quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Mais fácil?!


A Copa do Brasil sempre foi chamada de "atalho para a Libertadores". Mas a partir do momento em que a Copa Sul-americana também deu vaga para a competição mais importante da América do Sul, os papeis se inverteram. Pensando nisso, o blog rbrito resolveu contabilizar a quantidade de jogos que os campeões da Copa do Brasil, Copa Sul-americana, Campeonato Brasileiro e da própria Libertadores realizam para chegar ao torneio internacional.

Mais no blog rbrito:
As campanhas como mandante dos 40 clubes das Séries A e B!

Na atual edição da Copa Sul-americana, Grêmio, Coritiba, Atlético-GO, Figueirense, Palmeiras, Botafogo, Bahia, São Paulo são os brasileiros que brigam pelo título. Se algum destes clubes chegar a grande decisão, terá realizado apenas dez jogos. A Copa Sul-americana passou a ser o caminho mais rápido para chegar até a Libertadores. Sim! O blog rbrito sabe que a Copa do Brasil também pode acabar em dez jogos, mas a história mostra que não é tão simples assim.

Se na Copa Sul-americana, os finalistas, obrigatoriamente, necessitam realizar dez partidas (sempre com foco nos brasileiros, afinal, outros clubes jogam um pouco mais), na Copa do Brasil o número pode variar em dez, 11 ou até 12 duelos. Em 1999, a Copa BR ganhou o atual formato com 64 clubes e seis fases. De lá para cá, apenas o Corinthians, em 2009, realizou apenas dez jogos até o título. O Timão eliminou o jogo de volta na primeira e na segunda fase.

Falando no clube paulista, o Corinthians conquistou o inédito título da Libertadores após 14 partidas. Nesta competição sul-americana, o número pode aumentar para 16, caso o clube dispute a Pré-Libertadores. Por fim, em relação ao Campeonato Brasileiro, lá se vão 38 rodadas ou sete meses até que o clube consiga conquistar uma vaga na tão sonhada Libertadores.

Por todas estas questões, a Copa Sul-americana virou o atalho mais rápido para a Libertadores. Lógico que no meio do caminho, há ao menos um confronto brasileiro e outros com rivais sul-americanos. Mas pelo menos, o número de partidas é bem reduzido.

Um pouco de história...
Criada em 2002, sem a participação dos brasileiros - que só apareceram em 2003 -, a Copa Sul-americana chega a sua 11ª edição. Os argentinos são os maiores vencedores com cinco títulos. Brasil, Chile, Equador, México e Peru somam um cada.

Em relação aos clubes, apenas o Boca Juniors-ARG já foi campeão duas vezes. O San Lorenzo-ARG, primeiro campeão da competição, puxa a fila com uma taça que ainda tem Universidad Chile-CHI - atual campeão -, Independiente-ARG, LDU-EQU, Internacional, Arsenal-ARG, Pachuca-MEX e Ciencieano-PER.

Ao todo 22 clubes brasileiros já disputaram a Copa Sul-americana. Mas apenas três chegaram à final. Enquanto o Inter foi campeão, em 2008, ao despachar o Estudiantes-ARG, Fluminense (2009) e Goiás (2010) perderam para LDU-EQU e Independiente-ARG, respectivamente.

Você acredita em título brasileiro na Copa Sul-americana? Opine! Participe pelo blog rbrito ou através do www.twitter.com/rbrito1984

Nenhum comentário:

Postar um comentário