sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Pra rua!


O blog rbrito já analisou as médias de público, o aproveitamento de pontos, os gols, as vitórias, derrotas e tantos outros critérios das Séries A, B e C do Campeonato Brasileiro. Nesta sexta-feira, o blog rbrito inovou e traz os clubes mais indisciplinados e disciplinados dentro das quatro linhas. Os números são do site oficial da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

E não esqueçam: O blog rbrito resolveu perguntar a vocês, caros torcedores-internautas, qual o Sr. Goool que você guarda na memória? Aquele que faz você arrepiar, se emocionar, agradecer por respirar futebol. Pode ser do time do seu coração, do seu ídolo, de Seleções, clubes do exterior...

O juiz aqui é você! Escreva para o blog rbrito ou através do twitter (@rbrito1984) e nos conte qual Sr. Goool faz você suspirar. Se quiser contar a história do gol, ou como você viu o tento, ou ainda narrar o golaço, fique a vontade. O espaço é de vocês!

Mais no blog rbrito:
Resultado de um ano! Ranking de aproveitamento das Séries A, B, C e D!

Sr. Goool! Enquete especial para vocês, torcedores-internautas! ESCOLHA O SEU!

Antes de focar nos clubes, o blog rbrito trará um panorama geral das três principais divisões nacionais. Independentemente do merecimento ou não dos cartões e deixando de lado as polêmicas, os números são altos, principalmente de amarelos. A Série A tem a maior média de advertências, 49,4 por rodada. São 1.729 cartões amarelos em 35 rodadas.

A Série B, com 36 rodadas, vem logo atrás. A média dos 1.731 amarelos já distribuídos é de 48 por rodada. Apesar de ter só 20 rodadas, a Série C chega bem próximo das outras duas divisões. Até aqui foram distribuídos 983 cartões amarelos. Média de 49,1. E é a Série C a recordista de expulsões.

A média da competição é de 3,25 cartões vermelhos por rodada. Ao todo, os árbitros já mandaram 65 jogadores para o chuveiro. A Série A tem 97 cartões vermelhos e média de 2,7 por rodada. O número de expulsões sobe um pouco na Série B, com 113 vermelhos e média de 3,1.

Vale a pena!
O blog rbrito observou que nas Séries A e B vale a pena ser disciplinado. O mesmo não acontece na Série C. O Botafogo luta por uma vaga na Libertadores e é o time mais disciplinado do Brasileirão O time do técnico Oswaldo Oliveira recebeu apenas 65 cartões amarelos e dois vermelhos. O número de expulsões é o mais baixo da Série A. Bahia, Ponte Preta e Corinthians também só tiveram dois jogadores expulsos em 35 rodadas.

Os números do Fluminense - atual campeão - também são animadores. O time do técnico Abel Braga levou 79 cartões amarelos e três vermelhos. Bem diferente da situação do rebaixado Figueirense. O clube catarinense é o recordista de expulsões: nove. O Figueira ainda levou 86 amarelos. Neste quesito, Cruzeiro (110) e Bahia (106) se destacam negativamente como os único clubes a ultrapassarem 100 advertências.

Quer mais uma prova que para ser bem sucedido não precisa ser violento ou indisciplinado? Olhe os números da Série B! Único clube a garantir, até aqui, o acesso à Série A, o Goiás é o mais disciplinado da competição. Comandado por um jovem técnico (Enderson Moreira), o time goiano tem apenas 56 cartões amarelos e um vermelho.

Bem diferente da situação do Bragantino, que luta contra o rebaixamento. O clube paulista é o responsável pelo maior número de expulsões (12). Além do Braga, só o Criciúma, que luta pelo acesso, chega a marca de dez vermelhos. Em relação a cartões amarelos, o recordista é o América-RN (110).

Descompasso!
Na Série C, a bagunça é geral. Eliminado nas quartas-de-final, o Duque de Caxias deixou a competição sem ter, sequer, um jogador expulso. O clube fluminense também teve o menor número de cartões amarelos (42). Já os números do quarteto do acesso (Icasa, Paysandu, Chapecoense e Oeste) não são lá estas coisas...

O Oeste, dono do melhor aproveitamento dentre estes quatro clubes, é o responsável pelo maior número de expulsões (7). O clube paulista ainda foi advertido com 45 amarelos. O Icasa vem logo atrás com seis vermelhos e 55 amarelos. O Paysandu, por sua vez, se foi expulso uma vez a menos, levou mais amarelos (57). Já a Chapecoense tem três expulsões e 40 amarelos.

Seu time é caçado em campo? Como você avalia a violência dentro das quatro linhas? Opine! Participe pelo blog rbrito ou através do www.twitter.com/rbrito1984

Nenhum comentário:

Postar um comentário