segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Lá no céu...

Os clubes brasileiros já deram mais atenção as estrelas de suas camisas. Mas com a popularização e falta de critério, os ornamentos sob os escudos das instituições, aos poucos, perdem seu valor. Mesmo assim, o blog rbrito, no primeiro dia útil de 2012, resolveu apresentar o significado da constelação dos 20 clubes da Série A do Campeonato Brasileiro.

Nem todos os clubes utilizam estrelas em seus escudos. Aliás, nem todos os clubes utilizam seus escudos nas camisas - casos de Flamengo e Vasco. Enquanto isso, o Corinthians, atual campeão nacional, ainda não lançou sua nova camisa. Ao que tudo indica, o Timão irá abolir as estrelas.

O blog rbrito levou em conta as informações nos sites oficiais dos clubes, assim como utilizamos os escudos das próprias instituições futebolísticas.

* Atualizado às 19h15


Participe do blog rbrito! Ajude-nos a crescer ainda mais na temporada 2012. Opine aqui ou através do www.twitter.com/rbrito1984


Confira o significado das estrelas dos clubes do Brasileirão 2012:


ATLÉTICO-GO
Com um escudo parecidíssimo ao do São Paulo e nas cores do Flamengo, o Atlético-GO ostenta duas estrelas amarelas sob seu escudo. Os adornos são referentes aos títulos da Série C do Campeonato Brasileiro de 1990 e 2008. O Dragão ainda tem outro título nacional em sua história: o Torneio da Integração Nacional, em 1971.



ATLÉTICO-MG
O Atlético-MG celebra em seu escudo o título brasileiro de 1971. O escudo do Galo, utilizado desde 1922, também já recebeu estrelas vermelhas, ora por causa do Torneio Campeão dos Campeões (1978), ora pela conquista da 1ª e 2ª Copa Conmebol (1992/1997). As estrelas vermelhas foram retiradas em 1999.



BAHIA
O Bahia também aposta nos títulos brasileiros, ainda mais após a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) unificar os títulos da Taça Brasil, Robertão e Campeonato Brasileiro. Sob o escudo tricolor - criado em 1931 e inspirado no distintivo do Corinthians -, o Bahia carrega as estrelas das taças nacionais de 1959 (Taça Brasil) e 1988 (Brasileirão).

O Estatuto do Esporte Clube Bahia, em seu Artigo 8, letra b), define o escudo do clube como: “O escudo tem a forma de um círculo, com margens azul e branca, uma borda externa na cor azul, na qual consta o nome do Clube e o ano de fundação, e no centro a bandeira do Esporte Clube Bahia, podendo acima do escudo ser colocadas estrelas ou outros símbolos que representem títulos conquistados pelo Clube”.



BOTAFOGO
Conhecido como Estrela Solitária - apelido surgiu em 1942, quando o Botafogo Football Club se fundiu com o Club de Regatas Botafogo -, o Botafogo não carrega nenhum ornamento acima de seu escudo. A única estrela é aquela famosa dentro do próprio símbolo. Antes, o clube chegou a ter quatro estrelas douradas em homenagem ao Tetracampeonato carioca (1932/1933/1934/1935).



CORINTHIANS
Como o blog rbrito já disse, o novo escudo do Corinthians é uma incógnita. Se mantiver as estrelas sob o escudo - o que é bem difícil -, o clube paulista terá cinco estrelas douradas em referência ao Pentacampeonato Brasileiro (1990/1998/1999/2005/2011) e uma amarela e prata que representa o Mundial de Clubes (2000).



CORITIBA
O Coritiba é outro clube que se orgulha e faz questão de ostentar o título brasileiro. Conquistado em 1985, a taça nacional virou estrela sob o escudo do Coxa.

De acordo com o Art. 9º do Estatuto do Coritiba, "o emblema do Clube é constituído: por um círculo, simbolizando o globo terrestre; nas partes superior e inferior, desenho raiado, lembrando calotas polares em visual de alto relevo; em torno do círculo, no interior de duas linhas paralelas periféricas, está grafado o nome CORITIBA FOOT BALL CLUB, por extenso, com a grafia PARANÁ no espaço inferior; e, com destaque no centro de globo, as iniciais CFC. Suas cores, verde e branca, remetem à bandeira do Estado do Paraná; a estrela dourada, acima do escudo, é o símbolo da maior conquista do Clube, o Campeonato Brasileiro de 1985".



CRUZEIRO
Atualmente, o Cruzeiro utiliza seu distintivo sem estrelas sob o escudo. Estrelas, apenas aquelas cinco que formam a constelação do cruzeiro do sul. Aliás, a Raposa já utilizou em seu uniforme apenas esta constelação. Teve uma época, após faturar tudo em 2003, que o clube empregou o escudo com uma coroa em cima, representando a Tríplice Coroa (títulos do Campeonato Mineiro, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro).



FIGUEIRENSE
O Figueirense já faturou 15 títulos estaduais, entre outros torneios. Mesmo assim, o clube catarinense mantém seu escudo livre, sem estrelas. Aliás, o que poderia ser pensado é tirar aquele patrocínio de cima do escudo (foto à dir.). Ridículo e uma falta de respeito para com a instituição Figueirense. Lá não é lugar de patrocinador.



