quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

GO em foco!

O blog rbrito gostaria de ter apresentado, nesta quarta-feira, os significados das estrelas sob os escudos dos 20 clubes da Série C do Campeonato Brasileiro 2012. Mas por conta do descaso da maioria dos clubes, partimos para o Plano B. Assim, voltamos a nossa rotina de análises dos regulamentos dos Estaduais. Desta vez será a Federação Goiana de Futebol (FGF). Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará e Espírito Santo foram os outros Estados em destaque no blog rbrito.


Mais no blog rbrito:
ES em foco! Volta de dois clubes a mais e divergência com a CBF!

O regulamento do Campeonato Goiano 2012 é simples, mas traz algumas curiosidades interessantes. Sem falar que o site da FGF é um dos melhores que existe no país. A próxima edição do Estadual será disputado por dez clubes. Aparecidense, Anapolina, Atlético-GO, CRAC, Rio Verde, Goianésia, Goiás, Itumbiara, Morrinhos e Vila Nova brigarão pelo título. Enquanto Rio Verde e Itumbiara conquistaram o acesso, Santa Helena e Trindade foram rebaixados. Atual campeão, o Atlético joga pelo Tri.

Regulamento:
Os dez clubes jogarão entre si em turno e returno. Os quatro primeiros colocados se classificarão para a próxima fase. Nas semifinais e finais, os clubes farão mata-mata com jogos de ida e volta. O mando de campo da final será definido pelo maior número de pontos ganhos ao longo de toda a competição.

O mesmo vale para decidir o campeão. E se mesmo assim o empate prevalecer, a decisão será nos pênaltis. Os dois últimos colocados serão rebaixados. A primeira mancada da FGF diz respeito as vagas da Série D 2012 e Copa do Brasil 2013. Não há nada explicando como será o critério, apenas um artigo com direito, pasmem, a "observação".

"Art. 9º – Definição das Colocações: 
- Campeão – ganhador da Fase Final; 
- Vice-Campeão – perdedor da Fase Final; 
- 3º e 4º Colocados – os perdedores da Fase Semifinal, sendo 3º colocado, a associação que tiver obtido o maior número de pontos ganhos ao longo de todo o Campeonato (1ª Fase + 2ª Fase (Semifinal)), usando-se em caso de empate em número de pontos ganhos  os mesmos  critérios de desempate do parágrafo 1º do artigo 8º destas Normas;  
-  5º ao 10º Colocados – maior número de pontos ganhos na 1ª Fase recorrendo-se, caso seja necessário, aos critérios de desempate do parágrafo único do artigo 6º destas Normas".

"Obs.: Através desta colocação, é que serão preenchidas as vagas goianas, por critério técnico, para o Campeonato Brasileiro da Série D de 2012 e a Copa do Brasil de 2013".

Critérios de desempate:

a) Maior número de vitórias;
b) Melhor saldo de gols;
c) Maior número de gols à favor;
d) Vantagem no confronto direto, levando-se em consideração os 2 (dois) jogos desta 1ª Fase, considerando se necessário inclusive o saldo de gols destes 2 (dois) jogos, quando o empate ao chegar neste item d) envolver apenas e tão somente 2 (duas) associações;
e) Menor número de cartões vermelhos recebidos;
f) Menor número de cartões amarelos recebidos;
g) Sorteio.

Bola:
O Campeonato Goiano será o terceiro Estadual a utilizar a bola de marca penalty. Amazonas e Espírito Santo farão o mesmo.

Ingressos:
Como não há nada a respeito sobre a TV [A TV Anhanguera, afiliada da Globo, costuma transmitir os jogos e também o PFC na TV fechada, segundo informações do torcedor-internauta Luciano Garcia], pulamos para os ingressos. E já observamos algo justo no Art. 10 "Nos clássicos goianienses só poderá ser realizada qualquer promoção desde que venha a atender ambas as torcidas".

Mas no artigo seguinte vem a mancada. A FGF veta a venda de ingressos abaixo de R$ 15 [Assim como em Pernambuco, o Estado de Goiás fará uma ação com Nota Fiscal]. Sejamos sinceros, há jogos nos Estaduais que não valem nem a pena pagar ingresso. Este erro não é exclusivo da Federação Goiana. Já cansei de falar que deve ter proibição para valores máximos e nunca mínimos. Está na hora do torcedor entrar na pauta dos dirigentes.

Curiosidades:
O blog rbrito começa este item respirando aliviado. Afinal, a FGF faz questão de explicar tim-tim-por-tim-tim como funcionam as substituições em seu Art. 4 § 1º "Poderão as associações disputantes, em cada  partida, efetuar até 03 (três) substituições indistintas de atletas, em qualquer tempo, proibida a substituição de atleta expulso ou retorno de atleta já substituído".

