quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Futebol bem brasileiro!


Os Campeonatos Estaduais 2012 só foram encerrados no dia 29 de outubro e com quatro meses de atraso. Culpa de uma briga na justiça entre os clubes amapaense Oratório e Santos. Em poucos dias, o ano vai virar, mas a bagunça no futebol brasileiro seguirá a todo vapor. Afinal, os Estaduais 2013 ainda nem começaram e já tem briga na justiça desportiva.

Para você que ainda não eliminou a ressaca do Campeonato Brasileiro ou está com a cabeça na Copa Sul-americana e no Mundial de Clubes, o blog rbrito explicará as confusões do Amapaense (já terminada) e do Brasiliense e Cariocão (ainda em andamento). Como dizia o programa Rá-Tim-Bum "senta que lá vem a história".

Amapá 2012!
O Oratório só conseguiu comemorar seu primeiro título estadual após quatro meses de disputa nos tribunais esportivos. Pelo menos, por unanimidade (7 votos a 0), o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) deu ganho de causa ao vencedor do primeiro turno.

A confusão teve início no dia 2 de agosto, quando Oratório e Santos fariam a final do segundo turno no Estádio Glicério Marques. O problema foi que a Federação Amapaense de Futebol (FAF) e os espertões de seus dirigentes, também marcaram um duelo que não valia nada entre São José Ypiranga no mesmo dia e local da final.

Resultado: O Oratório não conseguiu entrar em campo e o Santos, sequer, se deslocou para o local da partida. Como tinha vencido o primeiro turno, o Oratório seria campeão estadual se vencesse o returno. Por conta disso, a diretoria do clube requisitou a vitória por W.O. perante ao Tribunal de Justiça Desportiva do Amapá (TJD/AP).

O Oratório até que venceu nos tribunais, mas depois o TJD/AP tirou a vitória por W.O. Com tanta enrolação, o caso chegou ao STJD. Como não houve acordo entre as partes e após longa análise, o STJD declarou vitória ao Oratório que ficou com o título do segundo turno e do Campeonato Amapaense 2012.

Distrito Federal 2013!
O imbróglio do Campeonato Brasiliense 2013 envolve o Guará e o Bolamense. Na verdade, a confusão aconteceu tudo por causa do Botafogo. Calma! O blog rbrito explicará tudinho para vocês, torcedores-internautas. Em 2009, o Guará se transformou em Botafogo. Mas, agora, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJD-DF) questiona esta mudança.

Na liminar, o TJD-DF solicita a apuração sobre as denúncias de que o clube entregou documentação falsa a Federação local, assim como o uso indevido da marca do Botafogo do Rio de Janeiro. Desta feita, o clube foi suspenso e a Federação Brasiliense de Futebol passou a chamá-lo de Guará - criado em 2004 e que deu origem ao Botafogo-DF.

Com a suspensão do Guará - a confusão ainda segue na justiça -, o Bolamense, terceiro colocado na Segundona 2012, ficaria com a vaga no Estadual 2013. Na tabela do Campeonato Candango há o Bolamense com asterisco. A Federação explica:

"Botafogo foi suspenso pelo TJD/DF, em liminar do Processo 146/2012 do dia 29/11/2012, incluindo-se nesta vaga o Bolamense Futebol Clube 3º colocado da 2ª Divisão do campeonato de 2012, conforme Art. 1º, §primeiro parágrafo do regulamento da competição".



Há também explicações no início do regulamento - como é possível ver na imagem abaixo:



Rio de Janeiro 2013!
Campeão da Segundona, o Quissamã pode perder a vaga na elite do Campeonato Carioca para o Goytacaz. Terceiro colocado na Segundona, o Goytacaz venceu a primeira batalha no Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD-RJ), mas a Quissamã levou a disputa para o STJD. O Goytacaz acusa o rival de não avisar à Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) o estádio que mandaria os jogos do Cariocão e, assim, descumprindo o regulamento.

Diz o parágrafo primeiro do artigo 14°, os times "para terem garantido o direito de acesso à Série A deverão apresentar, sob protocolo, até o dia 10 de novembro de 2012, documentação que comprove possuir no Estado do Rio de Janeiro, estádio à sua disposição para todo o campeonato e dentro das exigências do Estatuto do Torcedor".

O Quissamã, por sua vez, alega que avisou a entidade que mandaria seus jogos no Estádio Cláudio Moacyr, em Macaé. O problema é que a diretoria não teria avisado a Ferj oficialmente, através de protocolo. A entidade carioca está em cima do muro. No regulamento da entidade, o Quissamã está no Grupo A da Taça Guanabara. Veja a imagem abaixo:



Mas na tabela da mesma competição, a Ferj coloca os dois clubes com um asterisco (Quissamã/Goytacaz) e a simples explicação "* LIMINAR CONCEDIDA AO GOYTACAZ F.C. PELO TJD/RJ".



É... pelo visto, os clubes brasileiros adoram os gramados dos tribunais. Seja para reclamar de árbitros, para evitar punições ou para tentar derrubar o rival quando não é competente em campo.

Já está animado para os Estaduais 2013? Opine! Participe pelo blog rbrito ou através do www.twitter.com/rbrito1984

Nenhum comentário:

Postar um comentário