segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

PB em foco!

O Campeonato Paraibano só começará em fevereiro, mas o blog rbrito aproveita para antecipar o regulamento da Edição 2012, nesta segunda-feira. Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Pará foram os outros Estados em destaque no blog rbrito.

Mais no blog rbrito:
PA em foco! Estadual que começa na temporada anterior!

O Estadual da Paraíba pode não estar entre os mais charmosos do Brasil, seus clubes podem estar em divisões inferiores no Nacional, mas há atrativos de sobra para o campeão. Além do título Estadual, o vencedor da Edição 2012 terá vaga na Série D do Campeonato Brasileiro 2012, na Copa do Brasil 2013 e na Copa do Nordeste 2013.

Ao vice-campeão restará a vaga na Copa do Nordeste 2013. A segunda vaga da Paraíba na Copa do Brasil 2013 será destinada ao clube campeão da Copa Paraíba 2012. Caso o clube campeão já tenha participação assegurada na Copa do Brasil 2013, a segunda vaga será do clube vice-campeão da Copa Paraíba.

Nesta disputa, o Treze sai na frente, uma vez que é o atual campeão. Além do Alvinegro estarão na disputa: Auto Esporte, Botafogo, Campinense, CSP, Flamengo, Esporte, Nacional, Paraíba e Sousa. Flamengo e Paraíba conquistaram o acesso na temporada passada e chegam para as vagas dos rebaixados Desportiva Guarabira e Miramar.

Regulamento:
O regulamento do Campeonato Paraibano é estranho, mas vamos as explicações. Os dez clubes se enfrentarão em turno e returno. Os quatro primeiros colocados estarão classificados para as semifinais. Em duelo de mata-mata serão definidos os finalistas e o campeão.

Mas o vencedor só levará o título estadual, se este clube também tiver faturado a liderança da primeira fase. Caso o líder da primeira fase não seja o campeão após as finais, haverá mais dois jogos para se decidir o campeão de 2012. Os dois últimos colocados após a primeira fase serão rebaixados.

Critérios de desempate:

1º – maior número de vitórias;
2º – maior saldo de gols;
3º – maior número de gols assinalados;
4º – maior número de gols assinalados no campo do adversário;
5º – confronto direto;
6º – menor número de cartões vermelhos;
7º – menor número de cartões amarelos;
8º – partida extra e, permanecendo o empate, cobrança de penalidades.
Parágrafo único – Para efeito do quinto critério (confronto direto entre dois clubes)
consideram-se os resultados dos jogos de ida e volta somados, ou seja, o resultado do “jogo de 180
minutos”. Permanecendo o empate, seguem-se os critérios 6º, 7º e 8º.

Ingressos:
A Federação Paraibana de Futebol (FPF) não divulga os valores dos ingressos em seu regulamento, mas proíbe "a venda de ingressos nas adjacências dos estádios em dias de jogos".

Bola:
Assim como o Campeonato Alagoano, na Paraíba, a FPF fechou contrato com a Umbro. Diz o Art. 36 "(...) sendo distribuídas pela FPF 03 (três) bolas por partida, e cabendo ao clube detentor do mando de campo colocar à disposição mais 03 (três) bolas da mesma marca em condição de jogo".

Curiosidades:
Ao contrário de muitas Federações, a FPF faz questão de nomear os trofeus do Estadual. De acordo com o Art. 5º "Os Troféus representativos do Campeonato levarão os nomes de Desportista Sílvio da Silva Tó (campeão – in memoriam) e Desportista José Cavalcante de Albuquerque (vice-campeão – in memoriam), cujas posses serão dos clubes que conquistarem os respectivos títulos".

Outra boa ideia da FPF e que, até agora, não vi em outros regulamentos, é a exigência para os atletas por "Fotocópia de exame cardiológico atualizado, devidamente subscrito por médico especialista, inscrito em Conselho Regional de Medicina".

É preciso cuidar dos jogadores. Os dirigentes, médicos e jogadores precisam ter consciência e respeitar a vida. Segue a FPF: "Subscrição e carimbo identificador do médico que atestar “boas condições de saúde física e mental” no contrato de trabalho de atleta".

Mas a adivinhação também está no regulamento do Campeonato Paraibano. A FPF cita o W.O., mas não revela o placar. Todos esperamos que seja de 3 a 0, assim como manda a Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

O Art. 22 é interessante e merece ser retratado pelo blog rbrito. "Visando tornar os estádios de futebol da Paraíba ambiente saudável e seguro, será proibida:
I – a comercialização de bebidas alcoólicas, permitido o consumo de bebidas não alcoólicas pelos torcedores somente em copos descartáveis;
II – comercialização de produtos em garrafas, latas ou objetos afins que ofereçam risco ao torcedor e ao público em geral;
III – a utilização de fogos de artifício pelos torcedores nas arquibancadas;
IV – a prática de atos violentos, imorais e ofensivos (palavrões, gestos obscenos etc.)".

Só quem costuma ir aos estádios sabe do perigo da bebida alcoólica dentro e fora dos locais de jogos. Quem não percebe isso, tem algum tipo de interesse, como Joseph Blatter, presidente da FIFA. Outro que dá mal exemplo é o Deputado Federal Romário, que diz não beber, mas já se recusou a assoprar o bafômetro, pelo menos, em duas oportunidades e é a favor da venda de bebida alcoólica nos estádios.

Se a Federação Paraibana de Futebol (FPF) preza pelo bem estar dos jogadores, a entidade dá outro bom exemplo ao respeitar a profissão de técnicos.

"Art. 37 – Os técnicos de futebol profissional deverão portar carteira profissional emitida por entidade de classe sob pena de não terem acesso ao banco de reservas e/ou à área de trabalho durante o jogo".

Site: http://www.federacaoparaibana.com.br/

Nos próximos dias, o blog rbrito seguirá sua saga pelos regulamentos dos Estaduais. Até agora, não foi possível encontrar os sites da Federação de Futebol do Estado do Acre, da Federação Amapaense de Futebol, da Federação Brasiliense de Futebol e da Federação Matogrossense de Futebol. Se alguém souber algo a respeito, basta nos avisar pelo blog rbrito ou através do twitter (@rbrito1984).

Confira os jogos da primeira rodada do Paraibano 2012:


05/02
16h
Auto Esporte x Esporte
Campinense x Flamengo

17h
Nacional x Sousa
Paraíba x Botafogo

06/02
20h15
CSP x Treze


Ajude a fazer o blog rbrito! Mande sugestões! Opine! Participe aqui ou através do www.twitter.com/rbrito1984

Nenhum comentário:

Postar um comentário