segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Terça saborosa!


Goiás e Criciúma poderão conquistar o acesso na Série B do Campeonato Brasileiro, nesta terça-feira, pela 35ª rodada. Goianos e catarinenses dependem apenas de suas forças para voltarem à elite, como mostra o blog rbrito nesta segunda-feira. O Goiás foi rebaixado em 2010, enquanto a agonia do Criciúma vem desde 2004.

Na liderança, com 70 pontos e 21 vitórias, o Goiás sobe com um triunfo sobre o Boa Esporte, em Varginha. Mesmo se o São Caetano, quinto colocado, bater o Criciúma, não conseguirá alcançar as 22 vitórias do líder goiano. O acesso poderá ser alcançado até com um empate. Desde que o Azulão não surpreenda o Tigre no Heriberto Hulse. A campanha do Goiás fora de casa é de oito triunfos, três empates e seis derrotas. No primeiro turno, o Goiás venceu o Boa Esporte, por 2 a 0.

A situação do Criciúma também é tranquila. Na vice-liderança, com 68 pontos e 21 vitórias, o time catarinense voltará à elite com um triunfo em cima do adversário direto São Caetano. O clube paulista soma 61 pontos e 17 vitórias e restaria apenas nove em disputa. Para deixar o torcedor tricolor ainda mais animado, o Criciúma, em casa, soma 14 vitórias e só três derrotas. No primeiro turno, os rivais empataram, por 1 a 1.

Outros números comprovam a boa campanha de Goiás e Criciúma. A dupla, por exemplo, tem o maior número de vitórias (21). O Goiás ainda ostenta o menor número de derrotas (6). Se o Criciúma tem o melhor ataque (73) e o artilheiro Zé Carlos (26), o Goiás - ao lado do Atlético-PR - ostenta a melhor defesa (33).

Casa e fora!
Os jogos restantes do Goiás pela ordem são: Boa Esporte (F), Grêmio Barueri (C), São Caetano (F) e Joinville (C). O Criciúma ainda vai encarar São Caetano (C), América-RN (F), Atlético-PR (C) e Avaí (F). Os jogos do São Caetano, por sua vez, são: Criciúma (F), Boa Esporte (C), Goiás (C) e Guarani (F).

Na briga pelo acesso ainda têm Vitória e Atlético-PR. A dupla não poderá subir nesta rodada, mas só depende de suas forças para retornar à elite. O Vitória terá pela frente América-MG (C), Guaratinguetá (F), Joinville (F) e Ceará (C). A maratona do Atlético-PR conta com duelos diante de América-RN (C), ASA (F), Criciúma (F) e Paraná (C).

Bem a frente!
Se você, torcedor-internauta, ainda não está crente no acesso de algum destes clubes, o blog rbrito traz outros números para elucidar esta análise. Todos os quatro clubes do G4 já têm pontuação de acesso. Atualmente, o Goiás aparece com 70 pontos, enquanto o Criciúma tem 68, contra 66 do Vitória e 65 do Atlético-PR.

Na história da Série B, de 2006 para cá, os últimos classificados na zona de acesso (quarto colocado) somaram, no máximo, 65 pontos. Em 2009, o Atlético-GO subiu com a pontuação mais alta entre aqueles clubes que terminaram na quarta posição (65). Em 2006, o número mágico foi 61 do América-RN.

No segundo ano de pontos corridos, o Vitória diminuiu a pontuação para 59. O Grêmio Barueri, em 2008, elevou a pontuação para 63. Depois dos 65 do Atlético-GO, ainda teve 63 do América-MG, em 2010, e 61 do Sport na temporada passada.

Apenas um ponto o quarteto não conseguirá escrever o nome na história. O recorde de pontos ainda seguirá sob o domínio do campeão Corinthians, em 2008. Naquela oportunidade, o Timão, ao término das 38 rodadas, anotou 85 pontos. O Goiás "só" poderá chegar a 82. Como consolação, o time goiano poderá bater a segunda maior pontuação que foi da Portuguesa, em 2011, com 81.

* Atualizado às 16h59

Quais clubes vão conquistar o acesso na Série B 2012? Opine! Participe pelo blog rbrito ou através do www.twitter.com/rbrito1984 

Confira os jogos da 35ª rodada da Série B:

Terça-feira
16h
Atlético-PR x América-RN

19h30
Joinville x Guaratinguetá
Guarani x ASA
Grêmio Barueri x Ceará
Criciúma x São Caetano

21h50
Boa Esporte x Goiás
CRB x Paraná
Vitória x América-MG
ABC x Avaí
Ipatinga x Bragantino

2 comentários:

  1. Só uma correção: Em 2009, quem subiu com 65 pontos foi o Dragão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Yuri. Duas letrinhas que fazem uma tremenda diferença. Já atualizei o post!

      Obrigado mais uma vez!

      Abs

      Excluir