrito ou através do www.twitter.com/rbrito1984

Confira os pênaltis marcados no Brasileirão 2012:

ATLÉTICO-MG

Atlético-MG 1 x 1 Bahia (Jô / 3ª rodada)
Atlético-MG 5 x 1 Náutico (Ronaldinho Gaúcho / 6ª rodada)

BOTAFOGO

Botafogo 4 x 2 São Paulo (Herrera / 1ª rodada)
Botafogo 1 x 2 Ponte Preta (Andrezinho / 6ª rodada)

CORITIBA

Santos 2 x 2 Coritiba (Lincoln / 6ª rodada)

CRUZEIRO

Botafogo 2 x 3 Cruzeiro (Wellington Paulista / 3ª rodada)
Cruzeiro 1 x 0 Sport (Wellington Paulista / 4ª rodada)

FLAMENGO

Flamengo 3 x 3 Internacional (Ronaldinho Gaúcho / 2ª rodada)
Flamengo 1 x 0 Santos (Bottinelli / 5ª rodada)

FLUMINENSE

Santos 1 x 1 Fluminense (Carlinhos / 3ª rodada)
Atlético-GO 1 x 4 Fluminense (Deco / 6ª rodada)

GRÊMIO

Vasco 2 x 1 Grêmio (Marcelo Moreno errou / 1ª rodada)
Grêmio 1 x 0 Palmeiras (Léo Gago / 2ª rodada)

NÁUTICO

Figueirense 2 x 1 Náutico (Araújo / 1ª rodada)

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Olhos abertos!


A semana pode ser de Libertadores, mas nem por isso o blog rbrito fecha os olhos para os outros fatos do futebol. Nesta quarta-feira, com a colaboração de Marcos Neves, traremos a atualização do ranking de público pagante das Séries A, B e D do Campeonato Brasileiro. Depois de Sport, Corinthians, Grêmio, Ceará, Joinville e Criciúma, chegou a vez de Atlético-MG e Vitória ganharem destaque. A análise dos líderes da Série D será feita na próxima semana.

Mais no blog rbrito:
Tricolores do sul! Destaque para o terceiros colocados das Séries A e B!

Campeões na mira! Ranking de público com os vencedores dos Estaduais 2012!

Na temporada 2012, o blog rbrito, em suas atualizações de ranking de público, resolveu analisar sempre os melhores colocados de cada divisão. Caso as primeiras colocações seguissem sob o domínio dos mesmos clubes, o blog rbrito passaria para o segundo colocado e assim por diante. É uma forma de acompanharmos todos os clubes e mostrarmos outros números, como valores de ingressos, renda, "bicões", despesas e afins.

Diferentemente de 2010, o Atlético-MG está muito bem no Brasileirão. Na vice-liderança, o Galo também aproveita o otimismo das arquibancadas. O Atlético ocupa a quarta colocação no ranking de público, com média de 15.896 pagantes. Como a CBF ainda não confirmou o público da goleada sobre o Náutico, por 5 a 1, o blog rbrito focará no duelo contra o Bahia, pela terceira rodada.

Na oportunidade, a diretoria atleticana colocou à venda 18.731 ingressos e conseguiu vender 16.580. O interessante deste total foi que 438 ingressos foram vendidos a R$ 100. Valor alto para os padrões brasileiros. A renda com a venda de entradas deu R$ 609.895, mas só entrou R$ 327.051,52 nos cofres alvinegros.

Pela primeira vez, o blog rbrito observou no borderô a inscrição "penhora". O Atlético perdeu 15% da renda, ou seja, R$ 60.801,44. E não pense que foi apenas esta despesa. O Galo tem vários gastos! A Federação Mineira de Futebol (FMF) fica com 5% da renda, equivalente a R$ 30.494,75.

Enquanto isso, a BWA/Ingresso Fácil, responsável pelas entradas, cobrou R$ 22.999,52. Outro fato que chamou a atenção do blog rbrito foi o gasto com a segurança, divididos em três lacunas. A Cy Security e Vigilância Ltda. NF 2012/77 levou R$ 1.480 e a Cy Security e Vigilância Ltda. NF 2012/76 faturou R$ 20.379,60. Não seria a mesma empresa?! Por outro lado, a GP Guarda Patrimonial de Minas Gerais - NF 2012/315 embolsou R$ 13.320. Já o aluguel do Estádio Independência custou apenas R$ 500.

Rugido do Leão!
O Vitória é outro clube que dá show em campo e nas arquibancadas. No ranking de público, o Rubro-negro ocupa a quarta colocação na Série B e a 17ª no geral, com média de 7.285 pagantes. Mas assim como o Atlético-MG, o Leão baiano também abusa das despesas. Repare nos números do confronto contra o Guarani. O Vitória colocou à venda 4.380 ingressos. Mesmo assim vendeu 6.526.

Explica-se: os torcedores do Sou Mais Vitória - programa de sócio-torcedor -  não estão listados na relação das entradas à venda. Os sócios pagaram apenas R$ 7,50. Por conta disso, a renda bruta foi de apenas R$ 61.970. O montante líquido para o Vitória foi ainda mais baixo, míseros R$ 9.622,23.

Alô, torcedor do Vitória! É bom vocês ficarem sabendo, que os dirigentes do seu clube perderam 84,4% da renda. Ao todo R$ 52.347,77 foi usado para quitar gastos com o jogo. A Federação Bahiana de Futebol (FBF) levou R$ 3.098,50. Já a BWA, fabricante dos ingressos, cobrou R$ 8.000 pelas entradas. Como comparação, já que o responsável pelos ingressos é o mesmo fabricante, a BWA cobra R$ 1,22 pelas entradas do Atlético-MG e R$ 1,82 pelos ingressos do Vitória.

Em 143 partidas, as Séries A, B e D têm média de 5.951 pagantes e público total de 851.036. A média da Série A é bem maior (9.766). São 60 jogos e público total de 585.976 pagantes. Enquanto isso, a Série B, com 69 partidas, tem público total de 252.011 e média de 3.652 pagantes. Por fim, na Série D foram realizados 14 partidas e média baixa de apenas 932 pagantes. O público total é de 13.049.

Entenda:
Os clubes da Série A do Brasileirão são representados pela cor amarela. O cinza destaca os clubes da Série B, enquanto que o azul é a Série D. Já os números em vermelho precisam da confirmação da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

O blog rbrito acompanhará TODOS os públicos das Séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro 2012. Fique sabendo da evolução das médias de público. E você, jornalista, lembre de dar crédito, caso utilize qualquer dado dos levantamentos de público do blog rbrito.

Só o blog rbrito acompanha as médias de público do Brasil. Ajude a divulgar o blog rbrito! Opine! Participe aqui ou através do www.twitter.com/rbrito1984


terça-feira, 26 de junho de 2012

Invictus!


O Corinthians não só chegou em sua primeira final de Libertadores, como ainda está invicto. Em sua décima partição na competição mais importante da América do Sul, o Timão começará a decidir o título, nesta quarta-feira, contra o Boca Juniors, na Argentina. Este é o segundo post do blog rbrito, nesta terça-feira, dedicado a decisão da Libertadores.

Mais no blog rbrito:
É Libertadores! Campanhas e curiosidades de Corinthians e Boca Juniors!

O Corinthians, até aqui, realizou 12 jogos, com sete vitórias e cinco empates. Aproveitamento de 72,2%. Na primeira fase, o time do técnico Tite se classificou em primeiro lugar em seu grupo, com quatro vitórias e dois empates. A campanha foi a segunda melhor no geral, perdendo apenas para o Fluminense.

Por conta deste bom desempenho, o Corinthians decidirá o título da Libertadores no Estádio do Pacaembu, em São Paulo, no dia 4 de julho. No mata-mata, o Alvinegro do Parque São Jorge passou pelo Emelec-EQU nas oitavas-de-final, Vasco nas quartas-de-final e Santos na semifinal.

Se conquistar o título sem derrota, o Corinthians entrará em uma seleta lista que, por acaso, tem o Boca Juniors. Apenas Peñarol (1960), Santos (1963), Independiente (1964), Estudiantes (1969), Estudiantes (1970) e Boca Juniors (1978) já deram a volta olímpica sem tropeçar no meio do caminho.

Longa caminhada!
Mas o Timão seria o campeão com a maior invencibilidade da história da Libertadores. Desde que a competição ganhou o atual formato, em 2005, apenas o Santos conseguiu chegar na decisão sem derrotas. Em 2003, o Peixe caiu justamente perante ao Boca Juniors e ficou com o vice-campeonato da Libertadores.

Nas outras oportunidades, os campeões invictos realizaram poucos jogos. Até mesmo pelo fato de que o campeão tinha vaga garantida no ano seguinte e ainda entrava na fase final. O Estudiantes-ARG, por exemplo, foi campeão com 100% de aproveitamento em 1969. Campeão em 68, os hermanos entraram na semifinal e realizaram apenas quatro partidas.

A história de um campeão invicto começou em 1960, na criação da Libertadores. No primeiro ano da competição sul-americana, o Peñarol-URU deu a volta olímpica após três triunfos e quatro empates. O Santos, campeão em 62, faturou o bi com três vitórias e um empate.

Maior vencedor da Libertadores - com sete títulos -, o Independiente-ARG faturou seu primeiro título, em 1964, de forma invicta, com cinco vitórias e dois empates. Após a campanha perfeita em 1969, o Estudiantes voltou a ser campeão invicto em 1970, com três triunfos e um empate.

A última vez que um campeão não sofreu, sequer, uma derrota, foi na temporada de 1978. Naquela oportunidade, o Boca Juniors - campeão em 77 - realizou apenas cinco jogos, com três vitórias e dois empates.

Histórico!
Além de poder entrar para a história ao ser campeão invicto da Libertadores, o Corinthians ainda pode atingir outro grande feito. Se não perder nestes últimos dois jogos, o Timão chegará a 14 partidas de invencibilidade, mesmo número do Newell’s Old Boys-ARG.

