quinta-feira, 29 de março de 2012

Clube, cidade ou Estado?!

Pouco mais de uma semana após apresentar os clubes homônimos dos Campeonatos Estaduais 2012, o blog rbrito, nesta quinta-feira, traz a lista dos clubes que homenageiam Estados ou cidades. O blog rbrito só levou em consideração as competições em andamento. Todos os 24 Estaduais analisados têm, ao menos, um tributo. Apenas Amapá, Piauí e Roraima não deram o pontapé inicial na temporada 2012.

Mais no blog rbrito:
Clubes homônimos nos Estaduais: imitação ou homenagem?!

O Estado recordista em homenagens é o Espírito Santo. Dos dez clubes em disputa, seis são homônimos do Estado ou cidades. Para se ter uma ideia, há time com nome do Estado (Espírito Santo) e da capital (Vitória). Nesta lista há ainda Aracruz, Colatina, Linhares e Serra - todas cidades capixabas. Ao todo são 83 clubes-cidade-Estado nesta lista do blog rbrito.

Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, São Paulo, Pernambuco e Tocantins aparecem com cinco homenagens cada. No clima de curiosidades, o blog rbrito anotou nove tributos aos Estados. Há clubes-Estados como Bahia, Espírito Santo, Ceará, Goiás, Maranhão, Paraíba, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

A lista de capitais é um pouco mais modesta, com seis presenças. São os clubes-capitais: Rio Branco, Vitória, Fortaleza, Cuiabá, São Paulo e Palmas. Sim! São Paulo entrou na lista como Estado e também como capital.

Tem mais...
A cidade de Guaratinguetá - distante a 175 Km da capital - entrou na lista, mesmo após o clube trocar de sede duzentas vezes. O Guará faz uma péssima campanha e luta contra o rebaixamento no Campeonato Paulista. Enquanto isso, há um clube de futebol, inspirado em uma cidade, que apelidou um jogador.

Ji-Paraná cidade, que deu nome a um clube de Rondônia, virou apelido de Junior Felício Marques. O jogador ganhou sua primeira oportunidade no Corinthians e depois passou pelo Internacional. Por fim, a cidade de Formosa, mesmo sendo goiana, entrou na lista dos clubes do Distrito Federal.

Formosa está a 280 Km de distância de Goiânia e apenas 78 Km de Brasília. Por conta disso, o clube Formosa disputa o Campeonato Brasiliense. Aliás, o Formosa foi campeão da Taça João Saldanha, que dá o "título" de terceiro colocado do primeiro turno (Veja o post aqui!).

Participe do blog rbrito! Opine aqui ou através do www.twitter.com/rbrito1984

Confira os clubes com nome de cidades e Estados:

ACREANO
Rio Branco

ALAGOANO
Murici
Coruripe

AMAZONENSE
Iranduba
Manicoré

BAIANO
Bahia
Juazeiro
Camaçari
Itabuna

BRASILIENSE
Luziânia
Ceilândia
Formosa

CAPIXABA
Aracruz
Vitória
Espírito Santo
Colatina
Linhares
Serra

CARIOCA
Macaé
Resende
Nova Iguaçu
Volta Redonda
Duque de Caxias

CATARINENSE
Joinville
Criciúma
Camboriú
Brusque

CEARENSE
Fortaleza
Ceará
Crato
Crateús
Itapipoca

GAÚCHO
Veranópolis
Pelotas
Novo Hamburgo
Caxias

GOIANO
Goiás
Itumbiara
Morrinhos
Goianésia

MARANHENSE
Maranhão
Santa Quitéria
Viana
Bacabal

MATOGROSSENSE
Cuiabá
Rondonópolis
Sorriso
Barra do Garças

MINEIRO
Uberaba

PARAENSE
Cametá

PARAIBANO
Paraíba
Sousa

PARANAENSE
Londrina
Arapongas
Toledo
Paranavaí
Cianorte

PAULISTA
São Paulo
Santos
Mogi Mirim
Mirassol
Guaratinguetá

PERNAMBUCANO
Salgueiro
Petrolina
Serra Talhada
Belo Jardim
Araripina

POTIGUAR
Caicó

RONDONIENSE
Rolim de Moura
Vilhena
Ariquemes
Ji-Paraná

SERGIPANO
Itabaiana
Lagarto
Sergipe

SUL-MATOGROSSENSE
Maracaju
Ivinhema
Itaporã

TOCANTINENSE
Gurupi
Tocantinópolis
Guaraí
Tocantins
Palmas

Nenhum comentário:

Postar um comentário