quinta-feira, 28 de junho de 2012

Olho no lance!


Assim como fez na temporada passada e no Campeonato Paulista 2012, o blog rbrito irá listar todos os pênaltis marcados no Campeonato Brasileiro da Série A. A primeira prévia será nesta quinta-feira, uma vez que não teremos rodada neste meio de semana. Em outra oportunidade, o blog rbrito também elencará os árbitros responsáveis pela marcação das infrações na área.

Mais no blog rbrito:
Olhos abertos! Ranking de público das Séries A, B e D do Brasileirão!


O início de Brasileirão, porém, tem sido tímido com a marcação de pênaltis. Até agora, em seis rodadas, apenas 14 penalidades máximas foram assinaladas pelos árbitros. Média de 2,33 infrações na área por rodada. Pelo menos, os batedores estão em alta.

Dos 14 pênaltis, 13 acabaram no fundo das redes. Apenas Marcelo Moreno, do Grêmio, perdeu sua cobrança durante a derrota, por 2 a 1, para o Vasco ainda na primeira rodada, no Rio de Janeiro. E só dois jogadores já marcaram dois gols em cobranças de pênalti.

O atacante Wellington Paulista, do Cruzeiro, converteu suas cobranças na vitória, por 3 a 2, sobre o Botafogo, fora de casa, na terceira rodada, e no triunfo, por 1 a 0, sobre o Sport, diante da torcida azul celeste, na quarta rodada.

O quesito artilharia chama a atenção. Ronaldinho Gaúcho conseguiu fazer dois gols em penalidades máximas por dois clubes diferentes. Ainda com a camisa do Flamengo, R10 anotou seu tento no empate, por 3 a 3, com o Internacional, em casa, na segunda rodada. Como R49, ele marcou seu primeiro gol pelo Atlético-MG na goleada, por 5 a 1, sobre o Náutico, pela sexta rodada, em casa.

Aliás, Atlético-MG, Botafogo, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense e Grêmio são os recordistas de pênaltis a favor: dois cada. Coritiba e Náutico, com um, completam a lista. Por outro lado, Atlético-GO, Bahia, Corinthians, Figueirense, Internacional, Palmeiras, Ponte Preta, Portuguesa, Santos, São Paulo, Sport e Vasco ainda não tiveram a oportunidade de executarem uma cobrança.

O Santos, recordista no quesito na temporada passada, está em branco. Reflexo da má fase? Afinal, o Peixe ainda não venceu no Brasileirão. E não é só o Santos. Todos os clubes do Estado de São Paulo - com o maior número de representantes na Série A - não estiveram na marca da cal.

Seu clube tem sido prejudicado pela arbitragem? Opine! Participe pelo blog rbrito ou através do www.twitter.com/rbrito1984

Confira os pênaltis marcados no Brasileirão 2012:

ATLÉTICO-MG

Atlético-MG 1 x 1 Bahia (Jô / 3ª rodada)
Atlético-MG 5 x 1 Náutico (Ronaldinho Gaúcho / 6ª rodada)

BOTAFOGO

Botafogo 4 x 2 São Paulo (Herrera / 1ª rodada)
Botafogo 1 x 2 Ponte Preta (Andrezinho / 6ª rodada)

CORITIBA

Santos 2 x 2 Coritiba (Lincoln / 6ª rodada)

CRUZEIRO

Botafogo 2 x 3 Cruzeiro (Wellington Paulista / 3ª rodada)
Cruzeiro 1 x 0 Sport (Wellington Paulista / 4ª rodada)

FLAMENGO

Flamengo 3 x 3 Internacional (Ronaldinho Gaúcho / 2ª rodada)
Flamengo 1 x 0 Santos (Bottinelli / 5ª rodada)

FLUMINENSE

Santos 1 x 1 Fluminense (Carlinhos / 3ª rodada)
Atlético-GO 1 x 4 Fluminense (Deco / 6ª rodada)

GRÊMIO

Vasco 2 x 1 Grêmio (Marcelo Moreno errou / 1ª rodada)
Grêmio 1 x 0 Palmeiras (Léo Gago / 2ª rodada)

NÁUTICO

Figueirense 2 x 1 Náutico (Araújo / 1ª rodada)

2 comentários:

  1. Ronaldinho só faz gol de pênalti, e o Flamengo, que não teve nenhum pênalti marcado no BR11, já tem dois logo no início do BR12

    Abraço
    britfoot.blogspot.com - @britfoot - fb.com/britfoot

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É... mas ultimamente foi o Santos o recordista de pênaltis, tanto no Brasileirão 2011, como no Paulistão 2012. Já neste ano, na Série A, o Peixe ainda está em branco.

      Vamos aguardar cenas dos próximos capítulos!

      Abs

      Excluir