Em 1992, os hermanos disputaram 16 jogos, perdendo na estreia e no último duelo da final. Neste espaço de tempo, o Newell’s Old Boys ficou 14 jogos invictos. Naquele ano, o São Paulo, responsável por acabar com a invencibilidade dos argentinos, ficou com o título da Libertadores.

Qual clube será campeão da Libertadores 2012? Opine! Participe pelo blog rbrito ou através do www.twitter.com/rbrito1984

Confira a campanha dos campeões invictos na Libertadores:

Peñarol-URU (1960)
3 vitórias e 4 empates

Santos-BRA (1963)
3 vitórias e 1 empate

Independiente-ARG (1964)
5 vitórias e 2 empates

Estudiantes-ARG (1969)
4 vitórias

Estudiantes-ARG (1970) 
3 vitórias e 1 empate

Boca Juniors-ARG (1978)
3 vitórias e 2 empates

É Libertadores!


Finalistas da Libertadores 2012, Corinthians e Boca Juniors-ARG já fizeram história na competição mais importante da América do Sul. De olho na decisão, que começará, nesta quarta-feira, às 21h50, no Estádio La Bombonera, em Buenos Aires, o blog rbrito dedicará esta terça-feira ao duelo entre brasileiros e argentinos.

Mais no blog rbrito:
Secadores! Brasileiros não se dão bem contra argentinos e Boca Juniors na Libertadores!

A competição teve início em 1960, mas apenas em 1977 o clube paulista conseguiu debutar. Foram dez participações até o Corinthians, enfim, chegar a uma decisão de Libertadores. Antes, seu maior feito havia sido a semifinal em 2000. O Boca Juniors, apesar de ser bem mais experiente na Libertadores - debutou em 1963 -, também fez história na Edição 2012.

Esta será a décima vez que o clube argentino disputará uma decisão na competição sul-americana. Assim, o Boca Juniors iguala a marca do Peñarol-URU, então soberano no quesito. Até agora, o temido Boca soma seis títulos (1977, 1978, 2000, 2001, 2003 e 2007) e três vices. O Peñarol, por sua vez, ostenta cinco conquistas e cinco vices.

O Boca Juniors, que estreou com um vice-campeonato em 1963, precisou de apenas seis participações até ficar com o título. Apesar de histórias diferentes na Libertadores, Boca Juniors e Corinthians já se enfrentaram na competição. Em 1991, pelas oiatavs-de-final, o Boca eliminou o Timão com um triunfo em casa (3 a 1) e um empate em São Paulo (1 a 1).

Campanhas!
O Corinthians terá o direito de decidir a Libertadores no Estádio do Pacaembu, em São Paulo, no dia 4 de julho, por ter feito melhor campanha na primeira fase que o rival hermano. Aliás, o Corinthians ainda está invicto, com sete vitórias e cinco empates. O time do técnico Tite marcou 19 gols e sofreu apenas três.

Se conquistar o título sem derrota, o Alvinegro do Parque São Jorge entrará em uma seleta lista que, por acaso, tem o Boca. Apenas Peñarol (1960), Santos (1963), Independiente (1964), Estudiantes (1969), Estudiantes (1970) e Boca Juniors (1978) já deram a volta olímpica sem tropeçar no meio do caminho.

Este ano, o Boca Juniors, que fechou a primeira fase na segunda colocação de seu grupo, atrás do Fluminense, ostenta oito vitórias, três empates e apenas uma derrota. O time de Riquelme balançou as redes em 18 oportunidades e sofreu sete. No geral, o Corinthians tem aproveitamento de 72,2%, contra 75% dos argentinos.

Iguais e diferentes!
Como curiosidade, Corinthians e Boca Juniors estrearam na Libertadores 2012 contra um clube venezuelano, fora de casa e saíram de lá com um empate. O Timão ficou no 1 a 1 com o Deportivo Táchira-VEN, enquanto os xenises empataram sem gols com o Zamora-VEN. Nas quartas-de-final, outra igualdade entre os finalistas.

Corinthians e Boca Juniors enfrentaram dois clubes brasileiros e do Estado do Rio de Janeiro. Os paulistas pegaram o Vasco e os argentinos tiveram pela frente o Fluminense. A classificação de ambos foi conquistada com uma vitória em casa e um empate na Cidade Maravilhosa.

Para fechar este especial do blog rbrito sobre a Libertadores, temos um Corinthians fragilizado quando enfrenta clubes argentinos. Em oito jogos contra os hermanos na competição sul-americana, foram seis derrotas, um empate e apenas uma vitória. O retrospecto do Boca Juniors contra os brasileiros é positivo. O clube hermano já faturou 17 triunfos, dez empates e outras dez derrotas.

Qual clube será campeão da Libertadores 2012? Opine! Participe pelo blog rbrito ou através do www.twitter.com/rbrito1984

Confira as campanhas de Corinthians e Boca Juniors na Libertadores:

CORINTHIANS (7 vitórias e 5 empates - 19 gols a favor e 3 contra)

PRIMEIRA FASE
Deportivo Táchira-VEN 1 x 1 CORINTHIANS
CORINTHIANS 2 x 0 Nacional-PAR
Cruz Azul-MEX 0 x 0 CORINTHIANS
CORINTHIANS 1 x 0 Cruz Azul-MEX
Nacional-PAR 1 x 3 CORINTHIANS
CORINTHIANS 6 x 0 Deportivo Táchira-VEN

OITAVAS-DE-FINAL
Emelec-EQU 0 x 0 CORINTHIANS
CORINTHIANS 3 x 0 Emelec-EQU

QUARTAS-DE-FINAL
Vasco 0 x 0 CORINTHIANS
CORINTHIANS 1 x 0 Vasco

SEMIFINAL
Santos 0 x 1 CORINTHIANS
CORINTHIANS 1 x 1 Santos

BOCA JUNIORS-ARG (8 vitórias, 3 empates e 1 derrota - 18 gols a favor e 7 contra)

PRIMEIRA FASE
Zamora-VEN 0 x 0 BOCA JUNIORS-ARG
BOCA JUNIORS-ARG 1 x 2 Fluminense
Arsenal-ARG 1 x 2 BOCA JUNIORS-ARG
BOCA JUNIORS-ARG 2 x 0 Arsenal-ARG
Fluminense 0 x 2 BOCA JUNIORS-ARG
BOCA JUNIORS-ARG 2 x 0 Zamora-VEN

OITAVAS-DE-FINAL
BOCA JUNIORS-ARG 2 x 1 Unión Española-CHI
Unión Española-CHI 2 x 3 BOCA JUNIORS-ARG

QUARTAS-DE-FINAL
BOCA JUNIORS-ARG 1 x 0 Fluminense
Fluminense 1 x 1 BOCA JUNIORS-ARG

SEMIFINAL
BOCA JUNIORS-ARG 2 x 0 Universidad Chile-CHI
Universidad Chile-CHI 0 x 0 BOCA JUNIORS-ARG

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Sua parcela!


Assim como fez com os clubes da Série A do Campeonato Brasileiro, o blog rbrito, com a colaboração de Ricardo Almeida, apresentará, nesta segunda-feira, um levantamento sobre o preço médio do ingresso, que seria algo em torno de quanto da arrecadação cada espectador contribui para a renda de seu clube. Os números ainda não contabilizam os jogos da última rodada.

Mais no blog rbrito:
Ingre$$o$! Os valores dos ingressos dos clubes na Série B!

Sua contribuição! Preço médio do ingresso na Série A do Brasileirão!

Os clubes da Série B têm ingressos mais em conta e utilizam mais as promoções para seus torcedores. Juntando o total de rendas, a Série B já gerou R$ 2.751.264,50 e público total de 222.145 torcedores. O preço médio da Série B seria R$ 12,38, contra R$ 21,35 da Série A.

Aliás, a Série B tem apenas dois clubes com preço médio de entrada acima de R$ 20. O líder é o América-MG, com ingresso a R$ 200 - o mais caro da Série B. O preço médio do clube mineiro é de R$ 23,40. O valor é alto pelo fato da renda bruta ser muito boa (R$ 198.790), mas a presença de público ser bem modesta (8.495 torcedores).

O Guarani, outro que mantém um padrão de Série A para a venda de bilhetes, ocupa a vice-liderança, com preço médio de R$ 21,03. Os ingressos do Bugre são de R$ 40 e R$ 20 (para os sócios). Por conta disso, o clube paulista tem baixo público (4.565) e renda razoável (R$ 96.000).

Terceiro colocado no ranking da Série B, com preço médio de R$ 15,66, o Paraná teria o terceiro ingresso mais barato da Série A. Há uma grande diferença entre as duas divisões. Para se ter uma ideia, a Segundona conta com valores abaixo de R$ 10.

Em conta...
Responsável pela entrada mais barata do Nacional  (R$ 10, R$ 5 e R$ 1), o Barueri conta com um preço médio do ingresso de apenas R$ 4,23. Mesmo assim, o clube paulista não tem a pior arrecadação da Série B. O feito cabe ao São Caetano. Enquanto o Barueri já arrecadou R$ 18.978, o Azulão ostenta R$ 10.190. Já o Ipatinga aparece com R$ 10.940.

Curiosamente, estes clubes estão entre os valores médios mais em conta da competição. A penúltima colocação é do Boa Esporte (R$ 6,28), seguido pelo São Caetano (7,17), Ipatinga (R$ 8,14) e Vitória (R$ 9,90).

O ingresso do seu clube está caro? Opine! Participe aqui ou através do www.twitter.com/rbrito1984


Sua contribuição!


Impulsionado pelo post do blog rbrito sobre os valores de ingressos na Série A do Campeonato Brasileiro, o torcedor-internauta Ricardo Almeida realizou um levantamento sobre o preço médio do bilhete, que seria algo em torno de quanto da arrecadação cada espectador contribui para a renda de seu clube. Os números ainda não contabilizam os jogos deste final de semana.

Mais no blog rbrito:
Tabela de preços! Os valores dos ingressos dos clubes na Série A!

