segunda-feira, 5 de março de 2012

SP em foco!

O Campeonato Paulista é um daqueles Estaduais que exagera no número de participantes e inventa um bocado na fórmula de disputa. Por conta de tudo isso, a competição organizada pela Federação Paulista de Futebol (FPF) será analisada pelo blog rbrito, nesta segunda-feira. Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Santa Catarina foram os outros Estados em destaque no blog rbrito.

Mais no blog rbrito:
SC em foco! E o regulamento mais esdrúxulo do Brasil!

Antes de falarmos da fórmula de disputa, vamos elencar os 20 participantes. São eles: Ponte Preta, São Caetano, Portuguesa, Botafogo, Bragantino, Linense, Comercial, XV de Piracicaba, Catanduvense, Guarani, Guaratinguetá, Ituano, Mirassol, Mogi Mirim, Oeste, Paulista, Santos, São Paulo, Palmeiras e Corinthians.

O Santos é o atual campeão paulista. Enquanto isso, Comercial, Catanduvense, Guarani e XV de Piracicaba conquistaram o acesso e entraram nas vagas dos rebaixados: São Bernardo, Grêmio Prudente (hoje Barueri), Noroeste e Santo André.

Regulamento:
Os 20 clubes se enfrentam entre si em apenas jogos de ida. Os oitos melhores colocados se classificarão para as quartas-de-final. No sistema de mata-mata, mas com apenas um jogo, serão definidos os semifinalistas e os finalistas. Na decisão serão dois jogos até se chegar ao campeão.

Após as quartas-de-final terá início a disputa do Título do Interior. Os quatro melhores colocados do interior brigarão pela taça. A semifinal terá partida única, enquanto a decisão serão dois jogos. Já os quatro últimos colocados serão rebaixados. Os dois melhores classificados, desde que não estejam nas Séries A, B e C do Campeonato Brasileiro, terão vagas asseguradas na Série D.

Critérios de desempate:

a) Maior número de vitórias;
b) Maior saldo de gols;
c) Maior número de gols marcados;
d) Menor número de cartões vermelhos recebidos;
e) Menor número de cartões amarelos recebidos;
f) Sorteio público na sede da FPF.

Ingressos:
A FPF, assim como outras tantas Federações, comete o erro de limitar o valor mínimo do ingresso. Para o Paulistão, o "preço mínimo do ingresso nos Estádios será de R$ 30,00". Mas a entidade de Marco Polo Del Nero abre uma brecha no Art. 20.

"Os Clubes delegam poderes à FPF para alterar o preço mínimo dos ingressos nos Estádios".

Bola:
No Campeonato Paulista a bola utilizada será da marca Topper. Cada partida terá sete bolas "fornecidas gratuitamente pela FPF aos Clubes participantes".

Curiosidades:
Como no regulamento não há nada falando da TV detentora de transmissão, vamos para as curiosidades. Na temporada 2012, a FPF criou um artigo polêmico e que ajudou muito os clubes durante as contratações.

Diz o Art. 21. "O atraso na remuneração pactuada em contrato de trabalho, devida ao(s) atleta(s) em condição de jogo nesta Competição, sujeitará o clube à perda de 03 (três) pontos por partida a ser disputada depois de reconhecido o descumprimento por decisão da JD e enquanto perdurar a inadimplência".

É uma boa iniciativa. Os clubes têm que assumir suas responsabilidades. Os dirigentes precisam ter bom senso na hora das contratações e nas suas obrigações. Cabe, agora, a FPF cumprir com o que colocou no regulamento.

O Art. 21 segue com o parágrafo 1º "A comunicação ao TJD poderá ser efetuada quando o atraso for superior ao período de 15 (quinze) dias do vencimento, a partir do início até o encerramento da Competição".

O parágrafo 2º diz "Ao conhecer da matéria, o TJD fixará prazo ao clube para liquidar a obrigação de modo a evitar aplicação da punição prevista no caput deste artigo".

E, se mesmo assim, o clube não efetuar o pagamento, chegamos ao parágrafo 3º "Caso inexista partida a ser disputada pelo Clube inadimplente quanto da imposição da pena, a medida punitiva consistirá em uma única perda de 03 (três) pontos".

O Art. 26 também é muito bom, desde que seja cumprido até o final da competição. Na temporada passada, muitos jornalistas, principalmente o pessoal da TV, invadiram o campo após o título do Santos.

"Parágrafo Único - Não será admitida a entrada de qualquer profissional de imprensa no campo de jogo (dentro das “quatro linhas”) em momento algum".

Por fim, o Art. 29 é um recado direto a José Maria Marín, vice-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e homem forte da FPF.

"Aos atletas campeões e vice-campeões do Campeonato Paulista da Primeira Divisão - Série A1 - 2012 e ao Campeão do Interior, bem como aos componentes das comissões técnicas destes Clubes, serão entregues, individual e pessoalmente, medalhas representativas de ouro e de prata".

Para quem não se lembra, José Maria Marín foi filmado embolsando uma medalha de ouro após o título do Corinthians na Copa São Paulo de Futebol Jr. Para diminuir o mal estar, a FPF afirmou que o dirigente tinha o direito a esta medalha. Mas o goleiro corintiano ficou sem seu prêmio. Bom... de acordo com o regulamento da FPF, apenas os campeões têm direito ao mimo. Entendeu, José Maria Marín?

Site: http://www.futebolpaulista.com.br/

Nos próximos dias, o blog rbrito seguirá sua saga pelos regulamentos dos Estaduais. Até agora, não foi possível encontrar os regulamentos da Federação de Futebol do Estado do Acre, da Federação Amapaense de Futebol, da Federação Brasiliense de Futebol, da Federação Matogrossense de Futebol, da Federação de Futebol do Estado de Rondônia e da Federação Roraimense de Futebol. Se alguém souber algo a respeito, basta nos avisar pelo blog rbrito ou através do twitter (@rbrito1984).

Ajude a fazer o blog rbrito! Mande sugestões! Opine! Participe aqui ou através do www.twitter.com/rbrito1984

2 comentários:

  1. Pra mim o campeonato paulista devearia ser em turno e returno... Ano passado na Série A3 e na Série A2 era dividido em três fases, a primeira fase era dois grupos (1 e 2) com dez times cada, turno e returno, classificavam os quatro primeiros e rebaixavam os dois últimos... A segunda fase era dois grupos (3 e 4) com quatro times cada, um quadrangular final, turno e returno, os dois primeiros classificavam-se a divisão seguinte... Na terceira fase dois primeiros colocados de cada grupo (3 e 4)faziam a final da competição...

    Na Série A1 poderia ser assim também, só que os classificados da primeira fase iriam pro mata a mata, quartas de final, semifinal e a final (com apenas um jogo com exceção da final). O Troféu do Interior seria decidido entre os clubes que perdessem as quartas...

    Desse jeito seria muito melhor!

    ResponderExcluir
  2. Fala Lukaum, td bom? Eu ainda acredito que o problema do Paulistão e de outros Estaduais é o alto número de clubes.

    Assim, a primeira fase é só para cumprir tabela, ainda mais com a diferença de qualidade e de dinheiro entre os clubes chamados grandes e o pessoal do interior.

    É certo, porém, que alguma coisa precisa ser feita. A atual fórmula de disputa mostra o medo dos dirigentes não verem o quarteto classificado. É muito difícil que um chamado grande não fique entre os oito.

    Abs e opine também pelo www.twitter.com/rbrito1984

    ResponderExcluir