quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Derradeiros 90 minutos!


Neste final de semana, com direito a segundo turno de eleição, a Série C do Campeonato Brasileiro definirá os quatro últimos clubes classificados à próxima fase, além dos dois últimos rebaixados à Série D 2013. O blog rbrito aproveita esta quinta-feira para trazer o que cada um dos clubes necessita em sua luta, seja pela classificação, liderança ou contra o rebaixamento.

Mais no blog rbrito:
Escorregão elitista! Média geral da Série A cai pelo 3º ano seguido!


Até aqui, Fortaleza e Luverdense se classificaram no Grupo A. O clube cearense - dono da melhor campanha na competição - já garantiu a liderança. No Grupo B, Macaé e Oeste carimbaram o passaporte. Os dois clubes ainda duelam pelo topo. Por outro lado, o Guarany foi rebaixado no Grupo A e o Tupi caiu no Grupo B. Façam suas apostas! Restam apenas 90 minutos!

GRUPO A

Fortaleza - Classificado e garantido no primeiro lugar. Com 38 pontos, 11 vitórias, cinco empates e apenas uma derrota, o Tricolor cearense cumprirá tabela na última rodada da primeira fase contra o Guarany. O Fortaleza tem o melhor aproveitamento da Série C (74,5%).

Luverdense - Classificado e garantido na segunda colocação. Com 34 pontos, dez vitórias, quatro empates e três derrotas, o Luverdense cumprirá tabela diante do Treze.

Paysandu - Na terceira colocação, com 24 pontos, o Paysandu enfrentará o Icasa e só depende de suas forças para se classificar. Um empate garante o Papão na segunda fase. Em caso de derrota, o Paysandu terá que torcer por um tropeço do Santa Cruz.

Santa Cruz - O Santa Cruz, quarto colocado, com 22 pontos, também depende só de si para carimbar o passaporte. Se empatar com o Águia, o Tricolor pernambucano terá que torcer por uma derrota do Icasa.

Icasa - Apesar de ocupar a quinta colocação, com 21 pontos, o Icasa é outro clube que só depende das suas forças. Como tem seis vitórias, contra cinco do Paysandu, o clube cearense só precisa vencer o Papão para passar de fase. Em caso de empate, o Icasa terá que torcer por derrota do Santa Cruz e tropeço do Treze.

Treze - A partir do Treze, sexto colocado, com 19 pontos, a situação começa a ficar complicada. Além de vencer o Luverdense, o clube paraibano precisará de derrotas do Santa Cruz e do Icasa. Em caso de empate do Icasa, o Treze vai ter que tirar uma grande diferença de gols.

Cuiabá - O Cuiabá puxa a fila daqueles clubes que até sonham com a classificação, mas a real situação é o rebaixamento. No sétimo lugar, com 19 pontos, o Cuiabá enfrentará o Salgueiro. Se quiser se classificar, o clube mato-grossense terá que vencer, torcer por uma derrota do Santa Cruz e tirar um saldo de sete gols, e ainda por derrota Icasa e tropeço Treze. Pelo menos, o cenário para se livrar da degola é mais simples. Basta um reles empate. Em caso de derrota, terá que torcer por uma derrota do Águia.

Salgueiro - A situação do Salgueiro para se classificar é parecida com a do Cuiabá. Mas o clube pernambucano, oitavo colocado, com 19 pontos, terá que tirar uma diferença de nove gols para o Santa Cruz. Para se livrar da degola, o Salgueiro precisa de uma vitória. Se perder, terá que torcer por uma derrota do Águia. Em caso de empate, basta que o Águia também não vença.

Águia - Na zona de rebaixamento, na penúltima colocação, com 19 pontos, o Águia, que ainda tem chances de se classificar, tem cenário parecido com Cuiabá e Salgueiro. O clube paraense, porém, precisa tirar uma diferença de gols e ainda torcer para que Cuiabá e Salgueiro fiquem no empate. Na luta contra a degola, o Águia precisa vencer. Se empatar, terá que torcer para que Cuiabá ou Salgueiro vença o confronto direto.

Guarany - Na lanterna, com apenas 13 pontos, o Guarany já está rebaixado. Campeão da Série D em 2010, o clube cearense volta a última divisão nacional. O Guarany fechará sua participação diante do Fortaleza. O Guarany comprovou a maldição dos acessos e título na Série D (Veja o post aqui!).

GRUPO B

Macaé - O clube fluminense já está classificado para a próxima fase. Com 29 pontos, o Macaé enfrentará o Santo André para garantir a primeira colocação. O Macaé só depende de suas forças. Em caso de empate, terá que torcer por tropeços de Oeste e Caxias. Agora, se perder, o Macaé vai precisar de tropeços de Oeste, Caxias, Duque de Caxias e Chapecoense.

Oeste - O Oeste soma 28 pontos e também já carimbou o passaporte. Para se garantir na primeira colocação, o clube paulista terá que vencer o Madureira e torcer por um tropeço do Macaé.

Caxias - Na terceira colocação, com 27 pontos, o Caxias só depende de si para passar de fase. Até um empate garante o Caxias na próxima fase. Em caso de derrota para o Duque de Caxias, o clube gaúcho vai precisar secar a Chapecoense.

Duque de Caxias - O Duque de Caxias, quarto colocado, com 26 pontos, é outro que só depende de suas forças. Em caso de empate, terá que torcer por um tropeço da Chapecoense.

Chapecoense - Como Caxias e Duque de Caxias se enfrentarão, a Chapecoense - quinta colocada, com 26 pontos - só depende de suas forças. Em caso de empate, a Chapecoense terá que torcer por uma derrota do Duque de Caxias.

Vila Nova - Como tem apenas seis vitórias, duas a menos que o Duque de Caxias, o Vila Nova - sexto colocado, com 23 pontos - só cumprirá tabela diante do Brasiliense.

Madureira - O clube fluminense também fará da última rodada um amistoso. No sétimo lugar, com 22 pontos, o Madureira vai encarar o Oeste.

Brasiliense - Na oitava colocação, com 20 pontos, o Brasiliense ainda luta contra o rebaixamento. O clube candango escapa da degola com um empate diante do Vila Nova. Em caso de derrota, o Brasiliense terá que torcer por um tropeço do Santo André.

Santo André - Só há um cenário para o Santo André escapar do rebaixamento. Penúltimo colocado, com 18 pontos, o clube paulista precisa vencer o líder Macaé e torcer por uma derrota do Brasiliense.

Tupi - O Tupi já está rebaixado. Com apenas 14 pontos, o clube mineiro volta à Série D - competição que foi campeão na temporada passada.

Quais clubes vão se classificar na Série C? E quais serão rebaixados para a Série D? Opine! Participe pelo blog rbrito ou através do www.twitter.com/rbrito1984

Nenhum comentário:

Postar um comentário