O Atlético-MG, com ingressos entre R$ 10 e R$ 100, está no topo da lista. Cada torcedor costuma contribuir, em média, com R$ 36,10 na renda bruta. A maioria dos torcedores do Galo, até aqui, costuma comprar os ingressos mais caros. Não têm saído com frequência as entradas de R$ 10 e, muito menos, a meia-entrada.

O Palmeiras, mesmo com renda inferior a arrecadada pelo Galo (R$ 687.726 contra R$ 1.130.555) e público total (22.858 contra 31.320), aparece no segundo lugar. Seu torcedor paga um preço média de R$ 30,09 por ingresso. Botafogo e São Paulo, terceiro e quarto colocados, respectivamente, têm valores bem parecidos.

Enquanto o clube carioca arrecada em média R$ 26,52 com a venda de ingresso, o Tricolor paulista recebe R$ 26,42. Atual campeão, o Corinthians, que utiliza bastante de seu programa de sócio-torcedor, ocupa a oitava colocação, com preço média de R$ 22.25.

Só isso?!
Do outro lado da tabela está o Figueirense. Assim como o Atlético-MG, o Figueira cobra entradas entre R$ 10 e R$ 100. Mas o clube catarinense vende sua maior parte das entradas para os sócios, que desembolsam apenas R$ 10. Por conta disso, a média do Figueirense é de apenas R$ 10,56 - a mais baixa entre os 20 clubes do Brasileirão.

Outra situação inusitada é do Coritiba. O Estado do Paraná é o que tem o valor de ingresso mais caro nas Séries A e B. O Coxa cobra pelas entradas R$ 190, R$ 120, R$ 95, R$ 60, R$ 47 e sócio R$ 10. Mas o que se vê no borderô paranaense é um alto consumo dos sócios e dos ingressos mais em conta. Assim, o preço médio da entrada do Coritiba é o segundo mais baixo (R$ 12,48).

Fluminense (R$ 14,20), Internacional (R$ 16,55), Vasco (R$ 16,82), Ponte Preta (R$ 17,75), Náutico (R$ 17,76), Bahia (R$ 18,83) e Flamengo (R$ 19,85) são os outros clubes do Brasileirão com preço médio inferior a R$ 20.

Juntando o total de rendas, o Brasileirão já gerou R$ 10.991.543 e público total de 514.810 torcedores. O preço médio da Série A seria R$ 21,35.

O ingresso do seu clube está caro? Opine! Participe aqui ou através do www.twitter.com/rbrito1984


domingo, 24 de junho de 2012

Mau Humor FC 121!


O blog rbrito, nas últimas edições do Mau Humor FC, tem se dedicado a problemas corriqueiros do futebol brasileiro, mas que, de tão comum, ninguém mais se importa. Foi assim com os gramados (ou seria pastos?!) e também com os rojões no hotel do clube adversário durante as decisões. Neste domingo, trataremos de gandulas e "cera".

Mais no blog rbrito:
Duas perguntas para pensar a respeito do futebol brasileiro!

Até quando as autoridades permitirão que o clube mandante seja responsável pela contratação de gandulas? O Campeonato Paulista, apenas em suas finais, tem gandulas contratadas. São estudantes de Educação Física. Nunca deu problema e a reposição de bola é a mais rápida possível e para os dois clubes.

Qual o motivo para não se adotar este sistema em todo o país e em qualquer competição, seja qual for a fase? Espero que a resposta não seja dinheiro. As Federações ganham milhões e, pelo o que eu sei, as maiores cotas são para os chamados grandes clubes. O pessoal do interior recebe uma merreca. Ou seja, tem dinheiro de sobra.

A contratação de gandulas não deve ser tão cara assim, né? O jogo ficaria mais dinâmico, não haveria confusão e nem retardamento ou sumiço de bola. Estou cansado deste tipo de folclore que nunca acaba. Aliás, acaba é com o prestígio do futebol brasileiro.

Adianta?!
Mudando de assunto, mas ainda no campo do amadorismo do futebol brasileiro, temos a "cera" trasvestida de atraso para entrar em campo, seja antes da partida ou na volta do intervalo. Basta ter uma decisão, uma rodada final para aparecer os engraçadinhos.

Não acredito que um profissional, que treina a semana inteira, possa crer que isso seja fundamental para vencer o adversário. Não dá para admitir um pensamento desta proporção. Mas sabem qual o motivo para estes "profissionais" esquecerem da hora?

Não há punição! Ou melhor, tem uma multa irrisória. Isso quando há a cobrança de dinheiro. Quero ver um time se atrasar ou um técnico esquecer do horário de jogo quando seu clube poderá perder pontos na tabela de classificação. Radical? Até parece! Chega deste amadorismo!

Já vimos que o brasileiro não tem educação, não respeita as regras. Então está na hora de punições! Lógico que será difícil uma entidade tomar tal atitude por conta da politicagem, mas seria bem interessante para o país pentacampeão mundial entrar na linha, respeitar quem paga para acompanhar o chamado espetáculo da bola.

Deixe o mau humor falar por você neste domingo! Critique! Proteste! Opine aqui no blog rbrito ou através do twitter (@rbrito1984)

sábado, 23 de junho de 2012

Um clique XXVII!


O blog rbrito utilizou a semana para dar por encerrado a sua cobertura pelos rankings de público dos Estaduais 2012. Mas também atendemos pedido de torcedor-internauta e trouxemos os valores dos ingressos das Séries A e B do Brasileiro, além de outras curiosidades. O blog rbrito criou a seção Um clique! para elencar todos os posts que agitaram a semana, assim como seus links. Tudo para facilitar a vida de vocês, caros torcedores-internautas.

Mais no blog rbrito:
Idades dos treinadores, recorde, rankings e muito mais!

A segunda-feira começou intensa. O blog rbrito fez um levantamento sobre os valores dos ingressos dos 20 clubes da Série B do Campeonato Brasileiro. O valor mais caro é de R$ 200. Mas também há um crescimento no programa de sócio-torcedor. À tarde, demos início a nossa maratona de rankings de público pelos Estaduais. O primeiro post dividiu as médias por Estados. Pernambuco garantiu a liderança.

Relembre o post Ingre$$o$!

Relembre o post Traçado nacional!

TERÇA-FEIRA
De volta aos valores de ingressos, o blog rbrito apresentou os números da Série A. Novamente, o Estado do Paraná se destacou negativamente. Já o Grêmio disponibiliza 17 opções de preços para as suas entradas. Ainda na terça, o destaque foi o ranking de público da Copa do Brasil. Depois de muito tempo, o Independente-PA perdeu a liderança. Na verdade, o clube paraense foi ultrapassado por dois times do Brasileirão.

Relembre o post Tabela de preços!

Relembre o post Eu duvidava...

QUARTA-FEIRA
Com seu novo sistema de análise de público, o blog rbrito atualizou os números das Séries A e B do Brasileirão. Desta vez, destacamos dois Tricolores e que ocupam a terceira posição em suas divisões. Logo depois, foi a vez de listarmos os líderes de cada um dos 18 Estaduais que tiveram seus públicos revelados ao longo destes seis meses. O cenário é bem parecido com a relação dos Estados.

Relembre o post Tricolores do sul!

Relembre o post Cenário parecido!

QUINTA-FEIRA
A quinta-feira trouxe o ranking de público da Segundona Paulista, com um novo líder. O Américo Brasiliense perdeu o primeiro lugar. Ainda deu tempo do blog rbrito fazer o levantamento dos maiores e dos menores públicos dos Estaduais 2012. Há públicos de quatro, dez, 13 pagantes, assim como o maior de todos - 53.749.

Relembre o post Abocanhou!

Relembre o post No mesmo país...

SEXTA-FEIRA
Por fim, na sexta-feira, sempre pensando no torcedor-internauta, o blog rbrito relembrou os links dos 18 rankings FINAIS de público dos Estaduais 2012. Cada um dos torcedores-internautas poderá relembrar e comparar a média do seu clube do coração. E fechamos a nossa cobertura com um ranking de público que listou os campeões estaduais. Nem todos aqueles que levantaram o trofeu, ficaram na ponta das arquibancadas.

Relembre o post Listados pra vocês!

Relembre o post Campeões na mira!

O que você gostaria de ver no blog rbrito? Opine! Mande suas sugestões aqui ou pelo www.twitter.com/rbrito1984

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Campeões na mira!


O blog rbrito, enfim, encerrará, nesta sexta-feira, sua cobertura dos rankings de público dos Campeonatos Estaduais 2012. Neste último post, o blog rbrito elencará os campeões estaduais e seus respectivos públicos. A boa notícia é que a maioria dos campeões também foi a recordista de pagantes dentro de seus Estados.

Mais no blog rbrito:
Listados pra vocês! Links de TODOS os rankings finais de público dos Estaduais!

Dos 18 Estaduais acompanhados pelo blog rbrito durante os primeiros seis meses de 2012, dez campeões conseguiram liderar o ranking de público pagante. O recordista, como sempre, foi o Santa Cruz e sua apaixonada torcida. Além do título do Campeonato Pernambucano, o Tricolor teve a melhor média entre os campeões - 24.416 pagantes.

A segunda posição, porém, não contempla uma dobradinha entre campo e arquibancada. Tricampeão paulista, o Santos terminou apenas como o responsável pelo terceiro maior público no Estadual de São Paulo. É verdade que o Peixe tem o maior público do Brasil (53.749), mas sua média foi de 13.066 pagantes.

Enquanto isso, o Bahia voltou a sorrir no Estadual e fez sua torcida ainda mais feliz. Campeão em campo, o Tricolor teve o maior público do Baiano e o terceiro na lista de campeões - média de 12.315 pagantes. Coritiba e Ceará, que também conquistaram a dobradinha, completam o Top 5.

Cadê?!
Dentre os campeões estaduais, Fluminense e Cametá tiveram o pior desempenho. Cariocas e paraenses amargaram a modesta quinta colocação. Neste ranking do blog rbrito, o Flu aparece no 11º lugar, com média de 4.079 pagantes, enquanto o Cametá amarga a 13ª colocação, com média de apenas 2.716.

