quinta-feira, 1 de março de 2012

SC em foco!

O blog rbrito, enfim, chegou ao Estadual com o regulamento mais esdrúxulo, absurdo, inútil e tantos outros adjetivos. Estamos falando do Campeonato Catarinense com sua economia de palavras, mas imaginação de sobra na fórmula de disputa. Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul foram os outros Estados em destaque no blog rbrito.

Mais no blog rbrito:
RS em foco! Regulamento extenso e cheio de curiosidades!

Só para vocês, torcedores-internautas, terem um breve resumo, a fórmula de disputa proposta pela Federação Catarinense de Futebol (FCF) e aceita pelos brilhantes dirigentes não premia o clube que for campeão do turno e do returno. Isso mesmo! Mesmo que um clube vença o primeiro e o segundo turno, este time ainda terá que disputar uma semifinal. E neste mata-mata, um clube que fez figuração nos dois turnos, poderá ficar com a taça.

Mas vamos deixar isso para depois de revelarmos os participantes do Catarinense 2012. São eles: Chapecoense - atual campeão -, Criciúma, Figueirense, Avaí, Joinville, Brusque, Metropolitano, Marcílio Dias, Camboriú e Atlético Ibirama. Concórdia e Imbituba foram rebaixados, enquanto Camboriú e Atlético Ibirama subiram. O campeão e o vice ganharão vaga na Copa do Brasil 2013. Já os dois últimos colocados serão rebaixados.

Regulamento:
Os dez clubes se enfrentarão entre si, em turno único no sistema de pontos corridos. O campeão do turno estará classificado para as semifinais, assim como o vencedor do returno, que terá o mesmo sistema de disputa. Além dos campeões do turno e do returno, os dois clubes com melhores índices técnicos das duas fases estarão nas semifinais.

As semifinais e a decisão serão disputadas em jogos de ida e volta. Em caso de empate no número de pontos e saldo de gols, o clube de melhor campanha se classificará ou será declarado campeão.

Critérios de desempate:

I – maior número de vitórias;
II - maior saldo de gols;
III - maior número de gols pró;
IV - confronto direto, somente no caso de empate entre 2 (duas) associações;
V – menor número de cartões vermelhos recebidos;
VI – menor numero de cartões amarelos recebidos;
VII – sorteio.

Sem mais...
O regulamento do Campeonato Catarinense, além de ter uma fórmula de disputa nada atraente, é mais do que simples. Fala o óbvio e não nos traz nem curiosidades. Também pudera. Um Estadual com uma fórmula de disputa neste gênero, não precisa de mais nada.

Site: http://www.fcf.com.br/

Nos próximos dias, o blog rbrito seguirá sua saga pelos regulamentos dos Estaduais. Até agora, não foi possível encontrar os regulamentos da Federação de Futebol do Estado do Acre, da Federação Amapaense de Futebol, da Federação Brasiliense de Futebol, da Federação Matogrossense de Futebol, da Federação de Futebol do Estado de Rondônia e da Federação Roraimense de Futebol. Se alguém souber algo a respeito, basta nos avisar pelo blog rbrito ou através do twitter (@rbrito1984).

Ajude a fazer o blog rbrito! Mande sugestões! Opine! Participe aqui ou através do www.twitter.com/rbrito1984

4 comentários:

  1. Caro Rbrito, por função desse regulamento sem noção, o Atlético de Ibirama não foi campeão da segundona ano passado. Venceu os dois turnos, mas devido ao regulamento, teve que enfrentar o Cambruiú na decisão, e acabou perdendo. E, a culpa principal disso, são dos dirigentes, que aceitam esse tipo de regulamento.

    Parabéns pelo blog

    att

    ResponderExcluir
  2. Você está certinho, Lucas. A culpa é dos dirigentes, incompetentes por natureza. Não pensam no próprio clube e nem nos torcedores. Eles pensam apenas em si, na política e em bajulação.

    Vide o apoio incondicional que o Ricardo Teixeira teve das 27 federações, mesmo com a quantidade de denúncias contra o presidente da CBF.

    Com tantos amadores, o futebol brasileiro só tem a perder. Isso reflete não apenas nos Estaduais, mas no nacional e até na Seleção Brasileira.

    Abs e opine também pelo www.twitter.com/rbrito1984

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caramba... Nunca vi um estadual tão esquisito como esse aí de SC. Porque não fazer um campeonato de turno e returno e os quatro primeiros se classificam pra semifinal e os dois últimos caem, já que são apenas dez times! Tem coisas que infelizmente não dá pra entender... Essa federação é uma piada mesmo! Eu só não critico muito poís devem existir estuaduais com mais regras absuras que esse.

      Excluir
  3. Bom... tenho acompanhado os regulamentos dos Estaduais, Lukaum, e o de Santa Catarina é disparado o mais bizarro.

    Não adianta nada ser campeão do turno ou do returno. Um clube que fizer um campeonato modesto pode ficar com o título estadual. Vai entender a cabeça destes dirigentes!

    Abs e opine também pelo www.twitter.com/rbrito1984

    ResponderExcluir