quinta-feira, 22 de março de 2012

DF em foco!

Após alguns problemas, o blog rbrito encontrou o regulamento do Campeonato Brasiliense. E será o Distrito Federal que ganhará destaque nesta sexta-feira. Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe foram os outros Estados em destaque no blog rbrito.

Mais no blog rbrito:
SE em foco! Regulamento que abrange profissional e até Sub-18!

Nos próximos dias, o blog rbrito trará os regulamentos do Mato Grosso, do Piauí e de Rondônia. Não será possível, por culpa exclusiva das Federações, analisar os regulamentos do Acre, Amapá, Roraima e Tocantins. Todos os outros Estados já passaram pelo blog rbrito.

Mas voltando ao Campeonato Brasiliense, a Edição 2012 começou com atraso e na justiça. O Brasília foi rebaixado no tapetão, enquanto Dom Pedro e Atlético Ceilandense conseguiram suas vagas após muitas ações judiciais. Com o Brasiliense defendendo o bicampeonato, o Candangão terá a participação de 12 clubes. São eles: Atlético Ceilandense, Luziânia, Botafogo, Formosa, Brasiliense, Capital, Ceilândia, Legião, Sobradinho, Brazlândia, Gama e Dom Pedro.

No regulamento do Estadual de Brasília, não há explicações a respeito das vagas na Copa do Brasil e da Série D do Campeonato Brasileiro. Diz o Art. 26: "As vagas disponibilizadas pela CBF para o Distrito Federal nas competições nacionais, em especial a Copa do Brasil e a Série D serão preenchidas com base no critério técnico definido na competição de 2012".

Regulamento:
Os 12 clubes foram distribuídos em dois grupos com seis times cada. Os clubes enfrentarão os rivais da outra chave em turno único. Os dois primeiros colocados de cada grupo se classificarão às semifinais. As semifinais e a final serão decididas em partida única.

O segundo turno será do mesmo jeito, mas os clubes enfrentarão os rivais do próprio grupo. Caso um mesmo clube vença os dois turnos, será declarado campeão estadual. Se equipes distintas vencerem o turno e o returno, o Estadual terá uma nova final, com direito a dois jogos.

Como preliminar das semifinais e finais do primeiro turno, os clubes que ficarem em terceiro e quarto lugares vão disputar o Trofeu João Saldanha. O terceiro do Grupo A vai pegar o quarto do Grupo B e o quarto do Grupo A enfrentará o terceiro do Grupo B. No segundo turno, a taça passa a ser chamada de Dr. Sócrates.

Enquanto isso, os dois últimos clubes, com a menor pontuação nos dois turnos, serão rebaixados. Mas o rebaixamento não é tão simples assim e tem outras variáveis. Diz o Art. 13:

"II - No caso de mais de duas equipes terminarem o campeonato na última colocação com o mesmo número de pontos, essas associações formarão o grupo X, jogando entre si em sistema de turno e returno;


IV - No caso de somente uma equipe terminar o campeonato na última colocação e duas Equipes terminarem em penúltimo lugar, será submetida ao descenso a colocada em último lugar, devendo as duas outras jogar entre si duas partidas extras, em campo neutro, em sistema de ida e volta, submetendo-se ao descenso a que obtiver menor número de pontos ganhos ao final da segunda partida. Persistindo o empate em pontos ganhos a disputa dar-se-á pela cobrança de tiros livres da marca do pênalti, de acordo com as regras da IFAB;


V - No caso de uma única equipe terminar em último lugar e mais de duas terminarem com o mesmo número de pontos ganhos na penúltima colocação, será submetida ao descenso a equipe classificada em último lugar, devendo as demais formar o grupo X para jogar entre si em sistema de turno e returno".

Critério de desempate:

(1º) Maior número de vitórias;
(2º) Maior saldo de gols;
(3º) Maior número de gols pró;
(4º) Menor número de cartões amarelos e vermelhos durante todo o campeonato;
(5º) Sorteio público na sede da Federação, em dia e horário a serem determinados.

Ingressos:
No enxuto regulamento candango, também não há menção aos valores dos ingressos. "Art. 12 - parágrafo 1º - Os preços de ingressos serão fixados pelo clube mandante observadas as decisões do conselho arbitral de 29 de Dezembro de 2011".

Curiosidades:
As curiosidades no regulamento candango são poucas, mas sobram homenagens. O campeão do primeiro turno receberá a Taça JK. Juscelino Kubitschek foi médico, militar e político brasileiro - ele comandou a cidade de Belo Horizonte (1940-1945), foi governador de Minas Gerais (1951-1955), e presidente do Brasil entre 1956 e 1961.

Enquanto isso, o vencedor do segundo turno ficará com a Taça Mané Garrincha. O anjo de pernas tortas e um dos melhores jogadores do mundo já é homenageado no principal estádio de Brasília e que abrigará a Copa do Mundo 2014.

Além destas duas disputas, o Campeonato Brasiliense permite o terceiro e quarto colocados de cada grupo sonharem com um trofeu. No primeiro turno, o vencedor desta disputa receberá a Taça João Saldanha - jornalista e até técnico da Seleção Brasileira.

Por fim, no returno, a taça será denominada Dr. Sócrates, morto recentemente. Ex-jogador, Sócrates, também conhecido como Magrão, foi o responsável pela Democracia Corintiana nos anos 80. Ele também passou pela Seleção Brasileira.

Para fechar, a Federação Brasiliense de Futebol (FBF) se exime de qualquer problema que apareça no decorrer do estadual. "Art. 23 - As equipes que tenham concordado em participar da competição reconhecem a legitimidade do presente regulamento e o aprovam integralmente. sem restrições".

Site: http://www.fbfdf.org.br/modulos/home/

Ajude a fazer o blog rbrito! Mande sugestões! Opine! Participe aqui ou através do www.twitter.com/rbrito1984

Nenhum comentário:

Postar um comentário