sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Anjo há 35 anos!


Neste sábado, 13 de outubro, uma das maiores conquistas do centenário Corinthians completará 35 anos. Naquela época, o Paulistão valia mais que o Brasileirão. Imagina então ficar 22 anos, oito meses e uma semana sem gritar "é campeão"?! Foi este o tamanho do jejum encerrado por João Roberto Basílio, ou apenas Basílio, ou ainda pé-de-anjo para os mais íntimos.

Conheça a história de Basílio! Compre o livro AQUI!

Basílio foi o tema do meu livro-reportagem para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ainda na época de 2007. Um ano depois lancei o livro "Basílio: o anjo sob a sombra Do Gol", em São Paulo, com a presença do ex-jogador e de sua família, além é claro de parte da imprensa e muitos torcedores.

Como forma de homenagear Basílio, o blog rbrito contará algumas curiosidades deste ex-jogador, ex-técnico e, hoje, comentarista de futebol. A ideia do livro-reportagem surgiu após eu perceber que não havia quase nada da história pessoal e até profissional de Basílio nos meios de comunicação.



As informações eram do gol, do seu começo na Portuguesa e de sua passagem como técnico pelo próprio Corinthians. Resolvi correr atrás de informações e fiz este livro independente, mas com total autorização de João Roberto Basílio. Apesar de ter nascido em São Paulo, a família de Basílio é de Minas Gerais. Ele tem dois irmão: Neide e Ronaldo.

Apaixonado por futebol, daqueles meninos que corriam atrás da bola o dia todo, Basílio fez testes em vários clubes, inclusive no São Paulo, mas por causa da distância da casa até o clube, preferiu a Portuguesa. Lá conheceu Ipojucan, ex-jogador do Vasco e então técnico da base da Lusa.

Ipojucan foi muito importante na carreira de Basílio, assim como a Portuguesa. Campeão paulista em 1973, naquela final que não acabou e o título foi dividido com o Santos, Basílio chegou ao Corinthians para substituir ninguém mais, ninguém menos do que Rivelino - então negociado com o Fluminense.

Corintiano, sim sr!
Mas o amor de Basílio pelo Corinthians começou bem antes, quando ele e os amigos invadiam o Pacaembu e o Parque São Jorge para acompanhar o Timão em campo. Quis o destino que este corintiano, apelidado de Tuta pelos irmãos, fizesse o gol que tirou o Corinthians de uma longa fila.

O gol de Basílio aos 36 minutos da segunda etapa envolveu crença e muita fé. Na manhã do jogo, o técnico Osvaldo Brandão adentrou o quarto em que estava Basílio. Acordou-o com tapinhas no pé e vociferou: “Você neguinho (Basílio) vai fazer o gol da vitória e a gente vai ganhar por 1 a 0”.

Para Basílio, que ganhou o apelido de pé-de-anjo após o tento, a bola balançou as redes desta forma: “Fui o escolhido para fazer o gol. Naquele momento era a alegria pelo gol que nos dava a vantagem no jogo. Hoje, não. A emoção é muito maior. Fui o escolhido para fazer o gol. Joguei de lateral, volante, meia, atacante, ponta... Sem falar que a bola sobrou para o Vaguinho e o Wladimir antes de mim. Mas uma força maior, de Deus, quis que fosse eu".



O livro-reportagem "Basílio: o anjo sob a sombra Do Gol" conta outras diversas histórias pessoal e profissional de Basílio, como a forma em que o ex-jogador saiu do Morumbi após o título de 77 e o presente inusitado que ele ganhou de dois corintianos.

Há ainda suas aventuras fora do Brasil - Basílio quase morreu duas vezes -, sua paixão pelo carnaval, o primeiro beijo, a Invasão do Maracanã, o fim da carreira, a experiência como treinador e muito mais. O exemplar tem prefácio escrito pelo jornalista Flávio Prado, assim como histórias de outros jornalistas, depoimentos de familiares, amigos e ex-jogadores.

“Fiquei muito feliz com a ideia. Fazia tempo que eu estava pensando em ter um livro sobre a minha vida. A ideia do Rodolfo Brito chegou em boa hora. Não tem maior premiação que isso. Sou muito grato por estas pessoas. Até hoje sou reconhecido na rua e agradecido pelo gol que fiz. O lançamento deste livro mostra que brasileiro não tem memória curta. Não tem dinheiro no mundo que pague isso”, disse Basílio à época.

O livro-reportagem "Basílio: o anjo sob a sombra Do Gol" custa apenas R$ 25 e pode ser adquirido pelo blog rbrito, pelo twitter (@rbrito1984) ou através do Mercado Livre (CLIQUE AQUI!).

Nenhum comentário:

Postar um comentário