terça-feira, 2 de outubro de 2012

Continua assim...


Na semana passada, o blog rbrito elogiou a presença maciça dos torcedores nas Séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro. E não é que neste final de semana os estádios voltaram a ficar lotados... Os números estão na atualização do ranking de público pagante desta terça-feira. O blog rbrito contou com a colaboração de Marcos Neves.

Mais no blog rbrito:
Que seja sempre assim! Recordes de público e novo líder na Série D!

Parâmetro! Aproveitamento no acesso e no título na história da Série D!

Tricolores, Santa Cruz e Grêmio tiveram os melhores públicos da rodada. Os números da dupla, porém, ainda precisam ser confirmados pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Com a presença de 35.564 pagantes, o Santa Cruz colou de vez no líder Corinthians. O time pernambucano lidera o ranking da Série C e aparece na vice-liderança no geral com média de 24.757 pagantes.

O Santa Cruz só não assumiu a ponta pelo fato da Fiel não dar mole e não deixar seu time. O Corinthians lotou outra vez o Pacaembu (25.277). A média do Alvinegro de Parque São Jorge é de 25.216 pagantes. Além de paulistas e pernambucanos, apenas o Grêmio também ultrapassa a média de 20 mil pagantes.

O Tricolor gaúcho, que briga pelo título do Brasileirão, levou 35.512 pagantes ao Olímpico e aumentou sua média para 20.244. Mas não pense que são apenas os clubes bem colocados que ganham demonstração explícita da paixão do torcedor. O Palmeiras mostrou sua força em campo e nas arquibancadas.

Até o fim!
Na luta contra o rebaixamento, o Verdão meteu 29.739 pagantes no Pacaembu em um sábado à noite. Desta forma, o Palmeiras saiu do 15º lugar para o 12º no ranking geral, com média de 12.944. O Bahia também é outro clube que tenta se distanciar da degola, mas não deixa de receber carinho dos tricolores.

Com público de 22.708 pagantes, o Bahia ostenta a média de 16.562 pagantes, no sétimo lugar. Até o Flamengo, esquecido pela torcida nas últimas rodadas, incendiou a massa rubro-negra. No clássico contra o Fluminense, o Fla levou 25.313 apaixonados ao Engenhão. Com média de 12.004 pagantes, o Flamengo saiu do 24º lugar para o 15º.

Coritiba (15.061), Náutico (12.500) e Ceará (13.308) foram outros clubes que ultrapassaram a barreira dos dez mil pagantes. Em relação a Luverdense e Fortaleza, os únicos clubes classificados na Série C, a disparidade é tremenda.

O clube matogrossense tem o melhor aproveitamento da história da Série C (Veja o post aqui!). Mesmo assim, o LEC não consegue o apoio de seu torcedor. O Luverdense amarga o 55º lugar no geral, com média de 1.703 pagantes. Por outro lado, o Fortaleza dá show nas arquibancadas, com a décima melhor média das quatro divisões (14.697).

Já em relação aos quatro clubes que subiram na Série D - Sampaio Corrêa, Baraúnas, CRAC e Mogi Mirim -, apenas o Tubarão tem lotado seu estádio. Com o melhor aproveitamento da Série D (Veja o post aqui!), o Sampaio Corrêa aparece no nono lugar no geral, com média de 14.792 pagantes.

O restante do trio, que luta por uma vaga na final, ocupa a parte inferior da tabela. O Baraúnas - adversário do Sampaio Corrêa na semifinal - tem média de 1.374 pagantes, no 57º lugar. O CRAC ocupa a 65ª posição (874), enquanto o Mogi Mirim amarga a 70ª colocação (747).

Para analisar...
A média geral das Séries A, B, C e D é de 6.355 pagantes e público total de 5.465.498 em 860 jogos. Em 270 partidas, a média da Série A chega a 12.345 pagantes com público total de 3.333.120. A Série B ostenta público total de 1.158.165 pagantes em 269 jogos e média de 4.305.

Na Série C, o Santo André atuou quatro partidas com os portões fechados. Em 135 jogos com a presença de torcida, a competição tem média de 4.510 pagantes e total de 608.916. Por fim, a média da Série D é de 1.964 pagantes em 186 jogos. O público total ficou em 365.297.

Entenda:
Os clubes da Série A do Brasileirão são representados pela cor amarela. O cinza destaca os clubes da Série B, enquanto o laranja é a Série C e o azul é a Série D. Já os números em vermelho precisam da confirmação da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

O blog rbrito acompanhará TODOS os públicos das Séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro 2012. Fique sabendo da evolução das médias de público. E você, jornalista, lembre de dar crédito, caso utilize qualquer dado dos levantamentos de público do blog rbrito.

Só o blog rbrito acompanha as médias de público do Brasil. Ajude a divulgar o blog rbrito! Opine! Participe aqui ou através do www.twitter.com/rbrito1984


2 comentários:

  1. Realmente os representantes paulistas na série B estão deixando a desejar, principalmente o São Caetano com um público mísero em todas as partidas. Não dá para aceitar o São Caetano na série A, e vendo outros times com público infinitamente maior. Exemplo o Santa Cruz, e é claro, o nosso Glorioso JEC.

    Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leandro, e o São Caetano está no G4 da Série B. Com certeza merecia um apoio maior de seu torcedor. Mas infelizmente, o Azulão sempre conviveu com estádios vazios, mesmo na época da Copa João Havelange, Libertadores e título do Paulistão.

      A proximidade com a cidade de São Paulo faz com que muitos torcedores defendam os clubes chamados grandes e esqueçam de apoiar o time da casa. Uma pena!

      Abs

      Excluir