FLAMENGO
Ao invés de utilizar seu escudo, o Flamengo carrega em seu peito apenas as letras CRF (Clube de Regatas do Flamengo) e uma estrela, que representa o título mundial de 1981.



FLUMINENSE
O Fluminense é Bicampeão Brasileiro (1984/2010), mesmo assim as três estrelas sob seu escudo representam, os Tricampeonatos cariocas (1917/1918/1919), (1936/1937/1938) e (1983/1984/1985).



GRÊMIO
A história das estrelas do distintivo do Grêmio é muito interessante. O Tricolor gaúcho simplificou tudo, mas sem faltar com o respeito. A de bronze representa todos os títulos Nacionais (1981/1996), a de prata os títulos Continentais (1983/1995) e a dourada o Mundial Interclubes (1983).



INTERNACIONAL
O Internacional, assim como o Cruzeiro, gosta de mexer em seu escudo. Como o clube mineiro, o Colorado, em 2008, colocou uma coroa sob o distintivo. O ornamento representou a Tríplice Coroa, com títulos da Libertadores, Mundial de Clubes e Recopa Sul-americana. Este distintivo ainda tinha dois ramos de louro, que significavam a conquista do Campeonato Brasileiro Invicto em 1979. Mas, agora, o clube limpou tudo, e deixou o escudo sem estrelas, coroa ou qualquer ornamento.



NÁUTICO
O Náutico é um dos clubes que não tem estrelas sob o escudo, mas dentro de seu distintivo. Ao todo são sete estrelas, sendo que as seis vermelhas, na parte superior, representam o Hexacampeonato pernambucano (1963/1964/1965/1966/1967/1968) e a estrela inferior representa o título do Campeonato Pernambucano de 2001, conquistado no ano do centenário do clube.



PALMEIRAS
O Palmeiras tem padrões parecidos ao do Náutico. Nada em cima e estrelas apenas dentro do escudo. A história mais aceita destas oito estrelas dentro de seu escudo, diz respeito ao mês de agosto, o oitavo do ano e aquele no qual o Palmeiras foi fundado, em 1914. Não há nada explicativo no site oficial do clube. Outra hipótese é a de quem as oito estrelas, quatro de cada lado, representam os Campeonatos Paulistas conquistados com o nome de Palestra Itália (1920/1926/1927/1932/1933/1934/1936/ 1940).



PONTE PRETA
A Ponte Preta busca seu título consagrador há séculos. Mesmo já tendo conquistado o vice-campeonato paulista e, recentemente, Título do Interior, mantém a data de fundação (11/08/1900) sob seu escudo.



PORTUGUESA
Atual campeã da Série B do Brasileirão, a Portuguesa é mais um clube que valoriza seu escudo e o mantém limpo. Nada de estrelas.



SANTOS
O Santos bem que tentou conquistar o terceiro título mundial, mas como o Barcelona foi mais time, o Peixe manteve suas duas estrelas sob o escudo, referentes as taças de 1962 e 1963.



SÃO PAULO
Já as estrelas do São Paulo vão além do futebol. Ao todo são cinco estrelas, sendo duas amarelas referentes aos dois recordes mundiais de Adhemar Ferreira da Silva no Salto Triplo. As vermelhas, por sua vez, representam o Tricampeonato do Mundial de Clubes (1992/1993/2005).



SPORT
O Sport mexeu em seu distinto recentemente, após a conquista da Copa do Brasil, em 2008. As duas estrelas amarelas representam os títulos do Campeonato Brasileiro (1987) e da Copa do Brasil. Enquanto isso, a estrela prata é para a conquista da Série B (1990).

"Art. 7o - O distintivo oficial do Sport Club do Recife é um escudo, cuja configuração geométrica assim se define: superiormente, dois arcos de círculos, convexos, iguais entre si; os arcos superiores encontram-se, numa das extremidades, no ponto extremo superior do eixo vertical da figura; na outra extremidade, cada um deles se liga a extremidade superior do arco lateral correspondente; os arcos laterais encontram-se, na extremidade inferior, no ponto extremo inferior ao eixo vertical da figura; a corda de cada arco lateral é, praticamente, igual ao dobro da corda de cada arco superior. único - O fundo do escudo oficial tem sete faixas paralelas, no sentido diagonal ascendente, da esquerda para direita, em cores preta e encarnada, alternadamente, a primeira e a última das quais, em cor preta. Sobre tal fundo, a figura heráldica, em amarelo-ouro, de um leão em pé e de perfil, voltado para o lado direito do escudo, sustentando uma miniatura do desenho deste. Nessa miniatura, também em amarelo-ouro, o desenho do monogramo SCR, em letras entrelaçadas, de cor preta".



VASCO
O Vasco utiliza, em sua camisa, a cruz de malta. Por incrível que pareça, não há o desenho, com as estrelas, no site oficial do clube. Estas estrelas são: quatro pelos títulos do Brasileirão (1974/1989/1997/2000), uma pelo Campeonato Sul-Americano (1948), outra pela Taça Libertadores (1998), uma pela Copa Mercosul (2000) e a outra pelo Campeonato de Terra-e-Mar (1945) que o clube ganhou os torneios estaduais de futebol e de remo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário