segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Andar C!


Oito clubes. Noventa minutos. Quatro vagas. No próximo final de semana serão definidos os quatro clubes que subirão da Série D para a Série C do Campeonato Brasileiro. O blog rbrito aproveita este momento de decisão para explicar o que cada clube necessita para obter o acesso. Façam suas apostas - o jogo já começou!

O Mogi Mirim tem a missão mais complicada entre todos os oito clubes. O Sapão da Mogiana perdeu, em casa, por 2 a 1, para o Cianorte. Além de jogar no Paraná, no próximo domingo, o Mogi Mirim precisará vencer por dois ou mais gols de diferença. O clube paulista ainda pode se classificar em caso de vitória por um gol de diferença, desde que faça três ou mais tentos na cada do adversário. Ao Cianorte basta um empate e até mesmo uma derrota simples, desde que não tome mais de dois gols.

O cenário do Friburguense é parecido. A diferença do clube fluminense é o fato de decidir em casa. Após ser derrotado, por 2 a 0, pelo CRAC, o Frizão necessita de uma vitória por dois ou mais gols de diferença. Se levar um gol, o Friburguense precisará fazer uma diferença de três ou mais tentos e assim por diante. Na Série D há o critério de gols marcados fora de casa. O CRAC, por sua vez, se classificará até com uma derrota por um gol de diferença. A vantagem pode aumentar, desde que balance as redes adversárias.

Uma vitória!
Os outros dois jogos são idênticos. Campinense e Baraúnas, assim como Mixto e Sampaio Corrêa empataram, por 1 a 1. O clube que vencer, conquistará o acesso. Baraúnas e Sampaio Corrêa decidirão em casa e também conquistarão o acesso com empate, por 0 a 0. Empate, por 2 a 2, 3 a 3 e qualquer igualdade acima, dará a classificação para Campinense e Mixto.

Nesta fase, os critérios de desempate, pela ordem, são: maior saldo de gols; maior número de gols assinalados no campo do adversário; e cobrança de pênaltis.

Acessos e títulos!
A Série D começou em 2009 com o São Raimundo-PA campeão e os acessos de Macaé-RJ, Chapecoense-SC e Alecrim-RN. O Guarany-CE foi o grande vencedor de 2010, que ainda contemplou Madureira-RJ, Araguaína-TO e Joinville-SC com os acessos à Série C. Por fim, no ano passado subiram Tupi-MG - campeão -, Santa Cruz-PE, Cuiabá-MT e Oeste-SP.

Na sua opinião, torcedor-internauta, quais clubes conquistarão o acesso na Série D? Opine! Participe pelo blog rbrito ou através do www.twitter.com/rbrito1984

Confira os resultados dos jogos de ida das quartas-de-final da Série D:

Campinense 1 x 1 Baraúnas
CRAC 2 x 0 Friburguense
Mogi Mirim 1 x 2 Cianorte
Mixto 1 x 1 Sampaio Corrêa

Confira as datas e horários dos jogos decisivos da Série D:

Sábado
19h30
Friburguense x CRAC

Domingo
15h30
Cianorte x Mogi Mirim

16h
Baraúnas x Campinense

17h
Sampaio Corrêa x Mixto

6 comentários:

  1. como bom goiano estarei torcendo pelo CRAC da linda cidade de Catalão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E o CRAC tem uma ótima vantagem, Luciano. O Estado de Goiás ainda pode comemorar os acessos do Vila Nova e do próprio Goiás.

      Vamos aguardar!

      Abs

      Excluir
  2. Eu cm ótimo Rioverdense vou torce contra o Crac ñ gosto deles pois eles quase afundou o nosso Verdão Do Sudoeste Goiano...
    #VaiFriburguense
    hehehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas isso também é do jogo! Faz parte do futebol. Secar o rival está dentro das regras. Você tem todo direito.

      Abs e opine também pelo www.twitter.com/rbrito1984

      Excluir
  3. Gostei muito do seu Blog Rodolfo Brito, Parabéns :)
    Domingo, torcendo pelo acesso pra série C, do Campinense Clube!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Carlinhos. Tento sempre trazer posts diferentes, com curiosidades e números. Toda semana atualizo o ranking de público das Séries A, B, C e D do Brasileirão.

      Sem falar que busco assuntos por todo o país, independente da divisão ou Estado. Sobre o Campinense, o time tem tudo para conquistar o acesso. Vamos aguardar.

      Abs e opine também pelo www.twitter.com/rbrito1984

      Excluir