quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Dentro do Tietê!


O Rio Tietê é algo sólido e mal cheiroso que corta a cidade de São Paulo. E dentro de toda esta poluição estão cinco clubes do Estado de São Paulo. Nesta quinta-feira, o blog rbrito apresentará a situação dos clubes nas zonas de acesso e de rebaixamento das Séries A, B e C do Campeonato Brasileiro. Quais Estados vão perder mais representantes? E quais estão em alta dentro das quatro linhas?

Mais no blog rbrito:
Óbvio, né?! As campanhas como mandante e visitante dos clubes no Brasileirão!

Na onda da galera! Ranking de público das Séries A, B, C e D!

A situação mais degradante, assim como o Tietê, é dos paulistas. Neste momento, o Estado de São Paulo teria cinco clubes rebaixados, incluindo o Palmeiras - atual campeão da Copa do Brasil. O Santo André amargaria o descenso na Série C. Aliás, seria o terceiro rebaixamento do Ramalhão em quatro anos, como mostrou o blog rbrito na segunda-feira (Veja o post aqui!).

Mas é na Série B que se observa o maior estrago no Estado de São Paulo. Guaratinguetá, Bragantino e Grêmio Barueri dificilmente escaparão da degola. O trio, que já cansou de trocar de técnico e mostrou falta de planejamento, caminha a passos largos rumo a Série C 2013. Para complicar, nenhum clube paulista está na zona de acesso e, muito menos, no G4 da Libertadores.

Pampulha!
Há algo de estranho também em Minas Gerais. Se na temporada passada, o Estado do pão de queijo evitou as quedas de Cruzeiro e Atlético-MG e ainda festejou os acessos de Ipatinga e do campeão da Série D Tupi, em 2012 a situação mudou. É verdade que o Atlético-MG está na briga pelo título do Brasileirão, mas os rivais debaixo...

Justamente Ipatinga e Tupi, que fizeram muitos mineiros felizes, estão em situações delicadas. O Tigre amarga a penúltima colocação na Série B, enquanto o Tupi é lanterna na Série C. O saldo seria bem negativo para Minas Gerais na atual temporada. Déficit também para Pernambuco, que vai amargando a degola do Sport.

Tudo azul!
A temporada 2012 se mostra ainda mais estranha com outro fato que traz o blog rbrito. O saldo é positivo para os clubes do Rio de Janeiro. Justamente o Estado que teve um Estadual fraquíssimo, com públicos modestos e que, em 2011, amargou o rebaixamento do Duque de Caxias. Tudo bem que o Flamengo ainda não se recuperou, mas o Fluminense lidera o Brasileirão, com o Vasco dentro do G4. O Botafogo também está na briga pela Libertadores.

Já na Série C, Macaé e Duque de Caxias são os dois primeiros colocados do Grupo B e fortes candidatos a subir de divisão. Na Série C, como teremos outra fase, o blog rbrito contabilizou como acesso apenas os dois primeiros colocados de cada grupo. Saldo positivo também para os Estados da Bahia e do Paraná com os acessos de Vitória - líder da Série B - e do Atlético-PR - quarto colocado na Segundona Nacional.

Em Santa Catarina, o Estado amarga o descenso do Figueirense, mas comemora o acesso do Criciúma. A mesma situação acontece com Goiás, que chora a perda do Atlético-GO, mas comemora a volta do Goiás. No Mato Grosso, o Luverdense subiria e o Cuiabá desceria para a Série D. Por fim, no Ceará, o Fortaleza subiria um degrau, enquanto o Guarany retornaria a quarta divisão.

Quais as chances destes clubes conquistarem o acesso ou amargarem o rebaixamento? Opine! Participe pelo blog rbrito ou através do www.twitter.com/rbrito1984

Confira como estão as zonas de acesso e rebaixamento nas Séries A, B e C:

SÉRIE A

REBAIXAMENTO
Sport-PE
Palmeiras-SP
Figueirense-SC
Atlético-GO

SÉRIE B

ACESSO
Vitória-BA
Criciúma-SC
Goiás-GO
Atlético-PR

REBAIXAMENTO
Guaratinguetá-SP
Bragantino-SP
Ipatinga-MG
Grêmio Barueri-SP

SÉRIE C

ACESSO
Luverdense-MT
Fortaleza-CE
Macaé-RJ
Duque de Caxias-RJ

REBAIXAMENTO
Cuiabá-MT
Guarany-CE
Santo André-SP
Tupi-MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário