terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Na mesma onda...

Na segunda-feira, o blog rbrito mostrou algumas rivalidades municipais de clubes das Séries A1, A2 e A3 do Campeonato Paulista (Veja o post aqui!). Agora, com a colaboração do torcedor-internauta Marcos Neves, o blog rbrito seguirá com sua análise, mas desta vez o foco será as médias de público de Guarani, Ponte Preta, Botafogo, Comercial, Rio Claro, Velo Clube, Rio Preto, América, Internacional, Independente, Atlético Sorocaba e São Bento.

Mais no blog rbrito:
A importância do torcedor nos estádios paulistas!

Em Campinas, mesmo o Guarani dando goleada na classificação, é a Ponte Preta que está na frente do ranking de público. A Macaca apresenta a nona melhor média com 4.009 pagantes. Uma posição abaixo está o Bugre, com média de 3.647 pagantes.

A inversão também é notada em Ribeirão Preto. O Botafogo está abaixo do rival Comercial na classificação, mas no ranking de público dá olé. Enquanto o Pantera aparece no quinto lugar, com boa média de 5.834 pagantes, o Comercial amarga o 18º lugar, com apenas 1.993.

Em Rio Claro o público segue a ordem da classificação. Ou seja, o Velo Clube está acima do rival Rio Claro. O Galo Vermelho é dono da 28ª melhor média de público (1.226). Já o Rio Claro ocupa a 31ª posição, com média de 880 pagantes. Uma posição abaixo está o Rio Preto e média de 862 pagantes. O Jacaré supera o rival América, que tem média de 604 pagantes no modesto 37º lugar - abaixo de seis clubes da Série A3.

Falando nesta divisão vamos aos clubes de Limeira. Tradicionais, era de se esperar mais desta dupla. A Inter aparece na 30ª colocação, com média de 977 pagantes, contra 452 do Independente, 41º colocado. Por fim, temos os rivais de Sorocaba. Se o Atlético está na Série A2, o São Bento joga a Série A3. E pode acreditar, o Bentão supera o rival no ranking de público. Enquanto o São Bento está no 36º lugar, com média de 619 pagantes, o Sorocaba aparece apenas dez posições abaixo, com média de só 383.

Sem novidade!
Os públicos ainda continuam modestos. Juntando as três principais divisões do Estado de São Paulo temos média de 2.274 pagantes. Em 275 partidas com a presença de torcedores, o total de público é de 625.385.

Em 100 jogos, o Paulistão apresenta média de 5.072 pagantes e total de 507.219. A Série A2 tem um jogo a menos (99) e média bem mais modesta (781). O público total é de 77.317 contra 40.849 da Série A3. A terceira divisão ainda tem média de 537 pagantes e 76 jogos.

Explicações!
Os clubes da Série A1 são representados pela cor azul. Enquanto isso, o verde traz os clubes da Série A2 e a Série A3 está em amarelo. Os números em vermelho ainda não foram confirmados pela Federação Paulista de Futebol (FPF).

Na Série A2, o Atlético Sorocaba atuou uma partida com os portões fechados. O mesmo foi observado em jogos de Guaçuano, Taboão da Serra e Osvaldo Cruz na Série A3. Ainda na A3, o duelo entre Taboão da Serra e Guaçuano foi adiado por falta de médico no estádio.

O blog rbrito acompanhará os públicos de TODOS os Estaduais. Fique sabendo da evolução das médias de público. E você, jornalista, lembre de dar crédito, caso utilize qualquer dado dos levantamentos de público do blog rbrito.

Só o blog rbrito acompanha as médias de público do Brasil. Ajude a divulgar o blog rbrito! Opine! Participe aqui ou através do www.twitter.com/rbrito1984

Nenhum comentário:

Postar um comentário