terça-feira, 26 de junho de 2012

É Libertadores!


Finalistas da Libertadores 2012, Corinthians e Boca Juniors-ARG já fizeram história na competição mais importante da América do Sul. De olho na decisão, que começará, nesta quarta-feira, às 21h50, no Estádio La Bombonera, em Buenos Aires, o blog rbrito dedicará esta terça-feira ao duelo entre brasileiros e argentinos.

Mais no blog rbrito:
Secadores! Brasileiros não se dão bem contra argentinos e Boca Juniors na Libertadores!

A competição teve início em 1960, mas apenas em 1977 o clube paulista conseguiu debutar. Foram dez participações até o Corinthians, enfim, chegar a uma decisão de Libertadores. Antes, seu maior feito havia sido a semifinal em 2000. O Boca Juniors, apesar de ser bem mais experiente na Libertadores - debutou em 1963 -, também fez história na Edição 2012.

Esta será a décima vez que o clube argentino disputará uma decisão na competição sul-americana. Assim, o Boca Juniors iguala a marca do Peñarol-URU, então soberano no quesito. Até agora, o temido Boca soma seis títulos (1977, 1978, 2000, 2001, 2003 e 2007) e três vices. O Peñarol, por sua vez, ostenta cinco conquistas e cinco vices.

O Boca Juniors, que estreou com um vice-campeonato em 1963, precisou de apenas seis participações até ficar com o título. Apesar de histórias diferentes na Libertadores, Boca Juniors e Corinthians já se enfrentaram na competição. Em 1991, pelas oiatavs-de-final, o Boca eliminou o Timão com um triunfo em casa (3 a 1) e um empate em São Paulo (1 a 1).

Campanhas!
O Corinthians terá o direito de decidir a Libertadores no Estádio do Pacaembu, em São Paulo, no dia 4 de julho, por ter feito melhor campanha na primeira fase que o rival hermano. Aliás, o Corinthians ainda está invicto, com sete vitórias e cinco empates. O time do técnico Tite marcou 19 gols e sofreu apenas três.

Se conquistar o título sem derrota, o Alvinegro do Parque São Jorge entrará em uma seleta lista que, por acaso, tem o Boca. Apenas Peñarol (1960), Santos (1963), Independiente (1964), Estudiantes (1969), Estudiantes (1970) e Boca Juniors (1978) já deram a volta olímpica sem tropeçar no meio do caminho.

Este ano, o Boca Juniors, que fechou a primeira fase na segunda colocação de seu grupo, atrás do Fluminense, ostenta oito vitórias, três empates e apenas uma derrota. O time de Riquelme balançou as redes em 18 oportunidades e sofreu sete. No geral, o Corinthians tem aproveitamento de 72,2%, contra 75% dos argentinos.

Iguais e diferentes!
Como curiosidade, Corinthians e Boca Juniors estrearam na Libertadores 2012 contra um clube venezuelano, fora de casa e saíram de lá com um empate. O Timão ficou no 1 a 1 com o Deportivo Táchira-VEN, enquanto os xenises empataram sem gols com o Zamora-VEN. Nas quartas-de-final, outra igualdade entre os finalistas.

Corinthians e Boca Juniors enfrentaram dois clubes brasileiros e do Estado do Rio de Janeiro. Os paulistas pegaram o Vasco e os argentinos tiveram pela frente o Fluminense. A classificação de ambos foi conquistada com uma vitória em casa e um empate na Cidade Maravilhosa.

Para fechar este especial do blog rbrito sobre a Libertadores, temos um Corinthians fragilizado quando enfrenta clubes argentinos. Em oito jogos contra os hermanos na competição sul-americana, foram seis derrotas, um empate e apenas uma vitória. O retrospecto do Boca Juniors contra os brasileiros é positivo. O clube hermano já faturou 17 triunfos, dez empates e outras dez derrotas.

Qual clube será campeão da Libertadores 2012? Opine! Participe pelo blog rbrito ou através do www.twitter.com/rbrito1984

Confira as campanhas de Corinthians e Boca Juniors na Libertadores:

CORINTHIANS (7 vitórias e 5 empates - 19 gols a favor e 3 contra)

PRIMEIRA FASE
Deportivo Táchira-VEN 1 x 1 CORINTHIANS
CORINTHIANS 2 x 0 Nacional-PAR
Cruz Azul-MEX 0 x 0 CORINTHIANS
CORINTHIANS 1 x 0 Cruz Azul-MEX
Nacional-PAR 1 x 3 CORINTHIANS
CORINTHIANS 6 x 0 Deportivo Táchira-VEN

OITAVAS-DE-FINAL
Emelec-EQU 0 x 0 CORINTHIANS
CORINTHIANS 3 x 0 Emelec-EQU

QUARTAS-DE-FINAL
Vasco 0 x 0 CORINTHIANS
CORINTHIANS 1 x 0 Vasco

SEMIFINAL
Santos 0 x 1 CORINTHIANS
CORINTHIANS 1 x 1 Santos

BOCA JUNIORS-ARG (8 vitórias, 3 empates e 1 derrota - 18 gols a favor e 7 contra)

PRIMEIRA FASE
Zamora-VEN 0 x 0 BOCA JUNIORS-ARG
BOCA JUNIORS-ARG 1 x 2 Fluminense
Arsenal-ARG 1 x 2 BOCA JUNIORS-ARG
BOCA JUNIORS-ARG 2 x 0 Arsenal-ARG
Fluminense 0 x 2 BOCA JUNIORS-ARG
BOCA JUNIORS-ARG 2 x 0 Zamora-VEN

OITAVAS-DE-FINAL
BOCA JUNIORS-ARG 2 x 1 Unión Española-CHI
Unión Española-CHI 2 x 3 BOCA JUNIORS-ARG

QUARTAS-DE-FINAL
BOCA JUNIORS-ARG 1 x 0 Fluminense
Fluminense 1 x 1 BOCA JUNIORS-ARG

SEMIFINAL
BOCA JUNIORS-ARG 2 x 0 Universidad Chile-CHI
Universidad Chile-CHI 0 x 0 BOCA JUNIORS-ARG

Nenhum comentário:

Postar um comentário