A lista ainda tem quatro campeões que ficaram na vice-liderança de seus rankings de público. O melhor colocado é o Goiás, na sétima posição, com média de 8.263 pagantes. Internacional, CRB e América-RN foram os outros clubes campeões em campo, mas vice nas arquibancadas.

Por fim, dois clubes tiveram apenas a terceira melhor média de público em seus Estaduais. Além do Santos, que já citamos, o Avaí - nono no ranking desta sexta-feira - tem média de 5.342 pagantes. O interessante é que neste ranking, o lanterna Ji-Paraná foi campeão Rondoniense, assim como teve a melhor média do Estado - 1.005 pagantes.

Só o blog rbrito acompanha as médias de público do Brasil. Ajude a divulgar o blog rbrito! Opine! Participe aqui ou através do www.twitter.com/rbrito1984

Confira o ranking de público entre os campeões Estaduais 2012:

*Entre parênteses, a posição que o clube ficou em seu Estado.

1 (1) - SANTA CRUZ-PE (TOTAL: 317.407 / MÉDIA: 24.416)

2 (3) - SANTOS-SP (TOTAL: 156.795 / MÉDIA: 13.066)

3 (1) - BAHIA-BA (TOTAL: 160.091  / MÉDIA: 12.315)

4 (1) - CORITIBA-PR (TOTAL: 130.747 / MÉDIA: 10.895)

5 (1) - CEARÁ-CE (TOTAL: 136.023 / MÉDIA: 10.463)

6 (1) - ATLÉTICO-MG (TOTAL: 57.848 / MÉDIA: 8.264)

7 (2) - GOIÁS-GO (TOTAL: 90.892 / MÉDIA: 8.263)

8 (2) - INTERNACIONAL-RS (TOTAL: 98.280 / MÉDIA: 7.560)

9 (3) - AVAÍ-SC (TOTAL: 58.767 / MÉDIA: 5.342)

10 (2) - CRB-AL (TOTAL: 60.338 / MÉDIA: 5.028)

11 (5) - FLUMINENSE-RJ (TOTAL: 44.870 / MÉDIA: 4.079)

12 (1) - ITABAIANA-SE (TOTAL: 34.903 / MÉDIA: 2.908)

13 (5) - CAMETÁ-PA (TOTAL: 27.159 / MÉDIA: 2.716)

14 (1) - CAMPINENSE-PB (TOTAL: 31.680 / MÉDIA: 2.640)

15 (1) - SAMPAIO CORRÊA-MA (TOTAL: 28.052 / MÉDIA: 2.158)

16 (1) - ARACRUZ-ES (TOTAL: 21.134 / MÉDIA: 1.921)

17 (2) - AMÉRICA-RN (TOTAL: 21.248 / MÉDIA: 1.634)

18 (1) - JI-PARANÁ-RO (TOTAL: 8.040 / MÉDIA: 1.005)

Listados pra vocês!


Ao longo dos seis primeiros meses da temporada 2012, o blog rbrito acompanhou os públicos de 18 Campeonatos Estaduais. Só não completamos a lista por falta de informação das Federações. Nesta sexta-feira, o blog rbrito trará a vocês, torcedores-internautas, os links de TODOS os rankings FINAIS de público pagante.

Mais no blog rbrito:
No mesmo país... Os maiores e os menores públicos dos Estaduais 2012!

Os Estados que tiveram as médias de pagantes analisadas pelo blog rbrito foram: Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.

Ficaram de fora os seguintes Estados: Acre, Amapá, Amazonas, Brasília, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Piauí, Roraima e Tocantins. Quem sabe na próxima temporada estas Federações se organizam e o blog rbrito possam fazer seu trabalho por completo.

Confira os links dos rankings de público dos Estaduais 2012:

Campeonato Alagoano!

Campeonato Baiano!

Campeonato Cearense!

Campeonato Capixaba!

Campeonato Goiano!

Campeonato Maranhense!

Campeonato Mineiro!

Campeonato Paraense!

Campeonato Paraibano!

Campeonato Paranaense!

Campeonato Pernambucano!

Campeonato Carioca!

Campeonato Potiguar!

Campeonato Gaúcho!

Campeonato Rondoniense!

Campeonato Catarinense!

Campeonato Paulista!

Campeonato Sergipano!

Só o blog rbrito acompanha as médias de público do Brasil. Ajude a divulgar o blog rbrito! Opine! Participe aqui ou através do www.twitter.com/rbrito1984

quinta-feira, 21 de junho de 2012

No mesmo país...


O blog rbrito, nesta semana, apresentou os rankings de público separados por Estados e pelos líderes dos Estaduais. Nesta quinta-feira, o blog rbrito traz os maiores e os menores públicos de cada um dos 18 Estaduais analisados durante estes seis meses. Na mesma proporção em que nos entusiasmaremos com os estádios lotados, nos decepcionaremos com as arquibancadas vazias.

Mais no blog rbrito:
Cenário parecido! Ranking de público dos líderes dos Estaduais 2012!

Abocanhou! Tem novo líder no ranking da Segundona Paulista!

Tricampeão paulista, o Santos, que foi obrigado a utilizar o Estádio do Morumbi, em São Paulo, na decisão contra o Guarani, conseguiu o maior público dos Estaduais 2012. No triunfo, por 4 a 2, o Peixe lotou o Morumba com 53.749 pagantes. Este é o maior público da temporada 2012 no futebol brasileiro.

Sei que alguns podem reclamar do tamanho de certos estádios. Mas desta vez vamos levar em consideração apenas os públicos ao longo das competições, deixando de lado a capacidade dos estádios. A segunda colocação foi conquistada pelo velho conhecido Santa Cruz.

O Estado de Pernambuco foi destaque nos últimos dois rankings e volta a fazer sucesso. O Santa Cruz empatou sem gols com o Sport sob os olhares de 41.973 pagantes. O Tricolor pernambucano se sagrou campeão estadual. O Campeonato Paraense também mostrou sua força e volta a representar a paixão de seu torcedor.

Mesmo sem clubes nas Séries A e B do Brasileirão, o Pará tem o terceiro maior público dos Estaduais. Na vitória do Remo, por 2 a 0, sobre o Águia, o Leão contou com o apoio de 36.809 pagantes. A surpresa está na quarta colocação. Saco de pancadas em todos os rankings possíveis de público em 2012, o Campeonato Carioca fez bonito com Botafogo e Vasco.

Apareceu!
O clássico do Rio de Janeiro teve público de 35.321 pagantes e ocupa o quarto lugar. Destaque também para o empate, por 1 a 1, entre Goiás e Atlético, no Goianão (32.387) e para o empate, por 3 a 3, entre Bahia e Vitória no Estadual Baiano (32.157).

Nem com o final da maioria dos Estaduais, o blog rbrito se livrou da incompetência das Federações. A entidade gaúcha, por exemplo, ainda não divulgou os borderôs dos dois jogos da final. No link do borderô, você é levado a súmula. Assim, o maior público do Gauchão (19.556), durante a vitória do Internacional, por 2 a 1, sobre o Caxias, precisa ser confirmado pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF).

O mesmo acontece com o Campeonato Sergipano. Na 14ª colocação, o público da vitória do Confiança, por 1 a 0, sobre o Itabaiana - 8.917 pagantes - ainda não foi divulgado pela Federação Sergipana de Futebol (FSF).

Silêncio!
Se até agora vimos estádios cheios e a paixão do torcedor, o blog rbrito inicia o martírio dos estádios às moscas. Se juntarmos todos os piores públicos dos Estaduais 2012, teremos apenas 1.921 pagantes. E olha que nesta lista, o blog rbrito colocou 20 públicos.

Afinal, no Campeonato Paraibano, o Flamengo foi derrotado, por 2 a 1, pelo Esporte e pelo Sousa, sob os olhares de míseros 18 pagantes. Já em Rondônia, o Moto perdeu para o Vilhena, por 2 a 1, para um público de 24 testemunhas, o mesmo do triunfo do Rolim Moura, por 3 a 2, sobre o Genus.

Mas estes - podem acreditar! - ainda não são os piores dos piores. Imagina você, torcedor-internauta, acompanhar uma partida de futebol, da primeira divisão, de um país pentacampeão mundial, com apenas quatro pagantes? Foi isso que aconteceu no Campeonato Capaixaba.

O Serra perdeu para o Espírito Santo, por 3 a 2, no dia 29 de fevereiro, pela nona rodada, com quatro pagantes nas arquibancadas. Foram colocados à venda 700 ingressos, sendo 500 de arquibancada e 200 de arquibancada de estudante. Dois torcedores pagaram R$ 10 na arquibancada e outros dois desembolsaram R$ 5 na entrada de estudante.

Vazio!
Mas não foram apenas os capixabas que passaram vergonha. Se o Campeonato Carioca mostrou sua força com o clássico entre Botafogo e Vasco, voltou a apresentar sua decadência com o duelo entre Bonsucesso e Macaé. A dupla empatou, por 2 a 2, para um estádio "lotado" por dez pagantes.

O Campeonato Cearense, na terceira colocação dos piores públicos, tem um confronto com 13 pagantes. O fato aconteceu na goleada do Tiradentes, por 4 a 0, sobre o Guarani. Outros Estaduais apresentaram públicos abaixo de 100 pagantes. Na quinta posição está o Campeonato Gaúcho e seus 19 pagantes.

A lista segue com o Campeonato Paranaense - Toledo 4 x 1 Iraty (22) -, Potiguar - Alecrim 0 x 2 Baraúnas (41) -, Baiano - Camaçari 1 x 1 Feirense (62) - e Sergipano - Socorrense 1 x 0 River Plate (90).

