segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Artilheiros tricolores!


As Séries A, B e C do Campeonato Brasileiro 2012 podem acabar com artilheiros de três clubes tricolores. Atacante do Fluminense, Fred - recém convocado para a Seleção Brasileira - reina sozinho na primeira divisão. Na Série B, Zé Carlos, do Criciúma - novo integrante da elite do nacional - disparou na ponta. Já Dênis Marques, do eliminado Santa Cruz, tem tudo para colocar esta façanha no currículo.

E não esqueçam: O blog rbrito resolveu perguntar a vocês, caros torcedores-internautas, qual o Sr. Goool que você guarda na memória? Aquele que faz você arrepiar, se emocionar, agradecer por respirar futebol. Pode ser do time do seu coração, do seu ídolo, de Seleções, clubes do exterior...

O juiz aqui é você! Escreva para o blog rbrito ou através do twitter (@rbrito1984) e nos conte qual Sr. Goool faz você suspirar. Se quiser contar a história do gol, ou como você viu o tento, ou ainda narrar o golaço, fique a vontade. O espaço é de vocês!

Mais no blog rbrito:
Sr. Goool! Enquete especial para vocês, torcedores-internautas! OPINE!

Frederico Chaves Guedes, mais conhecido como Fred, já anotou 19 gols pelo Tricolor carioca e ainda tem dois jogos por fazer no Brasileirão. Sem falar que o atacante do Fluminense faz parte do ataque mais produtivo da Série A (59). Mas não é nenhuma surpresa o Fluminense terminar na ponta da artilharia.

Neste levantamento do blog rbrito, fomos atrás da última vez destes três clubes na ponta da artilharia. Pelo nacional, o Fluminense fez Washington de artilheiro na temporada 2008. Naquela oportunidade, com 21 gols, o atacante dividiu a liderança com Keirrison (Coritiba) e Kléber Pereira (Santos). Mais recentemente, em 2011, pelo Cariocão, Fred anotou dez gols, mesmo número de Loco Abreu, do Botafogo.

Outro estágio!
A mesma desenvoltura não é vista no Criciúma. O clube catarinense jamais terminou na ponta da artilharia em uma competição nacional. Isso não aconteceu nem mesmo em 1991 - ano do título da Copa do Brasil -, nem em 2002 - com o título da Série B - e muito menos em 2006 - campeão da Série C.

A última vez que o Criciúma fez um artilheiro foi no longínquo Campeonato Catarinense de 2003. Naquela oportunidade, Delmer anotou sete tentos, mesmo número de Geraldão, do Tiradentes. Pelo menos, em 2012, o Tigre fará barba, cabelo e bigode.

Até aqui, o Criciúma já conquistou o acesso à Série A após oito anos. E Zé Carlos é o maior artilheiro da história da Série B. Com 27 gols, José Carlos Ferreira Filho, Zé do Gol para os torcedores tricolores, superou em dois tentos Alessandro, do Ipatinga, e Uéslei, do Bahia - então os recordistas da Série B.

Pela metade!
A situação do Santa Cruz é ainda mais inusitada. Ao contrário do Criciúma, o Tricolor até que se destaca na artilharia, mas sofre com a saga do acesso. Eliminado da disputa na Série C, o Tricolor pernambucano tem o cacheado Dênis Marques, com 11 gols, na liderança da artilharia.

Dênis Marques do Nascimento foi o artilheiro do Campeonato Pernambucano 2012, com 15 gols. Sem falar que o Santa Cruz já fez artilheiros nas Séries A e B do Brasileirão. Em 1973, coube a Ramón anotar 21 tentos para o Tricolor na elite do Nacional. Já Reinaldo, em 2005, fez a festa do Santa Cruz na Série B, com 16 gols.

Você está contente com o goleador do seu clube? Opine! Participe pelo blog rbrito ou através do www.twitter.com/rbrito1984

Confira os artilheiros das Séries A, B e C do Brasileirão 2012:

SÉRIE A
Fred (Fluminense) - 19 gols

SÉRIE B
Zé Carlos (Criciúma) - 27 gols

SÉRIE C
Dênis Marques (Santa Cruz) - 11 gols

Nenhum comentário:

Postar um comentário