quinta-feira, 2 de agosto de 2012

De ponta a ponta!


A primeira fase da Série D do Campeonato Brasileiro pode ser demorada e até sem graça, mas é determinante para o campeão. Pelo menos foi isso que descobriu o blog rbrito em seu levantamento sobre os três vencedores das últimas edições. Todo clube que ficou com o título terminou a primeira fase na liderança do seu grupo.

Em 2009, ano da criação da Série D, o São Raimundo faturou a taça. Antes de conquistar o acesso, o clube paraense terminou na primeira colocação do Grupo 2, com dez pontos. Foram três vitórias, um empate e duas derrotas. O São Raimundo despachou Cristal-AP, Moto Club-MA e Tocantins-TO.

Primeiro e único clube a conquistar um título nacional no Estado do Ceará, o Guarany utilizou os mesmos artifícios para ser campeão em 2010. O clube de Sobral foi o grande líder do Grupo 3. Após passar por Sampaio Corrêa-MA, JV Lideral-MA e Flamengo-PI, o Guarany somou nove pontos, com dois triunfos, três empates e apenas uma derrota.

Após a taça da Série D passear pelo Norte e Nordeste, chegou ao Sudeste. O Tupi faturou o título em 2011 e sua caminhada começou muito bem no Grupo 5. Líder, o time mineiro fez 14 pontos, com quatro vitórias, dois empates e duas derrotas. O Tupi ficou na frente de Anapolina-GO, Itumbiara-GO, Gama-DF e Tocantinópolis-TO.

Se os clubes que estão na Série D 2012 quiserem sonhar com o acesso e com o título, precisam correr contra o tempo e marcar pontos para liderar. Hoje, os líderes dos oito grupos da Série D são: Atlético-AC, Sampaio Corrêa-MA - dono do melhor aproveitamento do Brasil (Veja o post aqui!) -, Campinense-PB, CSA-AL, Ceilândia-DF, Nacional-MG, Cianorte-PR e Metropolitano-SC.

Como você avalia a campanha do seu clube na Série D do Brasileirão? Opine! Participe pelo blog rbrito ou através do www.twitter.com/rbrito1984

Confira a campanha dos campeões da Série D do Brasileirão:

2009
São Raimundo-PA (8 vitórias, 4 empates e 4 derrotas / 29 gols a favor e 20 contra)

2010
Guarany-CE (7 vitórias, 7 empates e 2 derrotas / 33 gols a favor e 19 contra)

2011
Tupi-MG (10 vitórias, 3 empates e 3 derrotas / 29 gols a favor e 15 contra)

Nenhum comentário:

Postar um comentário