Só o blog rbrito acompanha as médias de público do Brasil. Ajude a divulgar o blog rbrito! Opine! Participe aqui ou através do www.twitter.com/rbrito1984

Confira a lista dos maiores públicos dos Estaduais 2012:

1 - PAULISTÃO
Santos 4 x 2 Guarani (53.749)

2 - PERNAMBUCANO
Santa Cruz 0 x 0 Sport (41.973)

3 - PARAENSE
Remo 2 x 0 Águia (36.809)

4 - CARIOCÃO
Botafogo 3 x 1 Vasco (35.321)

5 - GOIANÃO
Goiás 1 x 1 Atlético (32.387)

6 - BAIANO
Bahia 3 x 3 Vitória (32.157)

7 - PARANAENSE
Coritiba 0 x 0 Atlético (23.605)

8 - GAUCHÃO
Internacional 2 x 1 Caxias (19.556)

9 - CEARENSE
Ceará 5 x 1 Tiradentes (18.398)

10 - MINEIRO
Atlético 2 x 2 Cruzeiro (17.724)

11 - CATARINENSE
Figueirense 1 x 2 Avaí (16.994)

12 - ALAGOANO
CRB 2 x 2 ASA (14.082)

13 - POTIGUAR
ABC 4 x 2 América (13.822)

14 - SERGIPANO 
Confiança 1 x 0 Itabaiana (8.917)

15 - MARANHENSE
Sampaio Corrêa 2 x 1 Maranhão (8.136)

16 - PARAIBANO

Campinense 2 x 1 Treze (7.674)

17 - CAPIXABA
Aracruz 4 x 1 Conilon (5.000)

18 - RONDONIENSE
Ji-Paraná 2 x 2 Espigão (3.155)


Confira a lista dos menores públicos dos Estaduais 2012:

1 - CAPIXABA
Serra 2 x 3 Espírito Santo (4)

2 - CARIOCÃO
Bonsucesso 2 x 2 Macaé (10)

3 - CEARENSE
Tiradentes 4 x 0 Guarani (13)

4 - PARAIBANO
Flamengo 1 x 2 Esporte (18)
Flamengo 1 x 2 Sousa (18)

5 - GAUCHÃO
Universidade 1 x 0 Santa Cruz (19)

6 - PARANAENSE
Toledo 4 x 1 Iraty (22)

7 - RONDONIENSE
Moto 1 x 2 Vilhena (24)
Rolim de Moura 3 x 2 Genus (24)

8 - POTIGUAR
Alecrim 0 x 2 Baraúnas (41)

9 - BAIANO
Camaçari 1 x 1 Feirense (62)

10 - SERGIPANO
Socorrense 1 x 0 River Plate (90)

11 - MINEIRO
América 1 x 2 Tupi (103)

12 - MARANHENSE
Sabiá 2 x 1 Viana (104)

13 - ALAGOANO
Murici 1 x 0 Coruripe (174)

14 - GOIANÃO
Aparecidense 1 x 1 Rio Verde (201)

15 - CATARINENSE
Brusque 2 x 2 Marcílio Dias (203)

16 - PERNAMBUCANO
América 1 x 0 Petrolina (218)

17 - PAULISTÃO
São Caetano 2 x 2 Mirassol (278)

18 - PARAENSE
Tuna Luso 1 x 3 Independente (295)

Abocanhou!


Na semana passada, o blog rbrito mostrou o sucesso de público de Novorizontino e Votuporanguense, dois clubes tradicionais do Estado de São Paulo. Com a colaboração de Marcos Neves, o blog rbrito atualizará, nesta quinta-feira, o ranking de público da Segundona do Campeonato Paulista. A novidade foi que o Tigre abocanhou a liderança.

Mais no blog rbrito:
Felinos reunidos! Clubes tradicionais em alta no ranking de público!

Cenário parecido! Ranking de público dos líderes dos Estaduais!

Bem em campo - na terceira colocação do Grupo 2, com 13 pontos -, o Novorizontino assumiu a primeira colocação do ranking, com média de 2.352 pagantes. O tradicional clube do interior de São Paulo também tem o maior total de público - 9.406.

O Américo Brasiliense, então primeiro colocado, caiu para a vice-liderança. Mesmo assim, o Américo conseguiu o maior público da rodada do final de semana - 2.130 pagantes. A média do clube é de 2.327, contra 2.035 do Votuporanguense - terceiro colocado.

Américo Brasiliense e Votuporanguense também estão bem dentro das quatro linhas. A dupla lidera os Grupos 1 e 3, respectivamente. O Fernandópolis - outro que estaria classificado - é o último clube a superar a marca de mil pagantes.

Na última rodada, porém, o time deixou a desejar nas arquibancadas, quando apenas 471 pagantes estiveram no estádio. O Fernandópolis ocupa a quarta posição do ranking de público, com média de 1.134 pagantes. O segundo maior público da rodada foi do Olímpia (714).

Esfomeados!
Mas há aqueles clubes que insistem em jogar para estádios vazios. O lanterna Osasco foi visto por apenas 37 pagantes. A média do último colocado é de 44 pagantes, contra 58 de Taquaritinga, Joseense e Desportivo Brasil. Mauaense (59), Jacareí (59) e Guarujá (67), sequer, têm média superior a 100 pagantes.

Na rodada passada, além do Osasco, o próprio Joseense passou vergonha com seus 62 pagantes. O Guarujá teve público 60 pagantes, contra 70 do União Mogi e 78 do Atibaia.

No geral, a Segundona Paulista teve a realização de 119 partidas com a presença de torcedor. A média é bem modesta, de apenas 473 pagantes e público total de 56.263.

Explicações!
Na Segundona, ECUS, Primavera e Sumaré já disputaram quatro jogos com os portões fechados, um a mais que o Suzano. O Radium atuou duas vezes sem o seu torcedor, contra uma de Guarujá, Elosport e Guariba.

O blog rbrito acompanhará os públicos da Segundona Paulista e das Séries A, B, C e D do Brasileirão. Fique sabendo da evolução das médias de público. E você, jornalista, lembre de dar crédito, caso utilize qualquer dado dos levantamentos de público do blog rbrito.

Só o blog rbrito acompanha as médias de público do Brasil. Ajude a divulgar o blog rbrito! Opine! Participe aqui ou através do www.twitter.com/rbrito1984


quarta-feira, 20 de junho de 2012

Cenário parecido!


O blog rbrito dá sequência a sua saga, nesta quarta-feira, pelos rankings especiais dos Campeonatos Estaduais 2012. Depois das médias por Estados, chegou a vez de listarmos os líderes de cada um dos 18 Estaduais que tiveram seus públicos revelados ao longo destes seis meses. O cenário é bem parecido com a relação dos Estados.

Mais no blog rbrito:
Traçado nacional! Ranking de público separado por Estados!

Ranking das Séries A e B do Brasileirão analisa dupla do sul!

O Santa Cruz, por exemplo, garantiu a liderança com tranquilidade. No ranking por Estados, Pernambuco também lidera. O Tricolor apresentou média de 24.416 pagantes e público total de 317.407. O bom público do Santa Cruz não é novidade para ninguém. O clube já faturou a liderança da Copa do Brasil e do Brasileirão na temporada passada.

E não foi apenas o líder deste ranking que se repetiu na lista passada. A segunda, a terceira e a quarta colocações também são iguais ao ranking por Estados. O Itumbiara-GO foi outro clube a superar a marca de 20 mil pagantes (22.852) e a garantir a vice-liderança.

O Estado de São Paulo, assim como o Pará, fizeram bonito. O Corinthians, líder do Paulistão, ostenta média de 17.204 pagantes. Enquanto isso, o Remo reinou no Campeonato Paraense. A média do Leão foi de 14.406 pagantes. Detalhe: o Remo, em campo, sequer, conquistou a vaga na Série D. Graças a desistência do Cametá, o Remo poderá brigar pelo acesso. Isso só prova a paixão do torcedor paraense.

Pelo ranking...
As últimas sete colocações também não sofreram alterações. A maior mudança no ranking foi a queda do Estado de Minas Gerais. No ranking de Estados, o Campeonato Mineiro ocupa a honrosa sexta colocação. Mas seu líder, o Atlético-MG amarga o 11º lugar, com média de 8.264 pagantes. Santa Catarina também caiu do quinto para o décimo lugar com o Figueirense (9.199).

Quem se deu bem foi o Bahia. O Tricolor levou o Estado do oitavo para o quinto lugar, com média de 12.315 pagantes. Coritiba, Grêmio e Ceará são os outros clubes que ostentam média acima de dez mil pagantes.

Só o blog rbrito acompanha as médias de público do Brasil. Ajude a divulgar o blog rbrito! Opine! Participe aqui ou através do www.twitter.com/rbrito1984

Confira os públicos dos líderes dos Estaduais 2012:

1 - SANTA CRUZ-PE (TOTAL: 317.407 / MÉDIA: 24.416)

2 - ITUMBIARA-GO (TOTAL: 228.520 / MÉDIA: 22.852)

3 - CORINTHIANS-SP (TOTAL: 189.244 / MÉDIA: 17.204)

4 - REMO-PA (TOTAL: 158.472 / MÉDIA: 14.406)

5 - BAHIA-BA (TOTAL: 160.091  / MÉDIA: 12.315)

6 - CORITIBA-PR (TOTAL: 130.747 / MÉDIA: 10.895)

7 - GRÊMIO-RS (TOTAL: 97.194 / MÉDIA: 10.799)

8 - CEARÁ-CE (TOTAL: 136.023 / MÉDIA: 10.463)

9 - BOTAFOGO-RJ (TOTAL: 108.621 / MÉDIA: 9.875)

10 - FIGUEIRENSE-SC (TOTAL: 101.194 / MÉDIA: 9.199)

11 - ATLÉTICO-MG (TOTAL: 57.848 / MÉDIA: 8.264)

12 - CSA-AL (TOTAL: 57.933 / MÉDIA: 5.267)

13 - ABC-RN (TOTAL: 68.262 / MÉDIA: 5.251)

14 - ITABAIANA-SE (TOTAL: 34.903 / MÉDIA: 2.908)

15 - CAMPINENSE-PB (TOTAL: 31.680 / MÉDIA: 2.640)

16 - SAMPAIO CORRÊA-MA (TOTAL: 28.052 / MÉDIA: 2.158)

17 - ARACRUZ-ES (TOTAL: 21.134 / MÉDIA: 1.921)

18 - JI-PARANÁ-RO (TOTAL: 8.040 / MÉDIA: 1.005)

Tricolores do sul!


