quinta-feira, 29 de março de 2012

MT em foco!

Dando sequência aos regulamentos problemáticos, o blog rbrito chega ao Campeonato Matogrossense. O site da Federação Matogrossense de Futebol (FMF) se organizou e foi possível fazer a análise da Edição 2012. Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe foram os outros Estados em destaque no blog rbrito.

Mais no blog rbrito:
DF em foco! Homenagens a Garrincha, Sócrates, João Saldanha e JK!

Nos próximos dias, o blog rbrito trará os regulamentos do Piauí e de Rondônia. Não será possível, por culpa exclusiva das Federações, analisar os regulamentos do Acre, Amapá, Roraima e Tocantins. Todos os outros Estados já passaram pelo blog rbrito.

Voltando ao Mato Grosso, serão dez participantes na Edição 2012: Barra do Garças, Atlético Campoverdense, Cuiabá - atual campeão -, Luverdense, Mixto, Palmeiras, Rondonópolis, Vila Aurora, Sorriso e União. O campeão estadual ganhará vaga na Série D do Campeonato Brasileiro 2012 e na Copa do Brasil 2013.

Regulamento:
Os dez clubes jogarão entre si em turno e returno. Os quatro primeiros colocados se classificarão. As semifinais e a final serão definidas em mata-mata com jogos de ida e volta. Em caso de empate na pontuação e no saldo de gols, os finalistas serão aqueles melhores colocados na primeira fase. Na decisão, em caso de empate, o campeão será definido nos pênaltis. Os dois últimos clube serão rebaixados.

Critérios de desempate:

a) maior número de vitórias;
b) maior saldo de gols;
c) maior número de gols pró;
d) maior número de pontos ganhos no confronto direto (entre duas associações);
e) maior saldo de gols no confronto direto (entre duas associações);
f) sorteio.

Ingressos:
A FMF não faz menção de valores de ingressos em seu regulamento, mas garante que "Os ingressos serão os oficiais fornecidos pela Federação" e que "Em todo o estádio que sediar jogos do Campeonato, será obrigatória a venda de ingressos do setor de menor valor com 50% (cinquenta por cento) de desconto, destinado à estudante devidamente credenciado, na quantidade de 30% (trinta por cento) da capacidade destinada a esse tipo de ingresso".

Curiosidade:
Nada de referência a bola de jogo e a emissora detentora de transmissão do Estadual. Sem perder tempo, o blog rbrito chega as curiosidades do Campeonato Matogrossense. Uma das regras é evitar que jogadores troquem de clube durante o Estadual.

Diz o Art. 21 "O atleta inscrito por uma associação, não poderá competir por outra associação, também participante do mesmo Campeonato, caso dele já tenha participado".

O Art. 28 é interessante por mostrar respeito ao clube visitante. Eu só gostaria de saber se isso realmente acontece em um clássico de extrema rivalidade ou em algum jogo que acaba em discórdia?

"Em todos os jogos a associação local, deverá designar um membro de sua Diretoria, para prestar assistência à associação visitante, até a sua reirada do estádio".

Antes de falarmos do próximo artigo, a FMF segue a risca o que manda a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e garante W.O. por placar de 3 a 0. Mas a punição para agressão física - tentada ou consumada - não é lá estas coisas. Clube e jogador podem perder cinco mandos de campo e ser suspenso por cinco jogos, respectivamente. Em caso de reincidência, a punição será dobrada.

Enquanto isso, o Art. 56 é óbvio, mas é sempre bom deixar explícito. "Parágrafo único - Os oficiais [árbitros] com grau de parentesco com membros dos clubes e/ou patrocinadores, inclusive com vinculação trabalhista, estarão automaticamente impedidos de atuar".

Para fechar, o Estado do Mato Grosso, ao contrário da FIFA e dos políticos em Brasília, é contra a venda de bebida alcoólica nos estádios. Palmas para os dirigentes matogrossenses.

"Art. 61 - Fica proibida a venda e o consumo de bebidas alcoólicas nos estádios que sediem partidas de futebol profissional integrantes das competições coordenadas tecnicamente pela Federação Matogrossense de Futebol, cujas partidas são organizadas pelas entidades de prática desportiva detentoras do mando de jogo (clubes)".

Site: http://www.fmfmt.com.br/

Ajude a fazer o blog rbrito! Mande sugestões! Opine! Participe aqui ou através do www.twitter.com/rbrito1984

Nenhum comentário:

Postar um comentário