sexta-feira, 16 de março de 2012

SE em foco!

O regulamento do Campeonato Sergipano é extremamente longo. Também pudera. Além da elite estadual, o regulamento abrange a disputa do Sub-18. Tudo misturado. Este é o segundo post na semana sobre o Campeonato Sergipano. Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo foram os outros Estados em destaque no blog rbrito.

Mais no blog rbrito:
SP em foco! Punição aos clubes que atrasarem pagamento!

Ranking de público: torcedor sergipano precisa animar!

Na temporada 2012 serão dez clubes brigando pelo título. São eles: Guarany, Confiança, Socorrense, Itabaiana, Sergipe, Olímpico, São Domingos, River Plate, Sete de Junho e Lagarto. América e Estanciano foram rebaixados e deram as vagas para Sete de Junho e Lagarto. Enquanto isso, o River Plate brigará pelo bicampeonato.

De acordo com o regulamento da Federação Sergipana de Futebol (FSF), o campeão terá vaga garantida na Série D do Campeonato Brasileiro 2012 e na Copa do Brasil 2013. O campeão da Copa Governo do Estado de Sergipe também terá vaga na Copa do Brasil do ano que vem. O campeão e o vice estadual terão vagas asseguradas na Copa Nordeste 2013.

Regulamento:
Os dez clubes foram divididos em dois grupos com cinco times cada. Os clubes do Grupo A enfrentarão os clubes do Grupo B em jogos de ida e volta. Se classificarão à próxima fase os dois primeiros colocados de cada grupo. As semifinais e final serão disputadas no sistema de mata-mata com jogos de ida e volta.

No segundo turno, os clubes enfrentarão seus rivais dentro dos próprios grupos. A fórmula de disputa segue a mesma. Se um mesmo clube vencer os dois turnos, será declarado campeão estadual. Caso contrário haverá mais dois jogos entre os campeões do turno e do returno. Já os dois últimos clubes serão rebaixados.

Critérios de desempate:

a) Menor número de vitórias;
b) Menor saldo de gols;
c) Maior número de gols contra;
d) Perdedora do confronto direto entre as Associações;
e) Maior número de cartões vermelhos recebidos;
f) Maior número de cartões amarelos recebidos;
g) Sorteio Público, realizado exclusivamente na Sede da FSF – Federação Sergipana de Futebol.

Ingressos:
Apesar de ser longo, o regulamento sergipano não esclarece o valor dos ingressos. Diz o regulamento: "Os preços de ingressos para o presente Campeonato serão definidos através de Boletim Oficial da FSF, publicado posteriormente".

TV:
O mesmo defeito é visto em relação a transmissão de jogos. Mas nem por isso, a FSF deixa de demarcar território. "A transmissão direta ou por vídeo-tape, das partidas do Campeonato Sergipano de Futebol Profissional da Série A-1 de 2012, só poderá ser realizada mediante prévia e expressa autorização da Federação Sergipana de Futebol, respeitada a Legislação que regula a matéria".

Bola:
Depois de dois "espaços em branco", enfim, a Federação dá informação a seus torcedores. A bola utilizada no Estadual será da marca UMBRO "cuja aquisição, em número de 02 (duas) unidades por partida, em perfeitas condições de uso, a juízo do árbitro, será de exclusiva responsabilidade da Associação mandante de campo".

Curiosidades:
No menu curiosidades, o blog rbrito inicia pelo polêmico Artigo 4º. A Federação Sergipana não ameaça apenas os clubes que cogitarem entrar na Justiça Comum, como também aqueles que queiram enfrentar estes times. Reparem na palavra "voluntariamente". Faz de conta...

Diz o parágrafo primeiro: "Em caso de acesso à Justiça Comum, a Associação será imediatamente desligada do Campeonato e não terá direito a participar no ano seguinte do mesmo, em nenhuma das Séries A-1 ou A-2, sem prejuízo da comunicação do fato à CBF, CONMEBOL e FIFA, para fins das sanções incidentes nas esferas nacional e internacional".

Para não restar dúvidas, a FSF tasca logo o parágrafo segundo: "Havendo eventual obtenção de decisão judicial, que imponha a participação da Associação no Campeonato do qual foi desligado no ano em curso ou no ano subseqüente, as demais Associações se comprometem, voluntariamente, a não enfrentar a Associação beneficiária da determinação judicial em questão, sob pena de incorrerem nas mesmas penas, previstas no parágrafo anterior".

Em relação ao W.O., a FSF cumpre o que determina a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e garante placar, por 3 a 0. Apesar de óbvio, nem todas as Federações seguem o regulamento geral como já mostrou o blog rbrito. O próximo item curioso também é interessante.

Se na maioria dos Estados é o árbitro que determina o tempo técnico para os jogadores se hidratarem por causa do calor, no Sergipe a ordem está explícita no regulamento, mais precisamente no Artigo 6º.

Diz o parágrafo 21: "Fica assegurado para o Campeonato Sergipano de Futebol A-1 de 2012, o tempo técnico de 03 (três) minutos, aos 25 (vinte e cinco) minutos de cada tempo, nas partidas em jogos diurnos".

Mas como nem tudo são flores, a FSF volta a derrapar no Artigo 10º. Caso um árbitro seja agredido por um dirigente ou torcedor, desde que este tenha sido incitado por algum dirigente, o clube poderá perder apenas "o mando de campo de conformidade, por decisão da Justiça Desportiva". Muito pouco para quem toma uma atitude deste tipo.

Para encerrar mais este post, é bom os clubes não pensarem em moda e cogitarem desenhar algo no gramado. O regulamento deixa bem claro que "Não será permitido desenhos corretivos no campo de jogo, alusivos a símbolos, escudos e mensagens; serão aceitas apenas as faixas transversais ou longitudinais, normalmente empregadas nos cortes de gramados".

Site: http://www.infonet.com.br/fsf/

Nos próximos dias, o blog rbrito seguirá sua saga pelos regulamentos dos Estaduais. Até agora, não foi possível encontrar os regulamentos da Federação de Futebol do Estado do Acre, da Federação Amapaense de Futebol, da Federação Brasiliense de Futebol, da Federação Matogrossense de Futebol, da Federação de Futebol do Estado de Rondônia e da Federação Roraimense de Futebol. Se alguém souber algo a respeito, basta nos avisar pelo blog rbrito ou através do twitter (@rbrito1984).

Ajude a fazer o blog rbrito! Mande sugestões! Opine! Participe aqui ou através do www.twitter.com/rbrito1984

Nenhum comentário:

Postar um comentário