sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

RN em foco!

Toda semana o blog rbrito faz questão de analisar os regulamentos estaduais. Já estamos no final. Nesta sexta-feira será a vez do Rio Grande do Norte, com explicações para tudo, mas com poucas curiosidades. Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco e Rio de Janeiro foram os outros Estados em destaque no blog rbrito.

Mais no blog rbrito:
RJ em foco! FERJ e a dúvida sobre o nome dos trofeus!

ABC - atual campeão -, Alecrim, América, Potiguar, Palmeira de Goianinha, Baraúnas, ASSU, Corintians, Santa Cruz e Caicó são os clubes que disputam o Campeonato Potiguar 2012. Enquanto o Centenário Pauferrense foi rebaixado, o Caicó conquistou o acesso.

No Estadual do Rio Grande do Norte apenas um clube é rebaixado. Em compensação, os vencedores têm agenda cheia. O campeão da Taça Cidade do Natal (1º turno) ganhará uma vaga na Copa do Brasil 2013, assim como o vencedor da Copa Rio Grande do Norte (2º turno). Ao campeão estadual será dada a vaga na Série D do Campeonato Brasileiro.

Regulamento:
Os dez clubes jogarão todos contra todos em apenas jogos de ida. Os quatro primeiros colocados se classificarão. A semifinal será disputada em partida única. Se o jogo terminar empatado, a disputa será nos pênaltis. A decisão, por sua vez, terá dois jogos. Na final se der empate em pontos, será levado em consideração os critérios de desempate. Mesmo assim, se a igualdade persistir, a decisão será nos pênaltis. O segundo turno será no mesmo esquema. Caso uma mesma equipe vença o turno e o returno, será declarada campeã. Se clubes distintos levarem o turno e o returno, haverá mais dois jogos entre estes times.

Mas há um grande problema em relação aos critérios de desempate citados na final do turno e returno. Diz "Ao final das duas partidas ocorrendo empate no número de pontos  ganhos e em todos (destacado pelo blog rbrito) os critérios estabelecidos no Art. 6° deste regulamento aplicados exclusivamente nesta Fase, a definição da agremiação vencedora ocorrerá através da cobrança de tiros livres da marca do pênalti".

O problema é que o quinto item dos critérios de desempate é o terrível sorteio. Ou seja, nunca haverá cobrança de pênalti em uma decisão potiguar. A não ser que o sorteio seja decidido no cara e coroa e a moeda fique no meio. A Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF) bobeou ao não explicar de uma forma mais clara.

Critério de desempate:

1º) Maior número de vitórias;
2º) Maior saldo de gols;
3º) Maior número de gols marcados;
4°) Confronto direto;
5°) Sorteio.

Bola:
No regulamento do Campeonato Potiguar não há a definição da marca da bola. Diz o Art. 26 "As bolas do campeonato estadual 2012 serão definidas pela FNF".

Ingressos:
Como a maioria das Federações, a FNF pisa na bola ao estabelecer um preço mínimo dos ingressos. "Art. 11 - § 1º - Os preços dos ingressos no setor de arquibancadas serão de no mínimo R$ 5,00 (cinco reais). Deverão ser observadas as disposições legais sobre meias entradas e outras situações previstas em lei municipal do local onde se realizar a partida".

Não contente, a Federação local ainda ameaça os clubes: "§ 6º - Em caso de descumprimento do preço do ingresso para arquibancada, (...) o mandante ficará obrigado a repassar a FNF a diferença do valor por cada ingresso vendido".

TV:
A transmissão do Campeonato Potiguar é um mistério de acordo com o regulamento. Mas nem por isso, a FNF deixa de dar seu pitaco e garantir ganhos extras.

"Art. 12 - Os Clubes cedem com exclusividade à FNF, em todo o território brasileiro e internacional, em caráter irrevogável, os direitos  de captação, fixação, exibição, transmissão e reexibição de sons e imagens em televisão aberta, fechada e internet de todos os jogos das Competições. A FNF poderá ceder a terceiros, no todo ou em parte, no Brasil e no exterior, os direitos a ela cedidos".

E ainda segue "§3º.- Da receita advinda da transmissão ou retransmissão de imagens das Competições, será destinado o valor equivalente a 5% (cinco por cento) à FNF, coordenadora e titular dos direitos sobre as Competições".

Curiosidades:
As curiosidades, como dissemos no início do post, são poucas. No Art. 18, a FNF explica suas punições caso algum clube ou integrante deste cometa alguma infração ao regulamento ou ao Regulamento Geral das Competições (RMC). As punições são de mil a cem mil reais, a perda de mando de campo de uma a cinco partidas, a suspensão de 30 a 360 dias ou ainda a "desfiliação, em caso de reincidência, nos termos da legislação vigente".

Se Federação local não faz menção ao placar do W.O., ameniza a distância daqueles clubes que perderem o mando de campo. Na maioria dos casos, a distância mínina é de 150 quilômetros, mas no Potiguar é de apenas "70 quilômetros do município de seu Estádio".

Por fim, o blog rbrito puxou um artigo dos ingressos para o menu curiosidades. A FNF determina o fornecimento de recibo na compra de ingressos. Eu costumo ir ao estádio e nunca vi isso, mesmo sendo exigido pelo Estatuto do Torcedor.

Diz o Art. 34 "Os ingressos deverão conter o nome da seguradora e número da apólice de seguros fixado pela FNF. Além disso, em todas as praças de esportes os clubes ficam obrigados a fornecer ao torcedor recibo da compra de ingressos, conforme estatuto do torcedor".

Site: http://www.fnf.org.br/


Nos próximos dias, o blog rbrito seguirá sua saga pelos regulamentos dos Estaduais. Até agora, não foi possível encontrar os sites da Federação de Futebol do Estado do Acre, da Federação Amapaense de Futebol, da Federação Brasiliense de Futebol e da Federação Matogrossense de Futebol. Se alguém souber algo a respeito, basta nos avisar pelo blog rbrito ou através do twitter (@rbrito1984).

Ajude a fazer o blog rbrito! Mande sugestões! Opine! Participe aqui ou através do www.twitter.com/rbrito1984

Nenhum comentário:

Postar um comentário