terça-feira, 16 de outubro de 2012

Corda no pescoço!


A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) complicou a vida de todos ao atrasar a divulgação dos borderôs das Séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro. Por conta disso, o blog rbrito segura um pouco mais a atualização do ranking de público desta semana e parte para o Plano B ou o post que iria ao ar na quarta-feira.

Mais no blog rbrito:
Torneira fechada! Goleadas em falta no Brasileirão 2012!


Deu no que deu! Brasileirão vira a segunda ou até terceira opção dos clubes!

Nesta terça-feira, o blog rbrito traz a lista dos 60 técnicos das Séries A, B e C. Sim! Os profissionais que estão sempre com a corda no pescoço. Afinal, como dizem os poetas da bola "futebol é resultado". Eu ainda acredito que futebol é organização e planejamento. Mas sou sempre voto vencido.

Na Série A alguns casos recentes de que apenas trocar de técnico não adianta nada. O Palmeiras mandou embora Luiz Felipe Scolari e contratou Gilson Kleina, então na Ponte Preta. Nada contra Kleina, que fez bom trabalho na Macaca e tem futuro, mas o problema alviverde não é apenas no banco de reservas. Mesmo com a chegada de Kleina, o Palmeiras segue na zona de rebaixamento e a um passo da Série B.

O mesmo aconteceu com o Vasco, que demitiu Cristovão Borges para contratar Marcelo Oliveira. Mas uma vez, nada contra Marcelo Oliveira. Tanto é que o Vasco se manteve em baixa e, agora, perdeu a posição no G4 da Libertadores. O presidente Roberto Dinamite, que vendeu meio time, não ficou com nenhuma parcela da crise cruzmaltino. Sobrou para Cristovão Borges.

Há outros inúmeros exemplos. Do outro lado temos Fluminense, Atlético-MG e Grêmio - os três melhores clubes do Brasileirão. Todos os três seguem com seus técnicos - Abel Braga, Cuca e Vanderlei Luxemburgo, respectivamente. Não pode ser só sorte. Trabalho a longo prazo, planejamento e organização dão resultado. Só não vê quem não quer.

Dança das cadeiras!
A situação na Série B foi de um constante mexe-mexe. Cotados para jogarem a Série C em 2013, Guaratinguetá e Ipatinga cansaram de trocar de técnico e optaram por velhos conhecidos, "técnicos fabricados em casa". O clube paulista ficou com Carlos Octávio, enquanto Eugênio de Souza tem tudo para colocar um rebaixamento no currículo no Ipatinga.

Por outro lado, Grêmio Barueri e Bragantino, também na zona de rebaixamento, resolveram investir de olho no Estadual. O Barueri fechou com Roberto Cavalo. Já o Braga acertou com Vágner Benazzi, conhecido no interior de São Paulo pelos inúmeros acessos.

Há também aqueles técnicos conhecidos nacionalmente. É o caso de Paulo César Carpegiani. Ele é o responsável pela campanha do líder Vitória. Um fato chama a atenção no Leão baiano. Carpegiani costuma revezar a beira do gramado com seu auxiliar Ricardo Silva. Aliás, Ricardo Silva é pau para toda obra. Ele cansou de assumir interinamente o Rubro-negro.

Outro técnico bastante conhecido é o ex-goleiro Emerson Leão. O treinador comanda o São Caetano - um dos cotados ao acesso. Vadão, no Guarani, também tem nome no futebol brasileiro. Mauro Fernandes e Paulo César Gusmão ganharam seus destaques ao longo da carreira.

Tapa buraco!
Roberto Oliveira foi colocado no comando do Vila Nova de forma interina após a saída de Ney da Matta. O clube goiano está fora da zona de acesso na Série C. Dos 60 técnicos das três principais divisões nacionais, apenas Roberto Oliveira está no cargo de forma interina.

Quem chama a atenção na Série C é Vica, comandante do Fortaleza. O treinador está invicto na campanha do classificado e líder do Grupo A, Tricolor cearense (Veja o post aqui!). Dado Cavalcanti, técnico do Luverdense, é outro que tem feito boas campanhas. No primeiro semestre, ele foi campeão matogrossense.

Vinícius Eutrópio, que já trabalhou com Carlos Alberto Parreira durante uma Copa do Mundo, está a frente do Duque de Caxias. No campo das apostas, o Paysandu tem Lecheva para tentar o acesso. Picoli, conhecido no rival Juventude, fica a frente do Caxias. Enquanto isso, Gilmar Dal Pozzo comanda a Chapecoense. Na tarde desta terça-feira, a diretoria do Treze anunciou a saída do técnico Marcelo Vilar. Sérgio Cosme será seu substituto.

* Atualizado às 17h19

Você, torcedor-internauta, está satisfeito com o trabalho do seu treinador? Opine! Participe pelo blog rbrito ou através do www.twitter.com/rbrito1984

Confira TODOS os técnicos das Séries A, B e C do Brasileirão:

SÉRIE A

Atlético-GO - Artur Neto
Atlético-MG - Cuca
Bahia - Jorginho
Botafogo - Oswaldo Oliveira
Corinthians - Tite
Coritiba - Marquinhos Santos
Cruzeiro - Celso Roth
Figueirense - Márcio Goiano
Flamengo - Dorival Junior
Fluminense - Abel Braga
Grêmio - Vanderlei Luxemburgo
Internacional - Fernandão
Náutico - Alexandre Gallo
Palmeiras - Gilson Kleina
Ponte Preta - Guto Ferreira
Portuguesa - Geninho
Santos - Muricy Ramalho
São Paulo - Ney Franco
Sport - Sérgio Guedes
Vasco - Marcelo Oliveira

SÉRIE B

ABC - Ademir Fonseca
América-MG - Mauro Fernandes
América-RN - Roberto Fernandes
ASA - Nedo Xavier
Atlético-PR - Ricardo Drubscky
Avaí - Argel Fucks
Boa Esporte - Sidney Moraes
Bragantino - Vágner Benazzi
Ceará - Paulo César Gusmão
CRB - Roberval Davino
Criciúma - Paulo Comelli
Goiás - Enderson Moreira
Grêmio Barueri - Roberto Cavalo
Guarani - Vadão
Guaratinguetá - Carlos Octávio
Ipatinga - Eugênio Souza
Joinville - Leandro Campos
Paraná - Toninho Cecílio
São Caetano - Emerson Leão
Vitória - Paulo César Carpegiani

SÉRIE C

Águia - João Galvão
Brasiliense - Márcio Fernandes
Caxias - Picoli
Chapecoense - Gilmar Dal Pozzo
Cuiabá - Luciano Dias
Duque de Caxias - Vinícius Eutrópio
Fortaleza - Vica
Guarany - Vladimir de Jesus
Icasa - Francisco Diá
Luverdense - Dado Cavalcanti
Macaé - Toninho Andrade
Madureira - Luiz Cláudio
Oeste - Luis Carlos Martins
Paysandu - Lecheva
Salgueiro - Neco
Santa Cruz - Zé Teodoro
Santo André - Itamar Schulle
Treze - Sérgio Cosme
Tupi - Antônio Carlos Roy
Vila Nova - Roberto Oliveira (interino)

Nenhum comentário:

Postar um comentário