terça-feira, 26 de junho de 2012

Invictus!


O Corinthians não só chegou em sua primeira final de Libertadores, como ainda está invicto. Em sua décima partição na competição mais importante da América do Sul, o Timão começará a decidir o título, nesta quarta-feira, contra o Boca Juniors, na Argentina. Este é o segundo post do blog rbrito, nesta terça-feira, dedicado a decisão da Libertadores.

Mais no blog rbrito:
É Libertadores! Campanhas e curiosidades de Corinthians e Boca Juniors!

O Corinthians, até aqui, realizou 12 jogos, com sete vitórias e cinco empates. Aproveitamento de 72,2%. Na primeira fase, o time do técnico Tite se classificou em primeiro lugar em seu grupo, com quatro vitórias e dois empates. A campanha foi a segunda melhor no geral, perdendo apenas para o Fluminense.

Por conta deste bom desempenho, o Corinthians decidirá o título da Libertadores no Estádio do Pacaembu, em São Paulo, no dia 4 de julho. No mata-mata, o Alvinegro do Parque São Jorge passou pelo Emelec-EQU nas oitavas-de-final, Vasco nas quartas-de-final e Santos na semifinal.

Se conquistar o título sem derrota, o Corinthians entrará em uma seleta lista que, por acaso, tem o Boca Juniors. Apenas Peñarol (1960), Santos (1963), Independiente (1964), Estudiantes (1969), Estudiantes (1970) e Boca Juniors (1978) já deram a volta olímpica sem tropeçar no meio do caminho.

Longa caminhada!
Mas o Timão seria o campeão com a maior invencibilidade da história da Libertadores. Desde que a competição ganhou o atual formato, em 2005, apenas o Santos conseguiu chegar na decisão sem derrotas. Em 2003, o Peixe caiu justamente perante ao Boca Juniors e ficou com o vice-campeonato da Libertadores.

Nas outras oportunidades, os campeões invictos realizaram poucos jogos. Até mesmo pelo fato de que o campeão tinha vaga garantida no ano seguinte e ainda entrava na fase final. O Estudiantes-ARG, por exemplo, foi campeão com 100% de aproveitamento em 1969. Campeão em 68, os hermanos entraram na semifinal e realizaram apenas quatro partidas.

A história de um campeão invicto começou em 1960, na criação da Libertadores. No primeiro ano da competição sul-americana, o Peñarol-URU deu a volta olímpica após três triunfos e quatro empates. O Santos, campeão em 62, faturou o bi com três vitórias e um empate.

Maior vencedor da Libertadores - com sete títulos -, o Independiente-ARG faturou seu primeiro título, em 1964, de forma invicta, com cinco vitórias e dois empates. Após a campanha perfeita em 1969, o Estudiantes voltou a ser campeão invicto em 1970, com três triunfos e um empate.

A última vez que um campeão não sofreu, sequer, uma derrota, foi na temporada de 1978. Naquela oportunidade, o Boca Juniors - campeão em 77 - realizou apenas cinco jogos, com três vitórias e dois empates.

Histórico!
Além de poder entrar para a história ao ser campeão invicto da Libertadores, o Corinthians ainda pode atingir outro grande feito. Se não perder nestes últimos dois jogos, o Timão chegará a 14 partidas de invencibilidade, mesmo número do Newell’s Old Boys-ARG.

Em 1992, os hermanos disputaram 16 jogos, perdendo na estreia e no último duelo da final. Neste espaço de tempo, o Newell’s Old Boys ficou 14 jogos invictos. Naquele ano, o São Paulo, responsável por acabar com a invencibilidade dos argentinos, ficou com o título da Libertadores.

Qual clube será campeão da Libertadores 2012? Opine! Participe pelo blog rbrito ou através do www.twitter.com/rbrito1984

Confira a campanha dos campeões invictos na Libertadores:

Peñarol-URU (1960)
3 vitórias e 4 empates

Santos-BRA (1963)
3 vitórias e 1 empate

Independiente-ARG (1964)
5 vitórias e 2 empates

Estudiantes-ARG (1969)
4 vitórias

Estudiantes-ARG (1970) 
3 vitórias e 1 empate

Boca Juniors-ARG (1978)
3 vitórias e 2 empates

Nenhum comentário:

Postar um comentário