quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

PA em foco!

Com uma das fórmulas de disputa mais longas da história, o Campeonato Paraense será analisado pelo blog rbrito, nesta quarta-feira. Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais foram os outros Estados em destaque no blog rbrito.

Mais no blog rbrito:
MG em foco! Descubra quanto cada clube paga pela arbitragem jogo após jogo!

Na verdade, o Campeonato Paraense sempre começa no ano anterior. A chamada fase preliminar contou com oito clubes e foi disputada entre os dias 22 de outubro e 3 de dezembro de 2011. Foram 28 jogos. Já a segunda fase, com oito clubes e 64 jogos, começou no dia 14 de janeiro. O Estadual será disputado até o dia 13 de maio.

Enfim... O Independente, atual campeão e que acabou com o jejum de um clube do interior sem títulos estaduais, disputará a taça com Paysandu, Remo, Cametá, Águia, São Raimundo, Tuna Luso e São Francisco.

Regulamento:
O Campeonato Paraense conta com duas fases, sendo que a primeira sempre começa no ano anterior. Assim,  Tuna Luso, Castanhal, Ananindeua, Abaeté, Parauapebas, Sport Belém, Bragantino e São Francisco jogaram um tipo de repescagem em 2011. Tuna Luso e São Francisco conquistaram a chance de disputarem a segunda fase. Enquanto Ananindeua e Sport Belém foram rebaixados para a Segundona.

Na segunda fase, os oito clubes se enfrentarão em jogos apenas de ida. Os quatro primeiros garantirão vaga para a próxima fase. A semifinal e final serão no sistema de mata-mata. Em caso de empate, maior saldo de gols durante os 180 minutos e, se persistir a igualdade, melhor campanha na competição.

O mesmo regulamento será seguido no returno. Caso um mesmo clube seja campeão do turno e returno, será declarado vencedor do Estadual. Caso sejam dois campeões, haverá jogos de ida e volta para decidir o campeão paraense 2012. Em caso de empate, os critérios de desempate vão levar em conta os dois turnos.


Critérios de desempate:

1º) Maior número de vitórias;
2º) Maior saldo de gols;
3º) Maior número de gols pró;
4º) Confronto direto (quando o empate ocorrer entre dois clubes);
5º) Sorteio a critério da FPF

Ingressos:
Se a Federação Paraense de Futebol (FPF) explica tim-tim-por-tim-tim sobre a fórmula de disputa, o mesmo não acontece em relação aos ingressos. Não há valores mínimos e nem máximos exemplificados no regulamento do Estadual. Mas um ponto chama a atenção no Art. 41.

Diz o regulamento: "A implementação na organização, emissão e venda de ingressos obedecerá ao disposto na Lei 10.671 de 15/05/03 (Estatuto de Defesa do Torcedor), sendo que os preços serão fixados de acordo com importância da partida e as peculiaridades das Cidades, sedes dos jogos, com a fiscalização da Federação Paraense de Futebol a qual ficará responsável pela emissão do Borderô da Partida".

Gostaria de saber como se determina a "importância" da partida e, principalmente, as "peculiaridades das cidades"? Faltou explicar isso, FPF!

TV:
O regulamento do Paraense não faz nenhuma menção a emissora que irá transmitir os jogos do Estadual. "Art. 50 - Não será permitido o televisionamento direto ou video-tape dos jogos do campeonato, salvo se houver previa e expresso autorização dos clubes ou contrato de cessão de direitos firmado entre FPF, clubes e emissora de Televisão".

Mas o blog rbrito encontrou uma nota no site da própria entidade revelando que a transmissão será de responsabilidade da FUNTELPA (TV Cultura).

Curiosidades:
Se no Campeonato Maranhense, os clubes podem solicitar árbitros de outros Estados ou até de outros países, desde que paguem pela diferença (Veja o post aqui!), no Pará há a possibilidade de escalar árbitros de outras Federações.

"Art. 26 - Caso o(s) clube(s) solicite(m) Árbitros de outra Entidade deverão fazê-lo com antecedência mínima de 04 (quatro) dias, para que seja feita a devida solicitação a Comissão de Arbitragem da CBF, sujeitando-se os mesmos as regras previstas no Estatuto de Defesa do Torcedor".

Para alívio do torcedor, a FPF cumpre com as normas da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e garante que vitórias por W.O. terão placares de 3 a 0, como manda o Regulamento Geral das Competições. Para se tentar evitar o famoso cai-cai, a FPF recomenda que os árbitros esperem dez minutos pela recuperação do jogador, a partir do momento em que o clube já esteja jogando com apenas sete atletas. Se este não se recuperar, vitória para o adversário, por 3 a 0.

Agora, o próximo artigo diz respeito ao blog rbrito e a vocês, torcedores-internautas. Vamos esperar que se cumpra da primeira a última rodada. (Veja o primeiro post sobre as médias de público dos Estaduais 2012!).

"Art.  44 - Após o encerramento da partida, a Entidade Administradora da competição (FPF) expedirá o Boletim Financeiro (borderô) da renda auferida com as respectivas deduções".

No Campeonato Paraense nada de números espalhafatosos. A FPF exige em seu Art. 48, parágrafo primeiro que "Os atletas serão identificados por numeração obrigatória de 01 (um) a 18 (dezoito), sendo destinados os números de 01 (um) a 11 (onze) para os que iniciarem a partida, e de 12 (doze) a 18 (dezoito) para os substitutos (reserva). Sendo permitida exclusivamente a repetição da camisa de nº 01 (um) pelo goleiro substituto".

E para fechar, o tradicional artigo. "Art. 56 - Os casos omissos ou que venham gerar dúvidas, serão resolvidos pelo DFP/FPF, podendo recorrer por analogia ao Regulamento geral das competições organizadas pela CBF".

Site: http://www.fpfpara.com.br

Nos próximos dias, o blog rbrito seguirá sua saga pelos regulamentos dos Estaduais. Não perca nenhum capítulo desta série cômica. Até agora, não foi possível encontrar os sites da Federação de Futebol do Estado do Acre, da Federação Amapaense de Futebol, da Federação Brasiliense de Futebol e da Federação Matogrossense de Futebol. Se alguém souber algo a respeito, basta nos avisar pelo blog rbrito ou através do twitter (@rbrito1984).

Ajude a fazer o blog rbrito! Mande sugestões! Opine! Participe aqui ou através do www.twitter.com/rbrito1984

Nenhum comentário:

Postar um comentário