segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Lavar a alma!


Com a vitória, por 2 a 0, sobre o CRAC, no lotado Estádio Castelão, em São Luís, neste domingo, o Sampaio Corrêa conquistou o título da Série D do Campeonato Brasileiro 2012. O título vem em um final de semana negro para campeões da Série D. Guarany e Tupi foram rebaixados na Série C. Mas hoje é dia de festa. Aliás, o clube maranhense tem o melhor aproveitamento entre todos os vencedores da competição de 2009 para cá.

Invicto, o Sampaio Corrêa deu a volta olímpica com aproveitamento de 79,1%. Quem mais se aproxima deste número é o Guarany, campeão em 2010. Naquela oportunidade, o clube cearense festejou o título com 61,1%. Em 2009, no primeiro ano de Série D, o São Raimundo foi campeão com aproveitamento de 58,3% - o mesmo apresentado pelo Tupi, vencedor do ano passado.

Aliás, o incrível aproveitamento do Sampaio Corrêa - dono da sexta melhor média de público das quatro divisões nacionais (Veja aqui!) - supera, inclusive, os melhores clubes das Séries A, B e C do Brasileirão. O Fluminense, por exemplo, tem "apenas" 71,9%. Já o Criciúma, líder da Série B, aparece com 69,9%. O aproveitamento do Fortaleza, classificado e melhor clube da Série C, é de 74,5%.

Merecido!
Na campanha invicta do Sampaio Corrêa, o clube maranhense conquistou 38 dos 48 possíveis. Na primeira fase, o time do técnico Flávio Araújo venceu todos os oito jogos. Ao todo foram 11 vitórias e cinco empates. O Sampaio Corrêa ainda fez 37 gols - sendo 25 na primeira fase - e levou só oito tentos. Como mandante, o time obteve sete triunfos e apenas um empate. Já fora de casa, o Tubarão conseguiu quatro vitórias e quatro empates.

O Sampaio Corrêa passou, na primeira fase, por Mixto-MT, Comercial-PI, Santos-AP e Araguaína-TO. No mata-mata, em todos os duelos, o Sampaio Corrêa empatou a primeira partida. O primeiro desafio foi contra o Vilhena-RO. O Mixto voltou a aparecer na frente do Tubarão, mas ficou para trás nas quartas-de-final. Na semifinal, a vítima foi o Baraúnas-RN. E o CRAC-GO caiu na grande decisão, após um empate, em casa, por 1 a 1, e uma derrota, por 2 a 0, em São Luís.

Este é o terceiro título nacional do Sampaio Corrêa - atual campeão estadual. O clube maranhense faturou a Série B em 1972. Em 1997, o Sampaio Corrêa foi campeão invicto da Série C ao alcançar a marca de 12 vitórias e seis empates. O Tubarão ainda fez 33 gols e sofreu 11. É a primeira vez que um clube conquista a taça em três divisões diferentes do futebol brasileiro.

Agora, a região Nordeste lidera o quesito títulos na Série D. Além do Sampaio Corrêa, o Guarany-CE já havia dado a volta olímpica. O São Raimundo-PA fez as honras para o Norte, enquanto o Tupi-MG garantiu o trofeu para o Sudeste. Apenas as regiões Sul e Centro-Oeste ainda não vibraram na última divisão nacional.

O título do Sampaio Corrêa foi justo? Opine! Participe aqui ou através do www.twitter.com/rbrito1984

Confira o aproveitamento dos campeões da Série D:

2009
São Raimundo-PA - 58,3%

2010
Guarany-CE - 61,1%

2011
Tupi-MG - 58,3%

2012
Sampaio Corrêa-MA - 79,1%

Confira a campanha do, agora, campeão Sampaio Corrêa:

Primeira fase
Mixto-MT 1x3 SAMPAIO CORRÊA
SAMPAIO CORRÊA 4x0 Comercial-PI
Santos-AP 1x3 SAMPAIO CORRÊA
Araguaína-TO 0x4 SAMPAIO CORRÊA
SAMPAIO CORRÊA 6x0 Santos-AP
SAMPAIO CORRÊA 3x0 Araguaína-TO
Comercial-PI 0x1 SAMPAIO CORRÊA
SAMPAIO CORRÊA 1x0 Mixto-MT

Oitavas-de-final
Vilhena-RO 2x2 SAMPAIO CORRÊA
SAMPAIO CORRÊA 4x1 Vilhena-RO

Quartas-de-final
Mixto-MT 1x1 SAMPAIO CORRÊA
SAMPAIO CORRÊA 0x0 Mixto-MT

Semifinal
Baraúnas-RN 1x1 SAMPAIO CORRÊA
SAMPAIO CORRÊA 1x0 Baraúnas-RN

Final
CRAC-GO 1x1 SAMPAIO CORRÊA
SAMPAIO CORRÊA 2x0 CRAC-GO

Nenhum comentário:

Postar um comentário