quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Legado para 2013!


No próximo sábado, a Série C do Campeonato Brasileiro terá um campeão inédito. Oeste e Icasa, após conquistarem o acesso, disputarão a partida final da Edição 2012 da terceira divisão nacional. Paysandu e Chapecoense foram os outros dois clubes que subiram de divisão. Apesar da disputa estar aberta este ano, em 2013 a Série C já está definida em relação a seus participantes.

Mais no blog rbrito:
Esgotado! Penúltima atualização do ranking de público das Séries A, B, C e D!


Sampaio Corrêa-MA, CRAC-GO, Baraúnas-RN e Mogi Mirim-SP conquistaram o acesso na Série D. Enquanto isso, no último final de semana, CRB-AL, Guarani-SP, Ipatinga-MG e Grêmio Barueri-SP foram rebaixados na Série B. O Estado de São Paulo terá um recorde de participantes, em 2013, na Série C. O blog rbrito levou em conta apenas as temporadas de 2009 para cá, quando se adotou o formato com 20 clubes.

Os paulistas já dominaram as Séries A e B e, agora, darão as cartas no terceiro escalão do futebol verde e amarelo. Assim como o Rio de Janeiro, São Paulo terá três participantes (Guarani, Grêmio Barueri e Mogi Mirim). Para os cariocas não é novidade a quantidade de clubes. Este ano mesmo, o Rio contou com três representantes. Em 2013 serão Macaé, Duque de Caxias e Madureira.

O Estado de Goiás também cresceu na Série C. Os goianos passaram em branco durante as três primeiras temporadas. O primeiro representante de Goiás na Série C foi o Vila Nova. Em 2013, o Tigrão ganhará a companhia do CRAC. O Estado do Mato Grosso é outro que terá dois clubes (Luverdense e Cuiabá).

Por outro lado, o Estado do Ceará perdeu dois clubes. Os cearenses terão apenas o Fortaleza na Série C em 2013. Pará, Pernambuco e Rio Grande do Sul ficaram com um clube a menos. Além destes Estados, Alagoas, Distrito Federal, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba e Rio Grande do Norte contarão com um clube cada na próxima temporada.

Campeões!
A divisão de títulos por Estados - levando em conta toda a Série C - tem São Paulo na liderança com sete conquistas. Os Estados de Goiás, Rio de Janeiro e Santa Catarina somam três cada, uma mais que o Pará. Com um título aparecem Distrito Federal, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Norte.

Se focarmos apenas de 2009 para cá, o campeão será inédito também em relação ao Estado. Em 2009, Minas Gerais fez festa para o América. O Rio Grande do Norte comemorou o título do ABC em 2010. Na temporada passada foi a vez do Joinville levar o título para Santa Catarina. Agora, em 2012, será a vez do Ceará ou de São Paulo.

Qual clube será campeão da Série C 2012? Opine! Participe pelo blog rbrito ou através do www.twitter.com/rbrito1984

Confira a divisão de Estados da Série C:

2009

AL, MT, MG, PA, RS, SC e SP - 2 clubes
AC, CE, DF, MA, PE e SE - 1 clube

2010

PA e RS - 3 clubes
RN e SC - 2 clubes
AC, AL, CE, DF, MT, MG, PB, PE, RJ e SP - 1 clube

2011

CE, PA, RJ, RS, SC e SP - 2 clubes
AC, AL, DF, MT, MG, PB, RN e TO - 1 clube

2012

CE e RJ - 3 clubes
MT, PA, PE e RS - 2 clubes
DF, GO, MG, PB, SC e SP - 1 clube

2013

RJ e SP - 3 clubes
GO e MT - 2 clubes
AL, CE, DF, MA, MG, PA, PB, PE, RN e RS - 1 clube

Nenhum comentário:

Postar um comentário