Como Sport e Corinthians ocupam os dois primeiros lugares do ranking de público pagante da Série A do Campeonato Brasileiro e Ceará e Joinville estão no topo da Série B, o blog rbrito, sempre com a colaboração de Marcos Neves, analisará, nesta quarta-feira, as médias de Grêmio e Criciúma, ambos estão na terceira colocação de suas divisões.

Mais no blog rbrito:
Sócio-torcedor é a saída! Corinthians e Joinville ganham destaque!

Eu duvidava... Tem novo líder no ranking de público da Copa do Brasil!

Na temporada 2012, o blog rbrito, em suas atualizações de ranking de público, resolveu analisar sempre os melhores colocados das Séries A e B. Caso as primeiras colocações seguissem sob o domínio dos mesmos clubes, o blog rbrito passaria para o segundo colocado e assim por diante. É uma forma de acompanharmos todos os clubes e mostrarmos outros números, como valores de ingressos, renda, "bicões", despesas e afins.

O primeiro Tricolor a entrar no foco do blog rbrito é o Grêmio, que disponibiliza 17 valores de ingressos a seus torcedores (Veja o post aqui!). Os valores contra o Corinthians foram estes R$ 120, sócio R$ 70, sócio R$ 63, sócio R$ 60, sócio R$ 54, sócio R$ 50, sócio R$ 45, sócio R$ 35, sócio R$ 31,50, sócio R$ 30, R$ 28, sócio R$ 27, sócio R$ 25, R$ 24, sócio R$ 22,50, R$ 20 e sócio R$ 10.

Aliás, a análise será em cima dos números do duelo contra o clube paulista. O Tricolor gaúcho colocou 25.598 ingressos à venda. Mas vendeu "apenas" 16.803. Em seu primeiro jogo como mandante, o Grêmio conseguiu apoio de 18.277 pagantes. A média é de 17.540, a terceira melhor da Série A.

A renda, neste duelo, com a venda de ingressos foi de R$ 363.316. Mas por conta das despesas, o Grêmio só conseguiu R$ 212.529,17. Para se ter uma ideia, só com a confecção dos ingressos - o Grêmio trabalha com a empresa IMPLY - foram gastos R$ 17.802,48.

Já a iluminação do Estádio Olímpico, em Porto Alegre, consumiu R$ 10.899,48. O jogo começou às 17 horas. Enquanto isso, o time gaúcho ainda gastou R$ 26.836,59 com segurança e R$ 13.785,83 com despesas do tipo bilheteiros, porteiros, limpeza etc.

Tricolor catarinense!
Na semana passada, o blog rbrito analisou os números do Joinville e reclamou do borderô feito a mão pela Federação Catarinense de Futebol (FCF). O mesmo problema acontece com o Criciúma e os outros clubes catarinenses. Mas há outro detalhe no documento do Tigre.

Em nenhum dos três jogos que realizou como mandante, o Criciúma divulgou o número de ingressos colocados à venda. Entende-se que todos foram vendidos. Seria isso mesmo? Qual o motivo para não divulgar o número de ingressos à venda?

O duelo do Criciúma analisado pelo blog rbrito foi contra o Goiás. Na oportunidade, foram vendidos 9.585 ingressos, com preços de R$ 100, R$ 50, R$ 25 e sócio R$ 10 (Relembre o post aqui!). O Criciúma já tinha realizado outros dois jogos como mandante e conseguiu públicos pagantes de 5.420 e 7.338. A média do Tigre, terceira melhor da Série B e 15ª no geral, é de 7.448 pagantes.

Com a venda de 9.585 ingressos, o Criciúma arrecadou R$ 118.360, mas só levou para casa R$ 88.448,10. No meio do caminho, a diretoria catarinense desembolsou R$ 550 com o aluguel da ambulância, R$ 1.920 para ter a presença da Polícia Militar, R$ 1.125 pelo exame anti-doping entre outras despesas.

A média da Série A, após 50 jogos, é de 9.639 pagantes e público total de 481.941. Os números da Série B são ainda mais modestos. Em 59 jogos, sem contar os três desta terça-feira, a competição tem média modesta de 3.627 pagantes e público total de 213.974. No geral, são 109 jogos, com média de 6.385 pagantes e total de público de 695.915.

Entenda:
Os clubes da Série A do Brasileirão são representados pela cor amarela. O cinza destaca os clubes da Série B. Já os números em vermelho precisam da confirmação da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

O blog rbrito acompanhará TODOS os públicos das Séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro 2012. Fique sabendo da evolução das médias de público. E você, jornalista, lembre de dar crédito, caso utilize qualquer dado dos levantamentos de público do blog rbrito.

Só o blog rbrito acompanha as médias de público do Brasil. Ajude a divulgar o blog rbrito! Opine! Participe aqui ou através do www.twitter.com/rbrito1984


terça-feira, 19 de junho de 2012

Eu duvidava...


Dificilmente um clube que consegue bom público em casa e realiza apenas um jogo na Copa do Brasil perde a liderança do ranking de pagantes. O Independente-PA está inserido neste cenário e eu acreditava que o clube paraense, responsável pela média de 22.184 pagantes, não perderia mais a liderança. Mas o post desta terça-feira do blog rbrito, sempre com a colaboração do torcedor-internauta Marcos Neves, provará que eu estava errado.

Mais no blog rbrito:
Caminho mais curto! Na última atualização, o líder era outro!

Traçado nacional! Ranking de público separado por Estados!

O Independente não só foi ultrapassado como caiu para a terceira colocação. Os semifinalistas e tricolores São Paulo e Grêmio são os responsáveis por esta queda. O time do Morumbi, respaldado pelo público de 40.448 pagantes durante o triunfo sobre o Coritiba, por 1 a 0, assumiu a ponta, com média de 25.964. Na última atualização, o São Paulo estava na terceira posição, atrás também do Paysandu.

A vice-liderança ficou com o Grêmio. Aliás, o Tricolor gaúcho é o responsável pelo maior público da Edição 2012 da Copa do Brasil. Na derrota, por 2 a 0, para o Palmeiras, o Grêmio contou com o apoio de 43.508 pagantes. Assim, o time do sul ganhou dois postos e ostenta média de 24.182.

Palmeiras e Coritiba, os outros semifinalistas, poderão ganhar algumas posições neste meio de semana. O Verdão paulista, que pode perder por até um gol de diferença, ocupa a nona colocação, com média de 13.191 pagantes.

Enquanto isso, o Coritiba que precisa vencer o São Paulo por uma diferença de dois ou mais gols, aparece na modesta 13ª colocação, com média de 11.503 pagantes. Apenas os 13 primeiros colocados ostentam média acima de dez mil pagantes.

A Copa do Brasil 2012 teve a realização de 108 jogos e apresenta média de 8.164 pagantes. O público total é de 881.748.

Legenda:
Os números em vermelho ainda não foram confirmados pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

O blog rbrito acompanhará os públicos dos Estaduais, da Copa do Brasil e das Séries A, B, C e D do Brasileirão. Fique sabendo da evolução das médias de público. E você, jornalista, lembre de dar crédito, caso utilize qualquer dado dos levantamentos de público do blog rbrito.

Só o blog rbrito acompanha as médias de público do Brasil. Ajude a divulgar o blog rbrito! Opine! Participe aqui ou através do www.twitter.com/rbrito1984


Tabela de preços!


Como prometido, o blog rbrito, nesta terça-feira, apresentará os valores dos ingressos cobrados pelos 20 clubes da Série A do Campeonato Brasileiro - separamos a lista por regiões. Este post foi um pedido do torcedor-internauta Luciano Garcia (@garciasport). Apenas a região Norte não conta com clubes nas Séries A e B do Campeonato Brasileiro.

Mais no blog rbrito:
Ingre$$o$! Os valores cobrados pelos clubes da Série B!

Dos 20 clubes que buscam o título da Série A, 12 são do Sudeste, quatro são do Sul, três são do Nordeste e um do Centro-Oeste. De acordo com o Capítulo V "§ 1º - Os preços dos ingressos serão estabelecidos pelo clube mandante, observadas as disposições legais sobre meias-entradas e outras situações previstas em lei, em cada estado ou município.


§ 2º - Os ingressos de sócios do clube mandante poderão ser cobrados no valor mínimo de 50% do valor estabelecido para os não sócios, considerando o mesmo setor do estádio.


§ 3º - Os sócios integrantes dos programas sócio-torcedor ou similares, poderão pagar valores inferiores aos 50%, desde que previamente estabelecidos em tais programas, respeitado o que dispõe à respeito o RGC, em seu Artigo 85 § 1º".

Lista de valores!
O Atlético-GO, clube do torcedor-internauta Luciano Garcia, tem quatro valores de ingressos para os jogos do Brasileirão. Os interessados na cadeira numerada desembolsam a maior quantia (R$ 50). Mas há a possibilidade de meia-entrada (R$ 25).

O ingresso para arquibancada superior custa R$ 30, com possibilidade de meia-entrada (R$ 15). Os sócios do clube também pagam R$ 15. A arquibancada é justamente o setor que mais vende entradas. Mas até aqui, a torcida do Dragão está ressabiada com o time em campo e com os valores - na opinião da torcida a entrada está cara.

Prova disso é que o Atlético estreou com um público pagante de apenas 1.703 e fez seu segundo jogo como mandante para 2.965 pagantes. O total de público do clube é de 4.668 e média modesta de 2.334 pagantes. O Atlético ocupa a 31ª colocação no geral e amarga a lanterna no ranking da Série A. Como comparação, no Campeonato Goiano 2012, o Rubro-negro terminou na quarta colocação, com média de 5.325 pagantes e total de 58.578.

Geral!
Como o Centro-Oeste conta apenas com um clube na elite nacional, vamos aos valores pelo resto do Brasil. O levantamento do blog rbrito mostra que o torcedor pernambucano desembolsa R$ 14 pela entrada no programa Todos com a Nota. Isso encerra a discussão sobre os valores destas entradas. Torcedores rivais, como provocação, afirmavam que estes ingressos eram doações - o que não é verdade.

