quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

RJ em foco!

Pela ordem adotada pelo blog rbrito, nesta quinta-feira, a análise de regulamento seria do Campeonato Piauiense. Mas como a Federação local ainda não confirmou a quantidade de clubes, vamos deixar o Piauí para depois e focarmos no Campeonato Carioca. Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná e Pernambuco foram os outros Estados em destaque no blog rbrito.

Mais no blog rbrito:
PE em foco! O regulamento mais completo dos Estaduais!

Sem especificar vagas na Copa do Brasil e Série D do Campeonato Brasileiro, o regulamento do Cariocão contará com 16 clubes: Americano, Bangu, Boavista, Botafogo, Bonsucesso, Duque de Caxias, Flamengo, Fluminense, Friburguense, Macaé, Madureira, Nova Iguaçu, Olaria, Resende, Vasco e Volta Redonda.

Se América e Cabofriense foram rebaixados na temporada passada, Bonsucesso e Friburguense conquistaram o acesso. O Flamengo, por sua vez, é o atual campeão estadual.

Regulamento:
Os 16 clubes serão distribuídos em dois grupos com oito times cada e jogarão dentro de seus grupos em jogos apenas de ida. Os quatro primeiros colocados estarão classificados. No sistema mata-mata serão definidos os finalistas e o campeão. Em caso de empate, a decisão será nos pênaltis.

O segundo turno será disputado no mesmo sistema. Se um mesmo clube se sagrar campeão no turno e no returno será declarado campeão estadual. Caso tenhamos dois campeões, terá a necessidade de mais dois jogos entre os vencedores.

Se o regulamento, até aqui, não é nenhum bicho de sete cabeças, a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ) faz questão de complicar um pouquinho a disputa contra o rebaixamento. O Art. 13 explica que os finalistas não poderão ser degolados e que os últimos dois colocados cairão para a Segundona Carioca.

Mas no item II do artigo há a explicação: "No caso de mais de duas associações terminarem o campeonato na última colocação com o mesmo número de pontos, essas associações formarão o grupo X, jogando entre si em sistema de turno e returno".

E prossegue no item IV "No caso de somente uma associação terminar o campeonato na última colocação e duas associações terminarem em penúltimo lugar, será submetida ao descenso a colocada em último lugar, devendo as duas outras jogar entre si duas partidas extras, em campo neutro, em sistema de ida e volta, submetendo-se ao descenso a que obtiver menor número de pontos ganhos ao final da segunda partida. Persistindo o empate em pontos ganhos a disputa dar-se-á pela cobrança de tiros livres da marca do penalty, de acordo com as regras da IFAB".

Não pense que as explicações acabam neste item. Há o item V "No caso de uma única associação terminar em último lugar e mais de duas terminarem com o mesmo número de pontos ganhos na penúltima colocação, será submetida ao descenso a associação classificada em último lugar, devendo as demais formar o grupo X para jogar entre si em sistema de turno e returno".

Critérios de desempate:

1º) Maior número de vitórias;
2º) Maior saldo de gols;
3º) Maior número de gols pró;
4º) Menor número de cartões amarelos e vermelhos durante todo o campeonato.
5º) Sorteio público na sede da Federação, em dia e horário a serem determinados.

Ingressos:
Assim como muitas Federações, a FERJ também comete o erro de determinar um preço mínimo para a venda de ingressos. Neste caso, um pouco salgado, uma vez que as arquibancadas deverão custar R$ 20. A FERJ ainda exige em seu Art. 10 que "Os estádios deverão estar equipados com catracas que permitam a leitura e o controle eletrônico dos ingressos adquiridos pelos torcedores".

Para que não tenha confusão, o Parágrafo único deste artigo é bem claro "Os ingressos deverão ter cores diferenciadas para cada setor do estádio e tipo de ingressos".

Curiosidades:
Se não fala nada da marca da bola ou da transmissão dos jogos, as curiosidades no regulamento da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro também são poucas. No Art. 7, a FERJ confirma que detém os mandos de campo das semifinais, finais e dos clássicos do Cariocão.

Enquanto isso, os artigos 16, 17 e 21 deixam uma lacuna, literalmente, no nome dos trofeus. A FERJ deve ter ficado indecisa em relação a homenagem e, simplesmente, passou um traço no nome dos trofeus.

"Art. 16 - Simultaneamente às semifinais e final da Taça Guanabara de 2012, e preferencialmente na preliminar destes jogos, as associações classificadas em cada grupo, respectivamente, em 3º e 4º lugares, disputarão o troféu ____________________ da seguinte forma: 3º do grupo A x 4º do grupo B e 3º do grupo B x 4º do grupo A. Os vencedores jogarão a decisão".

"Art 17 - Simultaneamente às semifinais e final da Taça Rio de 2012, e preferencialmente na preliminar destes jogos, as associações classificadas em cada grupo, respectivamente, em 3º e 4º lugares, disputarão o troféu ___________________, da seguinte forma: 3º do grupo A x 4º do grupo B e 3º do grupo B x 4º do grupo A. Os vencedores jogarão a decisão".

"Art. 21 § 1º - Ao clube campeão da Taça Guanabara, Taça Rio e Campeonato Estadual, bem como aos vencedores dos troféus __________________ e _____________________, serão entregues os respectivos troféus e premiação financeira".

Site: www.fferj.com.br

Nos próximos dias, o blog rbrito seguirá sua saga pelos regulamentos dos Estaduais. Até agora, não foi possível encontrar os sites da Federação de Futebol do Estado do Acre, da Federação Amapaense de Futebol, da Federação Brasiliense de Futebol e da Federação Matogrossense de Futebol. Se alguém souber algo a respeito, basta nos avisar pelo blog rbrito ou através do twitter (@rbrito1984).

Ajude a fazer o blog rbrito! Mande sugestões! Opine! Participe aqui ou através do www.twitter.com/rbrito1984

2 comentários:

  1. A vaga na Copa do Brasil de 2013 é dada pela Copa Rio, torneio a ser disputado no segundo semestre.
    Já a vaga na Série D de 2012 será dada ao pequeno melhor colocado na classificação geral (teoricamente o 5' colocado) excluindo Madureira, Macaé e Duque de Caxias que disputarão a Série C. Outra vaga já foi dada ao Friburguense por ter sido vice-campeão da Copa Rio de 2011.

    ResponderExcluir
  2. Valeu pelas informações, Wanderson. Pena que não tem nada disso no regulamento do Campeonato Carioca.

    Abs e opine também pelo www.twitter.com/rbrito1984

    ResponderExcluir