segunda-feira, 12 de março de 2012

Guaçu-Mirim!

Mogi Guaçu e Mogi Mirim são duas cidades do interior de São Paulo. Situadas lado a lado, as "cidades irmãs" se aproximaram ainda mais com as boas campanhas de Guaçuano e Mogi Mirim nas Séries A3 e A1 do Campeonato Paulista, respectivamente. Este será o primeiro post do blog rbrito, nesta segunda-feira.

A população de Mogi Guaçu é de 137.286 habitantes contra 86.244 habitantes de Mogi Mirim. Mas a cidade mogimiriana é mais antiga, foi fundada em 22 de outubro de 1769. Mogi Guaçu, por sua vez, surgiu em 9 de abril de 1877. Outra semelhança é o significado do nome destas cidades.

Mogi Guaçu em tupi guarani significa "grande rio que serpenteia". Enquanto isso, Mogi Mirim é "pequeno rio das cobras", ou para alguns, "pequeno rio que serpenteia como cobra". A similaridade segue com os mascotes dos dois clubes.

Por conta do rio Mogi Guaçu, que banha as cidades, os clubes optaram por animais característicos. O Guaçuano optou pelo Mandi, peixe encontrado no rio, enquanto o Mogi Mirim ficou com o Sapão. Mesmo estando em divisões diferentes, os clubes passam por ótimos momentos.

Guaçuano!
A boa fase do Clube Atlético Guaçuano começou na temporada passada como o acesso na Segundona. Hoje na Série A3, o Mandi, que é comandado pelo técnico João Batista, é o único invicto na divisão (última derrota foi no dia 19 de outubro de 2011 para o Primeira Camisa) e ainda tem o melhor ataque - 26 gols - e a terceira melhor defesa (11).

Na quarta colocação após 12 jogos, o Guaçuano soma 22 pontos, três a menos que o líder Capivariano. Aliás, o maior placar do Guaçuano na Série A3 foi em cima do time de Capivari (5 a 0). O clube de Mogi Guaçu ainda ostenta cinco vitórias e sete empates. Aproveitamento de 61,1%.

Na última rodada, o Guaçuano empatou, por 2 a 2, com o Grêmio Osasco. Nesta quinta-feira, o Mandi vai encarar o Independente, em Limeira, às 20 horas. Apenas a média de público pagante do clube ainda não anima. Se na temporada passada, o Guaçuano ultrapassou a marca de mil pagantes, desta vez está em apenas 617.

Sapão!
A campanha do Mogi Mirim no Paulistão também é surpreendente. Para começar, o Mogi Mirim é o único clube do interior que foi capaz de ganhar de um time considerado grande. No último sábado, o Sapão bateu o Santos, por 3 a 1. Com o triunfo, o time do técnico Guto Ferreira assegurou a quinta colocação, com 26 pontos, quatro a menos que o o líder Corinthians.

Em 13 jogos, o Mogi soma oito vitórias, dois empates e três derrotas. Aproveitamento de 66,7%. São 22 gols a favor, sendo que Hernane, com 11, é o artilheiro do Estadual, e 14 tentos contra. O maior placar do  Mogi Mirim foi os 3 a 0 sobre o Guarani.

No próximo sábado, o clube vai enfrentar o Guaratinguetá, fora de casa, às 18h30. A média de público do Sapão é modesta, de apenas 3.184 pagantes. O Mogi Mirim está na elite do Paulistão desde 2009. São 24 participações, sendo que a primeira aconteceu na temporada de 1986.

Participe do blog rbrito! Mande sugestões de posts, números dos seus clubes... Opine aqui ou através do www.twitter.com/rbrito1984

Nenhum comentário:

Postar um comentário