terça-feira, 10 de janeiro de 2012

MS em foco!

Em manutenção! Assim está o site da Federação Matogrossense de Futebol (FMF). Deixando este Estadual de lado, o blog rbrito, nesta terça-feira, pula para a Federação de Futebol do Mato Grosso do Sul (FFMS) em mais uma análise de regulamento antes da bola rolar. Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás e Maranhão foram os outros Estados em destaque no blog rbrito.


Mais no blog rbrito:
MA em foco! Site bom, mas mancadas e acertos como sempre!

Pelo menos, a primeira notícia é boa, uma vez que a FFMS diminuiu o número de clubes. Um Estado que não conta com clubes nas três primeiras divisões nacionais não poderia dispor de 16 clubes na elite estadual. Assim, quatro clubes foram rebaixados em 2011 e apenas dois subiram.

Caíram Operário, Corumbaense, Ponta Porã e Rio Verde. Enquanto isso, Colorado e Misto conquistaram o acesso. Logo, a temporada 2012 contará com 14 clubes divididos em dois grupos. No Grupo A estão: Colorado, 7 de Setembro, Naviraiense, Águia Negra, Itaporã, Ivinhema e URSO. Já o Grupo B conta com: Aquidauanense, CENE, Comercial, Maracaju, Misto, MS SAAD e SERC. O CENE é o atual campeão.

Mas é bom nenhum clube pisar na bola. Logo no Art. 1º, a FFMS faz seu alerta e amparada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF): "Parágrafo Único – Essas associações (clubes) reconhecem como instância definitiva a justiça desportiva para dirimir conflitos entre si e entre elas e a FFMS, estando ciente que, ao se valer de decisões estranhas a justiça desportiva, estarão automaticamente afastadas da competição, independente das demais sanções que venham a ser determinadas pela Justiça Desportiva".

Regulamento:
O Campeonato Sul-matogrossense terá início no dia 11 de fevereiro e término em 13 de maio. Os 14 clubes, separados em dois grupos de sete, jogarão entre si em turno e returno. Os quatro primeiros colocados de cada fase se classificarão para a próxima fase.

No sistema de mata-mata, os oitos clube brigarão pelas vagas nas semifinais e depois na grande decisão. Na semifinal, o mando de campo será dos clubes com melhor índice técnico da primeira fase. O mesmo vale para a final.

O campeão estadual será o representante de Mato Grosso do Sul na Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro da Série D. O vice também levará uma vaga na Copa BR. Por fim, os lanternas do Grupo A e do Grupo B serão rebaixados.

Critérios de desempate:

a) Maior número de vitórias;
b) Maior saldo de gols;
c) Maior número de gols marcados;
d) Confronto direto [exclusivo quando o empate ocorrer entre duas associações (clubes)];
e) melhor campanha na 1ª fase;
f) sorteio na sede da FFMS.

Bola:
Nada de marcas conhecidas. A Federação de Futebol do Mato Grosso do Sul utilizará a bola de marca Kagiva. Como o blog rbrito nunca tinha escutado falar desta marca, fomos atrás de informações. A empresa está localizada na cidade de Marechal Cândido Rondon, no Paraná. Mas o mais estranho é como a empresa se auto-denomina: "a nova marca do futsal e Society".

Além da FFMS, utilizam a bola Kagiva: Federação Paulista de Futebol de Salão, Federação de Futsal do Estado do Rio de Janeiro, Federação de Futsal do Maranhão, Confederação de Futebol 7 do Brasil, Federação de Futebol do Estado de Rondônia e da Federação Paranaense de Futebol 7 Society.

TV:
Por enquanto, nenhuma emissora se animou com a transmissão do Estadual 2012. Mesmo assim, o Art. 47 esclarece "Será permitido o televisionamento direto ou por vídeo tape dos jogos do Campeonato Sul-Mato-Grossense de Futebol Profissional - Série A - Edição 2012, desde que haja a assinatura de contratos devidamente autorizada pela FFMS".

Curiosidades:
A FFMS é a responsável pelo menor número de curiosidades. Mas logo de cara começamos com o erro comum do W.O. A CBF determina 3 a 0, mas a Federação local coloca em seu Art. 22º:

"A associação depois de advertida pelo árbitro que se recusar por mais de 10 (dez) minutos a continuar a partida ainda que permaneça em campo será considerada perdedora.
Parágrafo Único – Se a equipe que se recusou a continuar competindo era na ocasião vencedora, ou se o jogo estava empatado, o escore da partida será de 1x0 (um a zero) a favor de sua adversária, mas se era perdedora, será mantido o resultado que consta no placar no momento do encerramento da partida".

Antes, porém, a FFMS esclarece que se um clube não comparecer a um jogo, ficará suspensa por dois anos "promovidos e organizados pela FFMS, retornando na última série da divisão de futebol profissional".

No Campeonato Sul-matogrossense a ideia para gandulas é boa. Pelo menos, se ainda acreditarmos na pureza das crianças. "Art. 33 - As associações (clubes) mandantes deverão colocar à disposição das partidas, 06 (seis) gandulas, identificados com coletes, com idade entre 14 e 16 anos, e ainda 02 (dois) maqueiros, identificados com coletes, maiores de 18 anos, que deverão apresentar-se ao delegado da partida antes de seu início".

O próximo artigo, todos nós vamos perceber que a história não é bem assim. Ainda mais se for uma competição com TV. "Art. 35 – O árbitro e o Delegado da partida são as únicas autoridades competentes para decidir a partir de 2 horas antes do horário previsto para o início do jogo, por motivo relevante ou de forca maior, o adiamento, interrupção ou suspensão de uma partida".

E no esquema esqueci, mas não esqueci, o artigo padrão: "Art. 50 – Caberá à Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul resolver os casos omissos a este regulamento".

Site: www.futebolms.com.br

Nos próximos dias, o blog rbrito seguirá sua saga pelos regulamentos dos Estaduais. Não perca nenhum capítulo desta série cômica. Até agora, não foi possível encontrar os sites da Federação de Futebol do Estado do Acre, da Federação Amapaense de Futebol, da Federação Brasiliense de Futebol e da Federação Matogrossense de Futebol. Se alguém souber algo a respeito, basta nos avisar pelo blog rbrito ou através do twitter (@rbrito1984).

Confira os jogos da primeira rodada do Sul-matogrossense 2012:


11/02
16h
Aquidauanense x MS SAAD
Comercial x CENE


20h
Naviraiense x Colorado

12/02
16h
7 de Setembro x Ivinhema
Maracajú x Misto
Itaporã x Águia Negra

Ajude a fazer o blog rbrito! Mande sugestões! Opine! Participe aqui ou através do www.twitter.com/rbrito1984

2 comentários:

  1. Olá Rodolfo,
    o campeonato mato-grossense de 2012 terá 10 times, todos contra todos, ida e volta trasmissão pela tv centroamérica (globo) e 4 substituições.
    Mais no meu blog futebolnoestadio.
    Abraços e continue com os ranking de público.

    ResponderExcluir
  2. Olá Luis, td bom? Você tem o regulamento completo do Campeonato Matogrossense? O site da FMF está em manutenção. Entrei no seu blog, mas não encontrei o post sobre o Estadual. Me passa o link certinho.

    E você disse quatro substituições?

    Fique tranquilo, que em 2012, teremos muitos rankings de público. E a partir dos Estaduais.

    Abs e obrigado!

    ResponderExcluir