quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Em boca fechada...


No último domingo, o blog rbrito trouxe a incoerência do técnico Mano Menezes em suas convocações na Seleção Brasileira (Veja o post aqui!). Agora, o blog rbrito coloca Muricy Ramalho contra a parede. O treinador deu uma de Renato Gaúcho naquela célebre frase de 2009:

"O Brasileiro está no início e quem está na frente não vai ganhar todas. Estou a cinco metros da Libertadores do ano que vem, enquanto os demais estão a cinco mil metros. Então, para que vou correr cinco mil metros? Deixa o Fluminense vencer a Libertadores que, depois, vamos brincar no Brasileiro".

Lógico que o a situação do Santos é diferente daquela apresenta pelo Fluminense, que escapou do rebaixamento apenas na última rodada do Brasileirão, mas Muricy Ramalho caiu do cavalo - com o perdão do lugar comum. Tetracampeão brasileiro e vencedor da Libertadores, Muricy Ramalho cometeu a mesma soberba do companheiro de profissão ao ser eliminado pelo Corinthians na competição sul-americana.

Quando saí da Libertadores, ganhei o título brasileiro duas vezes (na verdade, três). Então a gente tem experiência nisso. Quando se sai de uma competição muito mal, existe uma dificuldade de recuperar o jogador. Não foi o caso. Deixamos a Libertadores de cabeça erguida, entre os quatro melhores times. Então teremos facilidade em recuperar os atletas para buscarmos o brasileiro", disse ele ao ser instigado pelos repórteres.

Mas de lá para cá muita coisa mudou. O Santos não teve a tal "facilidade" em campo, perdeu Paulo Henrique Ganso para o rival São Paulo, fez uma troca absurda com o Grêmio e ficou sem Elano, perdeu Neymar para a Seleção Brasileira e o discurso do treinador mudou radicalmente. Além de criticar a falta de planejamento da diretoria e as convocações de Mano Menezes, Muricy Ramalho repensou em sua análise no Brasileirão.

"Precisamos analisar quem está em cima, são times muito fortes. Nós não precisamos só reagir, os outros também têm que cair e eles, seguramente, não vão cair pelo plantel que possuem".

Lógico que Muricy Ramalho continua sendo um grande treinador, mas ele caiu de produção. Parece que Muricy - adepto ao trabalho - se acomodou. O treinador passou a depender exclusivamente de Neymar. Com certeza o garoto é um grande jogador, o melhor do Brasil, mas um treinador da grandeza de Muricy deve ter cartas na manga, deve ter novos esquemas.

Muricy Ramalho sabia muito bem que não teria Neymar por vários jogos por causa da Seleção Brasileira. E ele não pode reclamar! Fosse Muricy ou qualquer outro técnico na Seleção faria a mesma coisa, convocaria o camisa 11. Muricy se acomodou ao não buscar alternativas. Ele se tornou um técnico comum a partir do momento que seguiu o caminho mais fácil, ou seja, apenas reclamar. Muricy Ramalho chegou até criticar a postura do Corinthians em campo. Disse que era um time defensivo, quando na verdade, o time de Tite marca no campo ofensivo e recupera a bola perto do gol.

Acostumado ao estrelato, Muricy Ramalho terá que se contentar, neste ano e na próxima temporada, em ser um mero expectador, um coadjuvante. No Brasileirão, a missão do Santos será escapar do rebaixamento e beliscar uma vaga na Copa Sul-americana. E no ano que vem, o Peixe terá que se contentar com a Copa do Brasil. Muito pouco para Muricy Ramalho. Menos ainda para o Santos.

Participe do blog rbrito! Opine aqui ou através do www.twitter.com/rbrito1984

Nenhum comentário:

Postar um comentário