segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Festa no Japão!


O Corinthians, ao contrário do que alguns dizem, não foi o Brasil no Mundial de Clubes. Pode ter sido o representante brasileiro, mas atraiu inúmeros secadores - como manda a boa rivalidade do futebol. Mesmo assim, o Timão com a vitória, por 1 a 0, sobre o Chelsea, e o segundo trofeu no Mundial de Clubes, ajudou o Brasil a assumir a liderança, de forma isolada, no quesito títulos.

Mais no blog rbrito:
Conheça o site Sr. Goool e já mostre seu amor pelo clube do coração!


Agora, o denominado país do futebol ostenta dez conquistas do Mundial de Clubes. O blog rbrito levou em contas as disputas de 1960 para cá. Italianos e argentinos ficaram na segunda colocação com nove títulos cada. A Espanha e o Uruguai ostentam seis triunfos cada. Com três taças estão Alemanha e Holanda, contra duas de Inglaterra e Portugal. Já Paraguai e Iugoslávia têm um título cada.

Em relação aos clubes, o Milan é o maior vencedor com quatro títulos. Internazionale, São Paulo, Boca Juniors, Real Madrid, Nacional (Uruguai) e Peñarol somam três cada. O Barcelona puxa a fila com dois títulos que ainda têm Manchester United, Porto, Bayern de Munique, Juventus, Ajax, Independiente, Santos e, agora, o Corinthians - vencedor também do Mundial de 2000.

Por fim, com um título mundial na galeria estão Internacional, Borussia Dortmund, Vélez Sarsfield, Estrela Vermelha, River Plate, Flamengo, Grêmio, Olímpia, Atlético de Madrid, Feyenoord, Estudiantes e Racing Club. Mas apenas Barcelona e Corinthians já venceram duas vezes o Mundial organizado pela FIFA.

E tem mais...
O gol do peruano Paolo Guerrero na final do Mundial ainda encerrou um jejum de títulos sul-americanos. A Europa vinha de cinco títulos mundiais consecutivos. A América do Sul não vencia desde 2006, quando o Internacional desbancou o Barcelona. Mas a média de gols deixou a desejar e se tornou a segunda pior desde que a FIFA assumiu o comando da competição.

Em 2012, o Mundial de Clubes teve oito jogos e 21 gols. Média de 2,62 tentos por partida. Apenas em 2006 o cenário foi pior. Naquela oportunidade, fora 17 gols e média de 2,43. Em 2005 e 2008, a média também ficou abaixo dos três gols por partida (2,71) e (2,88), respectivamente. No ano passado e em 2007, a média foi de três tentos por jogo. Em 2009, foram 25 gols e média de 3,13, contra 3,38 de 2010 - recordista no quesito.

Bicampeão!
O Corinthians, nesta nova era de Mundial de Clubes, foi o campeão com a melhor defesa e o pior sistema ofensivo. O Timão anotou apenas dois gols em dois jogos, mas não levou nenhum. Apenas Internazionale, em 2010, e Barcelona, em 2011, não foram furados. Mas os europeus cansaram de balançar as redes. A Inter de Milão fez seis gols, dois a menos que o Barça.

Se levarmos em conta o Mundial de 2000, o Corinthians está há seis jogos invicto na competição. São quatro vitórias e dois empates. O clube paulista ainda soma oito gols a favor e apenas dois contra. Em 2000, o Corinthians foi campeão nos pênaltis ao bater o Vasco no Maracanã.

Por fim, esta foi a terceira vez que o campeão saiu com o título após uma vitória, por 1 a 0 - levando em conta apenas os torneios organizados pela FIFA. Manchester United, Internacional e São Paulo já tinham comemorado a conquista do mundo com este placar magro, mas suficiente.

Prêmios!
O Corinthians ficou com o título, o Chelsea foi o vice-campeão e o Monterrey garantiu o bronze. Aliás, os mexicanos ainda faturaram o Prêmio Fair-Play. A bola de ouro ficou com o goleiro do Timão, Cássio. O brasileiro David Luiz, do Chelsea, recebeu a bola de prata, enquanto Paolo Guereiro, do campeão Corinthians, levou a bola de bronze.

O título mundial do Corinthians foi justo? Opine! Participe pelo blog rbrito ou através do www.twitter.com/rbrito1984

Nenhum comentário:

Postar um comentário