Aliás, o Campeonato Pernambucano teve a melhor média entre os Estaduais 2012, como mostrou o blog rbrito na lista de ranking de público (Veja aqui!). Os valores de ingressos no Nordeste têm preços razoáveis. Náutico e Sport não cobram mais que R$ 50. O Bahia tem entrada a R$ 120, mas seus sócios desembolsam apenas R$ 7,50.

Na lista de valores da Série A, o ingresso mais caro é do São Paulo que cobra R$ 250 pelo "setor térreo". No mesmo Estado de São Paulo, a entrada mais barata é da Ponte Preta, apenas R$ 3. No Sudeste e, principalmente, no Sul as possibilidades são imensas. O Grêmio tem 17 valores diferentes para seus ingressos.

Os sócios, como sempre, são os maiores beneficiados. É bom saber que o programa sócio-torcedor tem crescido no Brasil. São poucos os clubes que ainda não fazem parte desta ideia. E cada clube adota um sistema diferente. Cabe aos dirigentes aperfeiçoarem cada vez mais o programa e cabe aos torcedores passarem a acreditar no sócio-torcedor e fazer parte para ajudar seu clube do coração.

Abuso!
No dia 22 de junho de 2011, sob o título "Mão na carteira!", o blog rbrito fez um levantamento sobre os valores de ingressos dos clubes das Séries A e B (Relembre aqui!). Naquela oportunidade, os clubes do Paraná tinham as entradas mais caras do Brasil.

E pelo visto nada mudou de um ano para o outro. No post da última segunda-feira, o blog rbrito já tinha destacado negativamente o Atlético-PR. Nesta terça é a vez do rival Coritiba. É preciso ser sócio do Coxa para pagar pouco pelo ingresso (R$ 10). As outras entradas são bem salgadas R$ 190, R$ 120, R$ 95, R$ 60, R$ 47).

O ingresso do seu clube está caro? Opine! Participe aqui ou através do www.twitter.com/rbrito1984

Confira os valores dos clubes da Série A por região:

Nordeste
Bahia-BA (R$ 120, R$ 60, R$ 30 e sócio R$ 7,50)
Náutico-PE (R$ 50, sócio R$ 25 e R$ 14)
Sport-PE (R$ 50, sócio R$ 25, sócio R$ 20 e R$ 14)

Centro-Oeste
Atlético-GO (R$ 50, R$ 30, R$ 25 e sócio R$ 15)

Sul
Coritiba-PR (R$ 190, R$ 120, R$ 95, R$ 60, R$ 47 e sócio R$ 10)
Figueirense-SC (R$ 100, R$ 50, R$ 25 e sócio R$ 10)
Grêmio-RS (R$ 120, sócio R$ 70, sócio R$ 63, sócio R$ 60, sócio R$ 54, sócio R$ 50, sócio R$ 45, sócio R$ 35, sócio R$ 31,50, sócio R$ 30, R$ 28, sócio R$ 27, sócio R$ 25, R$ 24, sócio R$ 22,50, R$ 20 e sócio R$ 10)
Internacional-RS (R$ 100, R$ 60, sócio, R$ 50, R$ 40 sócio R$ 30, sócio R$ 20 e sócio R$ 10)

Sudeste
Atlético-MG (R$ 100, R$ 60, R$ 40, R$ 30, R$ 20, R$ 15 e R$ 10)
Botafogo-RJ (R$ 140, R$ 110, R$ 60, sócio R$ 30 e R$ 15)
Corinthians-SP (R$ 180, R$ 108, R$ 100, R$ 90, R$ 70, R$ 50, R$ 35, R$ 30 e R$ 15)
Cruzeiro-MG (R$ 50, R$ 30, R$ 25 e R$ 15)
Flamengo-RJ (R$ 60, R$ 40, R$ 30, R$ 20 e R$ 15)
Fluminense-RJ (R$ 50, R$ 40, R$ 30, R$ 25, sócio R$ 20, sócio R$ 15, R$ 10 e R$ 5)
Palmeiras-SP (R$ 160, R$ 80, R$ 60, R$ 40, R$ 30, R$ 20 e R$ 15)
Ponte Preta-SP (R$ 120, R$ 100, R$ 60, R$ 50, sócio R$ 40, sócio R$ 20, R$ 15 e sócio R$ 3)
Portuguesa-SP (R$ 100, R$ 60, R$ 50, sócio R$ 30 e sócio R$ 15)
Santos-SP (R$ 120, R$ 80, R$ 60, R$ 40, R$ 30 e sócio R$ 15)
São Paulo-SP (R$ 250, R$ 160, R$ 125, R$ 80, R$ 70, R$ 64, R$ 60, R$ 40, R$ 35, R$ 30, R$ 20 e R$ 15)
Vasco-RJ (R$ 100, R$ 60, R$ 50, R$ 40, R$ 30, R$ 25 e R$ 20)

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Traçado nacional!


Ao longo dos Campeonatos Estaduais, o blog rbrito acompanhou as médias de público de 18 competições. As outras nove não foram possíveis por causa da falta de divulgação de suas Federações. Nesta semana, o blog rbrito apresentará seus últimos levantamentos de público em relação aos Estaduais 2012. Nesta segunda-feira, o foco será o ranking de público por Estados.

Mais no blog rbrito:
Sócio-torcedor é a saída! Análise do ranking de público das Séries A e B!

O Campeonato Pernambucano assegurou a primeira colocação com média de 8.539 pagantes. Como efeito de comparação, a média da Série A do Campeonato Brasileiro é de 9.553 pagantes, enquanto a Série B tem média de apenas 3.730 pagantes. O Estadual de Pernambuco ainda alcançou a marca de 1.178.340 pagantes no público total.

Deixando o Nordeste, o blog rbrito desembarca no Centro-Oeste. O Estado de Goiás ficou com a vice-liderança no ranking de público, com média de 6.429 pagantes.  O total de público foi de 617.232. A terceira colocação é do Sudeste. O Paulistão foi o responsável pelo maior público total (1.225.250), mas tem "apenas" a terceira melhor média de público - 6.036 pagantes.

Pelo país...
Estes três Estaduais merecem aplausos. Mas a grande sensação e que merece uma menção honrosa é a competição do Pará. A região Norte não tem, sequer, um clube nas Séries A e B do Brasileirão. Mesmo assim o Campeonato Paraense conseguiu a quarta melhor média de público pagante (4.926). O público total foi de 344.813.

O Pará ficou na frente de Estaduais como Santa Catarina, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia, Ceará, Rio Grande do Sul e Paraná. Enquanto isso, do outro lado da tabela, três Estaduais não conseguiram média acima de mil pagantes. A lanterna foi do Campeonato Rondoniense, com média modesta de 531 pagantes.

O Estado de Rondônia conseguiu um público total de apenas 25.470. Enquanto isso, o Estadual do Espírito Santo, com média de 746 pagantes, assegurou a penúltima colocação. Fechando o Top 3 negativo, tivemos o Campeonato Maranhense, no 16º lugar, com média de 930 pagantes.

Só o blog rbrito acompanha as médias de público do Brasil. Ajude a divulgar o blog rbrito! Opine! Participe aqui ou através do www.twitter.com/rbrito1984

Confira o ranking de público por Estados:

1 - PERNAMBUCANO
TOTA: 1.178.340 / MÉDIA: 8.539

2 - GOIANO
TOTAL: 617.232 / MÉDIA: 6.429

3 - PAULISTÃO
TOTAL: 1.225.250 / MÉDIA: 6.036

4 - PARAENSE
TOTAL: 344.813 / MÉDIA: 4.926

5 - CATARINENSE
TOTAL: 386.069 / MÉDIA: 4.021

6 - MINEIRO
TOTAL: 260.184 /  MÉDIA: 3.614

7 - CARIOCA
TOTAL: 418.883 / MÉDIA: 3.197

8 - BAIANO
TOTAL: 386.763 / MÉDIA: 2.762

9 - CEARENSE
TOTAL: 375.294 / MÉDIA: 2.720

10 - GAUCHÃO
TOTAL: 357.745 / MÉDIA: 2.650

11 - PARANAENSE
TOTAL: 323.979 / MÉDIA: 2.418

12 - ALAGOANO
TOTAL: 224.168 / MÉDIA: 2.155

13 - POTIGUAR
TOTAL: 143.583 / MÉDIA: 1.436

14 - SERGIPANO
TOTAL: 121.419 / MÉDIA: 1.167

15 - PARAIBANO
TOTAL: 100.357 / MÉDIA: 1.024

16 - MARANHENSE 
TOTAL: 96.701 / MÉDIA: 930

17 - CAPIXABA
TOTAL: 70.924 / MÉDIA: 746

18 - RONDONIENSE
TOTAL: 25.470 / MÉDIA: 531

Ingre$$o$!


Através do twitter (@rbrito1984), o torcedor-internauta Luciano Garcia (@garciasport) solicitou ao blog rbrito que levantasse os preços dos ingressos por regiões (Centro-Oeste, Nordeste, Sudeste e Sul). Apenas a região Norte não conta com clubes nas Séries A e B do Campeonato Brasileiro. Como teremos rodada da Série B nesta terça-feira, o blog rbrito resolveu antecipar o post da competição e deixar os valores da Série A para sequência da semana.

Dos 20 clubes que buscam o acesso na Série B, oito são do Sudeste, seis são do Nordeste, cinco do Sul e um do Centro-Oeste. De acordo com o Capítulo V, parágrafo primeiro "Os preços dos ingressos serão estabelecidos pelo clube mandante, observadas as disposições legais sobre meias-entradas e outras situações previstas em lei, em cada estado ou município".

Todos os clubes contam com diversos valores para diferentes setores. O mais caro entre os 20 participantes é o setor VIP do América-MG. O clube cobra R$ 200 pela entrada, mas até agora, não conseguiu vender nenhum ingresso para esta parte do estádio. Apesar deste valor exagerado, o Coelho conta com setores de R$ 40, R$ 20 e R$ 10.

