domingo, 30 de dezembro de 2012

Mau Humor FC 148!


Na febre das cores inusitadas dos terceiros uniformes, o Boca Juniors-ARG irá lançar sua camisa roxa para atuar em alguns jogos. A polêmica já deu as caras entre os torcedores. O mesmo aconteceu no Brasil com esta imitação do estilo europeu. A repercussão é grande e o debate vale destaque na última seção Mau Humor FC de 2012, do blog rbrito, neste domingo.

Mais no blog rbrito:
Técnicos no centro do futebol, mas não sabem usar os holofotes!

Os torcedores fanáticos, que acompanham de perto o clube do coração, não gostam nada desta inovação (sem generalização). O marketing sempre comemora evolução nas vendas, assim como os torcedores mais distantes aprovam as alternativas nos uniformes (sem generalização). Sempre deixei claro que sou contra a novas cores. A tradição do clube, da instituição deve ser respeitada, não importa a cifra.

Para citar alguns exemplos brasileiros, o alvinegro Corinthians já atuou de roxo, grená, cinza e ainda lançou uma amarela/ouro da torcida. O Palmeiras já jogou de azul e verde limão. O São Paulo terá uma toda vermelha. O Atlético-MG fez uma camisa rosa para treino. A rubro-verde Portuguesa já atuou de preto. O Vasco vestiu azul. E o Vitória, por causa de uma campanha de doação de sangue, entrou em campo de alvinegro. Há outros inúmeros exemplos.

Todos citam o Barcelona e seus parceiros da Europa. Mas nem tudo o que vem de lá, é bom. É preciso filtrar. Sem falar que estas ideias chegam com muito atraso no país. A moda das camisas de cores extravagantes já está ultrapassado por lá. Mas aqui virou uma alternativa para os clubes faturarem.

Creio que há outras alternativas para os clubes diminuírem suas dívidas. A começar pelo bom senso e profissionalismo de seus dirigentes. Há cotas de TV, bilheterias, negociação de jogadores e produtos com a marca do clube, pelo menos. Não é preciso mexer na tradição de uma instituição para atiçar a paixão do torcedor.

Mas agora tudo é cult. É legal mexer no passado. Não sou contra as histórias dos clubes. Pelo contrário. Mas não se pode faltar com o respeito com a tradição. Dirigentes ultrapassados e marketeiros que só pensam nas verdinhas, acabam com o clube e com a paciência do torcedor.

Dia 14 de janeiro, o blog rbrito vai se transformar em Sr. Goool. Acesse o site: http://srgoool.com.br/
Siga-nos no Twitter: @SrGoool
Curta e Compartilhe nossa FanPage: http://www.facebook.com/pages/Sr-Goool/304542439646099

Nenhum comentário:

Postar um comentário