quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Poucos exemplos...


O futebol brasileiro dá imenso destaque aos técnicos, mas não gosta muito de mantê-los no cargo. Mesmo assim, a temporada 2012 viu 11 dos 60 clubes das Séries A, B e C do Campeonato Brasileiro começar e terminar com o mesmo comandante. Destes 11, dois mudaram de ideia com o término das competições e buscaram "cara nova" para 2013.

Mais no blog rbrito:
Futebol dá cada vez mais holofotes aos técnicos!

O Santa Cruz foi campeão pernambucano com Zé Teodoro, mas derrapou na briga pelo acesso na Série C. O treinador esteve no comando do Tricolor na primeira partida de 2012 e na última. Mas para 2013, ele seguiu novos rumos e acertou com o Guarani, rebaixado para a Série C do Brasileirão.

O Madureira seguiu os mesmos passos do rival nordestino. Luiz Cláudio ficou todo o ano no Rio de Janeiro. Após o último jogo oficial na Série C, despediu-se do clube. A diretoria do Madureira fechou com Alexandre Gama, ex-Fluminense e Seleção da Coreia do Sul, para o próximo ano.

Outros três clubes da Série C não subiram e nem foram rebaixados, mesmo assim continuaram fieis a seus treinadores. Águia e João Galvão têm um relacionamento estável. O amor dos dois dura há anos. O mesmo acontece com Toninho Andrade e Macaé, além de Neco e Salgueiro. Todos no cargo do primeiro ao último jogo de 2012.

Valeu a pena!
Na Série B, apenas o Boa Esporte teve paciência com seu treinador e colheu frutos. Sidney Moraes manteve o clube mineiro na Série B e ainda foi campeão da Taça Minas Gerais. O título garantiu o Boa Esporte na Copa do Brasil 2013. O maior exemplo de respeito ao trabalho de um profissional, porém, vem da Série A.

Em sua primeira passagem no Corinthians, Tite foi esnobado por dirigentes despreparados para o cargo. Mas agora tudo mudou. Tite voltou ao Corinthians e, de uma só vez, foi campeão brasileiro, da Libertadores e do Mundial de Clubes. Tite está no Timão desde 2010 e é amado pelos torcedores.

Ele conseguiu o que nenhum companheiro de profissão havia feito. Tite não só foi campeão da Libertadores, como garantiu a taça de forma invicta. O treinador ainda derrubou o Chelsea para conquistar o mundo. O contrato dele com o Corinthians vai até o final de 2013. Mas pode durar ainda muito mais.

O Fluminense também teve calma com Abel Braga. E com uma bela ajudinha financeira do patrocinador, voltou a ser campeão brasileiro. Abel Braga chegou a ficar na corda bamba, mas conseguiu mostrar seu trabalho. O técnico Cuca é outro que foi mantido no cargo e mostrou seu valor ao classificar o Atlético-MG para a Libertadores. Muito contestado, Cuca ainda faturou o vice-campeonato brasileiro.

A lista contempla Oswaldo de Oliveira no Botafogo e Muricy Ramalho no Santos. O treinador do clube paulista chegou a ser cogitado, mais uma vez, para a Seleção Brasileira, mas seguirá no Santos em 2013. Aliás, a Seleção começou com Mano e terminou com Felipão. Belo exemplo, CBF!

Você, torcedor-internauta, está satisfeito com seu técnico? Opine! Participe pelo blog rbrito ou através do www.twitter.com/rbrito1984

Nenhum comentário:

Postar um comentário