O CRB, assim como o pessoal do Sul - as exceções são Avaí e Joinville -, têm entradas a R$ 100, o segundo valor mais alto neste levantamento feito pelo blog rbrito através dos borderôs divulgados pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Tirando estes setores elitistas, os clubes têm valores razoáveis para as arquibancadas (na média R$ 40 e R$ 20 - meia-entrada), além dos ingressos para sócios.

Sócio-torcedor!
Aliás, são poucos os clubes que não contam com ingressos para o sócio-torcedor. Nos borderôs de América-MG, Boa Esporte, Bragantino, Grêmio Barueri, Ipatinga e São Caetano - todos do Sudeste - não há menção sobre entradas para sócios. O borderô do Bragantino vai além e nos traz uma curiosidade.

Na maioria das entradas, os valores são inteiros ou no máximo algum quebrado por 50 centavos. Mas o clube de Bragança Paulista, interior de São Paulo, tem entrada para arquibancada a R$ 14,05 e a R$ 10,47. O responsável por decifrar a arrecadação precisa, com certeza, de uma calculadora para ter os números da renda.

O sócio do Guarani é o que paga o maior valor pela entrada - R$ 20, R$ 5 a mais que os sócios do ASA. Já o sócio do Ceará desembolsa apenas R$ 1 pela entrada. Enquanto isso, o sócio do Joinville não paga nada para entrar no estádio. O plano para a arquibancada descoberta é de R$ 42 por mês e o torcedor pode assistir a quantos jogos quiser em casa. O torcedor-internauta do Coritiba Diogo Luis Dambroz Peixer entrou em contato com o blog rbrito e explicou que o sócio-torcedor do Coxa tem uma mensalidade e ele pode assistir a quantos jogos desejar no Couto Pereira. Plano parecido com o do JEC.

Mas são Grêmio Barueri e Ipatinga - ambos do Sudeste - que vendem os ingressos mais em conta da Série B. Paulistas e mineiros têm entradas a R$ 10. O valor da meia-entrada é de apenas R$ 5. O Barueri ainda conta com ingressos a R$ 1. Já os valores dos ingressos do Atlético-PR são salgados - R$ 100 e R$ 50. É preciso ser sócio para pagar R$ 10 pela entrada.

O ingresso do seu clube está caro? Opine! Participe aqui ou através do www.twitter.com/rbrito1984

Confira os valores dos clubes da Série B por região:

Nordeste
ABC-RN (R$ 70, R$ 40, R$ 35, R$ 20, sócio R$ 12, sócio R$ 6,50 e sócio R$ 5,50);
América-RN (R$ 40, R$ 20, R$ 15 e sócio R$ 5);
ASA-AL (R$ 60, R$ 30 e sócio R$ 15);
Ceará-CE (R$ 60, R$ 30, R$ 15, R$ 10 e sócio R$ 1);
CRB-AL (R$ 100, R$ 50, R$ 40, sócio R$ 25, R$ 24, R$ 20, R$ 12, R$ 10, sócio R$ 6 e R$ 5);
Vitória-BA (R$ 80, R$ 40, R$ 20 e sócio R$ 7,50)

Centro-Oeste
Goiás-GO (R$ 40, R$ 20, R$ 10 e sócio R$ 5)

Sul
Atlético-PR (R$ 100, R$ 50 e sócio R$ 10);
Avaí-SC (R$ 80, R$ 50, R$ 40, R$ 30, R$ 25, R$ 15, sócio R$ 10 e R$ 5);
Criciúma-SC (R$ 100, R$ 50, R$ 25 e sócio R$ 10);
Joinville-SC (R$ 70, R$ 60, R$ 40, R$ 35, R$ 30, R$ 20, sócio R$ 10 e R$ 5);
Paraná-PR (R$ 100, R$ 70, R$ 50, R$ 35, R$ 25 e sócio R$ 10)

Sudeste
América-MG (R$ 200, R$ 100, R$ 40, R$ 20 e R$ 10);
Boa Esporte-MG (R$ 30, R$ 15, R$ 10 e R$ 5);
Bragantino-SP (R$ 80, R$ 60, R$ 40, R$ 30, R$ 20, R$ 14,05, R$ 10,47 e R$ 1);
Grêmio Barueri-SP (R$ 10, R$ 5 e R$ 1);
Guarani-SP (R$ 40 e sócio R$ 20);
Guaratinguetá-SP (R$ 40, R$ 20 e sócio R$ 10);
Ipatinga-MG (R$ 10 e R$ 5);
São Caetano-SP (R$ 20, R$ 10 e R$ 5)

domingo, 17 de junho de 2012

Mau Humor FC 120!


Foguetório da porta do hotel ganha jogo? E toda partida transmitida pela TV é espetacular? Com estas duas perguntas, o blog rbrito inicia a seção Mau Humor FC, neste domingo. Já são 120 edições do post mais mal humorado do futebol. Façam bom proveito!

Mais no blog rbrito:
Por todo o país, o futebol brasileiro tem gramados ou pastos?!

Toda decisão no futebol brasileiro vem acompanhada da matéria sobre rojões durante a madrugada no hotel do rival. É sempre a mesma ladainha. A polícia, mesmo acionada, não faz nada. Não importa o Estado ou o clube, há sempre engraçadinhos que pensam em tirar proveito de uma situação.

Admito que deve ser irritante ser acordado por um foguetório. Mas falar que isso influencia na hora do jogo é um pouco demais. E, sinceramente, estes torcedores poderiam usar o dinheiro de uma forma mais inteligente. Que tal uma forma para apoiar seu próprio clube em campo?!

Aliás, na minha cabeça, torcedor que é torcedor, torce pelo seu clube em primeiro, segundo e terceiro lugar. Só depois pensa em secar o adversário e toda esta bobeira. Se um jogador é influenciado por este foguetório, ou ele não é profissional ou não deveria vestir a camisa do clube em questão.

Parece um assunto bobo, que entraria no quesito folclore da bola, mas o futebol brasileiro poderia evoluir. Os dirigentes são amadores e incompetentes, mas os torcedores, de vez em quando, poderiam também ser mais inteligentes, né?!

Que maravilha!
Cresci escutando futebol no rádio. Até hoje adoro aquele radinho de pilha. Lógico que imagem é interessante e ajuda bastante, ainda mais nos dias de hoje em que não temos mais imaginação para pensar nas jogadas narradas pelos locutores.

Mas tenho assistido TV só com o volume baixo. É irritante a emoção que tais locutores/animadores tentam passar ao telespectador. Na verdade, muitos destes "profissionais" têm certeza que trabalham para entreter idiotas do outro lado da tela. Todos os jogos da TV são maravilhosos, espetaculares, disputados, emocionantes e com imagens inenarráveis.

Menos! Bem menos! Não importa a emissora que você está, o jogo que ela transmite é sensacional, mesmo um zero a zero embaixo de chuva, onde a bola não rola. Estes tais narradores/animadores que gritam além da conta e tentam dar emoção, são cópias mal sucedidas do rádio.

No rádio, sem imagem, é preciso descrever cada lance, dar emoção a partida para que o ouvinte se sinta em campo. Na TV não há necessidade disso! A imagem fala por si só! Mas muitos ainda não sabem disso ou preferem não se importar com tal dica. Quem sabe um dia eles aprendem... quem sabe!

Deixe o mau humor falar por você neste domingo! Critique! Proteste! Opine aqui no blog rbrito ou através do twitter (@rbrito1984)

sábado, 16 de junho de 2012

Um clique XXVI!


O blog rbrito teve uma semana bem variada. Além dos rankings de público, tivemos as idades dos treinadores das Séries A e B e outros levantamentos interessantes. O blog rbrito criou a seção Um clique! para elencar todos os posts que agitaram a semana, assim como seus links. Tudo para facilitar a vida de vocês, caros torcedores-internautas.

Mais no blog rbrito:
Folga, mas com posts diferentes e curiosos - como sempre!

A semana começou com o Vasco em alta. Líder do Brasileirão e com 100% de aproveitamento, o clube carioca bateu seu recorde nos pontos corridos, tem campanha superior a seus campeonatos que terminaram em títulos e ainda pode igualar seu melhor início de Série A. Na mesma segunda-feira, desvendamos a idade dos treinadores do Brasileirão. Os técnicos têm entre 37 e 64 anos.

Relembre o post Cruz de Malta!

Relembre o post Como vinho?!

TERÇA-FEIRA
A terça-feira foi dia de encerrar mais um ranking de público do Estadual. O Campeonato Maranhense apresentou médias modestas e o Sampaio Corrêa campeão outra vez. Logo depois, o blog rbrito trouxe os públicos da Segundona Paulista. Dois tradicionais clubes têm lotado seus estádios e são superiores até em relação a clubes das Séries A e B do Brasileirão.

Relembre o post Ficou devendo...

Relembre o post Felinos reunidos!

QUARTA-FEIRA
Depois das idades dos técnicos das Séries A, reunimos os comandantes da Série B. Aliás, nesta lista há o treinador mais jovem das duas divisões, com apenas 35 anos. A Série B tem vários técnicos novatos. Ainda na quarta-feira, trouxemos o último ranking FINAL de público dos Estaduais 2012. A Federação local expulsou um clube da competição.

Relembre o post Novinho em folha!

Relembre o post Expulso!

QUINTA-FEIRA
O blog rbrito aproveitou a ausência de rodada do Brasileirão neste meio de semana para mostrar o ranking de público apenas na quinta-feira. Como Sport e Ceará seguem com as melhores médias, o blog rbrito destacou outros dois clubes. A dupla se dá bem com o programa de sócio-torcedor.

Relembre o post Sócio-torcedor é a saída!

SEXTA-FEIRA
Para fechar a semana, o blog rbrito manteve sua coerência e homenageou mais dois campeões estaduais. Enquanto muita gente nem lembra que ainda há campeonato regional rolando, o blog rbrito presta seu tributo aos torcedores.

Relembre o post A gente dá bola!

O que você gostaria de ver no blog rbrito? Opine! Mande suas sugestões aqui ou pelo www.twitter.com/rbrito1984