terça-feira, 7 de agosto de 2012

Brasil afora...


Cem clubes. Vinte e sete estados. Quatro divisões nacionais. O blog rbrito, nesta terça-feira, listou e separou os 100 clubes das Séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro por Estados. Com 16 clubes, São Paulo é o Estado com o maior número de representantes. Mas até aqui, a temporada 2012 não está nada boa para os paulistas.

Só na Série A são seis clubes de São Paulo, mas nenhum está na zona da Libertadores. Por outro lado, o Palmeiras está dentro da zona de rebaixamento e o Santos ronda a degola. A situação na Série B também é complicada. Dos cinco representantes, o São Caetano aparece no G4, enquanto Guaratinguetá e Grêmio Barueri amargam a zona da degola.

Na Série C, o Oeste, até aqui, é a salvação dentro doG4 do Grupo B, enquanto o Mogi Mirim está na zona de classificação na Série D. Dono de nove representantes nas quatro divisões, o Estado do Rio de Janeiro mostra um bom desempenho, mesmo após um Estadual sem graça e com baixo público.

Vasco e Fluminense se destacam na elite nacional. Atual vice-campeão brasileiro, o clube cruzmaltino está a um ponto do líder e dois na frente do rival Fluminense. Na Série C, o Madureira lidera o Grupo B, enquanto o Friburguense ocupa um lugar na zona de classificação da Série D.

Crescimento!
Outro estado que cresceu bastante nos últimos anos foi Minas Gerais. Mas a terra do pão de queijo alterna bons e maus momentos em 2012. O melhor deles é representado pelo Atlético-MG. Campeão brasileiro em 1971, o Galo, enfim, volta a sonhar com a conquista da Série A.

O Nacional é outro mineiro que se destaca, mas na Série D. O clube lidera o Grupo A6 e ainda não sofreu derrota em cinco jogos. O problema é que o América, então bem na Série B, começou a despencar. O Ipatinga amarga a lanterna, assim como o Tupi na Série C.

Santa Catarina é linda por natureza e está muito bem representada por seus sete clubes. A exceção é o Figueirense, lanterna do Brasileirão. Mas a surpresa do Brasileirão 2011 só está em baixa por causa do amadorismo de sua diretoria em 2012 que resolveu mudar todo um planejamento após o Estadual.

Deixando o Figueira de lado, o Criciúma é a grande sensação da Série B. Líder, o clube catarinense ostenta aproveitamento de 100% em casa. O Joinville é outro que dá orgulho ao Estado e disputa uma vaga na zona do acesso. Esta missão é da Chapecoense na Série C e do Metropolitano na Série D.

Na balança!
Em contraste com a boa fase de Santa Catarina temos Pernambuco. É verdade que, em 2011, o Estado se destacou com os acessos de Náutico, Sport e Santa Cruz. Mas em 2012 a situação está feia para eles. Os dois clubes do Brasileirão amargam posições intermediárias e o Sport ainda briga contra a degola.

Na Série D, Ypiranga e Petrolina estão nas últimas colocações do Grupo A3. O Salgueiro, rebaixado na temporada passada, está fora do G4 da Série C. Resta o Santa Cruz que, aos poucos, se encontra em campo. O Tricolor é o quarto colocado no Grupo A, mas ainda não entusiasmou seu torcedor.

No mais, o Ceará tem cinco representantes nas quatro divisões. O problema é que o Estado perdeu sua vaga na Série A. Goiás e Paraná também tem um quinteto nas Séries A, B, C e D. Os dois estados contam com um representante cada na elite nacional.

A Bahia aparece com quatro clubes, enquanto Alagoas, Brasília - que chora a ausência do Gama -, Mato Grosso - que se estruturou e cresceu muito nos últimos anos -, Pará, Paraíba e Rio Grande do Norte somam três representantes cada. Todos os outros estados têm um clube cada.

Como você analisa a composição dos clubes por Estados? Opine! Participe pelo blog rbrito ou através do www.twitter.com/rbrito1984

Confira os 100 clubes das Séries A, B, C e D separados por Estados:

ACRE (1)
Atlético

ALAGOAS (3)
CSA
CRB
ASA

AMAPÁ (1)
Santos

AMAZONAS (1)
Penarol

BAHIA (4)
Vitória
Feirense
Bahia
Vitória da Conquista

BRASÍLIA (3)
Ceilândia
Brasiliense
Sobradinho

CEARÁ (5)
Icasa
Fortaleza
Ceará
Horizonte
Guarany

ESPÍRITO SANTO (1)
Aracruz

GOIÁS (5)
Goiás
Vila Nova
CRAC
Aparecidense
Atlético

MARANHÃO (1)
Sampaio Corrêa

MATO GROSSO (3)
Luverdense
Mixto
Cuiabá

MATO GROSSO DO SUL (1)
CENE

MINAS GERAIS (8)
Atlético
América
Nacional
Cruzeiro
Boa Esporte
Guarani
Tupi
Ipatinga

PARÁ (3)
Paysandu
Águia
Remo

PARAÍBA (3)
Campinense
Sousa
Treze

PARANÁ (5)
Cianorte
Paraná
Atlético
Arapongas
Coritiba

PERNAMBUCO (6)
Salgueiro
Santa Cruz
Sport
Náutico
Ypiranga
Petrolina

PIAUÍ (1)
Comercial

RIO DE JANEIRO (9)
Vasco
Fluminense
Madureira
Friburguense
Macaé
Botafogo
Flamengo
Volta Redonda
Duque de Caxias

RIO GRANDE DO NORTE (3)
América
Baraúnas
ABC

RIO GRANDE DO SUL (6)
Caxias
Grêmio
Internacional
Brasil
Juventude
Cerâmica

RONDÔNIA (1)
Vilhena

RORAIMA (1)
Náutico

SANTA CATARINA (7)
Criciúma
Metropolitano
Joinville
Chapecoense
Avaí
Concórdia
Figueirense

SÃO PAULO (16)
Mogi Mirim
São Caetano
São Paulo
Oeste
Santo André
Corinthians
Ponte Preta
Guarani
Portuguesa
Santos
Bragantino
Palmeiras
Guaratinguetá
Mirassol
Marília
Grêmio Barueri

SERGIPE (1)
Itabaiana

TOCANTINS (1)
Araguaína

Nenhum comentário:

Postar um comentário