Ufa! Assim temos a certeza de que não haverá problemas. No Art. 13, a Federação exige que os estádios das semifinais e finais tenham capacidade para, pelo menos, seis mil torcedores. Caso não tenha, o clube deverá indicar outra "casa". O certo mesmo é que os jogos em Goiânia serão realizados no Serra Dourada.

O Art. 17 chama a atenção. Podemos elogiar a organização, mas também podemos olhar por outro ângulo. Se há tanto cuidado com a publicidade, qual o motivo para não planejar um Estadual melhor ou um regulamento ou outros artigos? Poderia fazer mais umas 200 perguntas a respeito.

"Art. 17 – Toda e qualquer propaganda (Patrocínio), através de placas de publicidades estáticas de 1ª linha nos Estádios sedes dos jogos, somente será possível após prévio pronunciamento da Federação Goiana de Futebol. 


§ 1º – Cada uma das associações participantes do Campeonato, terão direito a um total máximo de 15 (quinze) placas de publicidade nos jogos em que são mandantes, placas estas que obrigatoriamente terão o tamanho de 6 mt. de comprimento x 0,90 mt. de altura em 90º, exceção feita ao Estádio Hailé Pinheiro (Serrinha), que devido as suas peculiaridades, o tamanho das placas no referido Estádio, será de 6 mt. de comprimento x 0,70 mt. de altura. 


§ 2º – As disposições das placas de publicidade em todos os estádios deverão obedecer a um mapa estabelecido pela FGF".

Agora, vamos descobrir que o futebol brasileiro há salvação. Enfim, uma Federação seguiu as regras da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) em relação ao W.O. "Parágrafo Único – Caso uma partida não seja realizada pelo não cumprimento do disposto no ‘caput’ deste artigo das presentes Normas, a associação mandante será declarada perdedora pelo placar de 3 x 0 (três a zero)". As Federações do Amazonas e do Espírito Santo pecam neste artigo.

Eu sei que as vezes os posts ficam longos, mas temos motivos para isso. Olha os dois próximos artigos que interessantes pelo lado positivo. "Art. 21 – Nos clássicos goianienses realizados no Estádio Serra Dourada, os gandulas e os maqueiros serão de responsabilidade da Agel [Agência Goiana de Esporte e Lazer] ou da FGF, não sendo permitido gandulas e maqueiros das respectivas associações".

Antes de irmos ao próximo artigo, cabe uma reflexão que já cansei de falar aqui no blog rbrito. Até quando as Federações vão permitir gandulas caseiros? Está na hora de assumir a responsabilidade e treinar gandulas imparciais. Como a Federação Paulista de Futebol (FPF) faz nos jogos finais e a própria FGF faz nos clássicos. Mas isso tem que valer para TODA a competição. Tem que ser regra e, não, exceção!

"Parágrafo Único – Se porventura, por ocasião de qualquer clássico goianiense, em quaisquer das Fases do Campeonato, o Comandante Geral do Policiamento do Estado de Goiás determinar que a situação de momento exige a realização da partida com a presença apenas da torcida da associação mandante da mesma, a FGF terá toda a autonomia para acatar tal exigência, sem a necessidade de ouvir ou consultar qualquer das associações envolvidas".

Autonomia! O Estado de Goiás é um dos poucos, senão o único, a dar poder aos policiais. Cabe ao policiamento ter bom senso. E para fechar, a FGF, assim como outras Federações, tenta se livrar da culpa por ser preguiçosa e fazer um regulamento que mais parece um resumão.

"Art. 22 – A Coordenadoria Técnica da FGF expedirá normas complementares e instruções que se fizerem necessárias à boa e fiel execução das presentes Normas especiais".

"Art. 23 – Os casos omissos nas presentes Normas serão resolvidos na melhor forma de direito pela Diretoria da Federação Goiana de Futebol".

Site: http://www.fgf.esp.br/

Nos próximos dias, o blog rbrito seguirá sua saga pelos regulamentos dos Estaduais. Não perca nenhum capítulo desta série cômica. Até agora, não foi possível encontrar os sites da Federação de Futebol do Estado do Acre, da Federação Amapaense de Futebol e da Federação Brasiliense de Futebol. Se alguém souber algo a respeito, basta nos avisar pelo blog rbrito ou através do twitter (@rbrito1984).

* Atualizado às 19h38

Confira os jogos da primeira rodada do Goianão 2012:


22/01
17h
Anapolina x Morrinhos
CRAC x Vila Nova
Goianésia x Itumbiara
Goiás x Aparecidense
Rio Verde x Atlético

Ajude a fazer o blog rbrito! Mande sugestões! Opine! Participe aqui ou através do www.twitter.com/rbrito1984

6 comentários:

  1. Rodolfo, no campeonato goiano os jogos serao transimtidos para todo o estado pela TV ANHANGUERA (AFILIADA REDE GLOGO), os ingressos custarão 15 reais porque vai ter promocao da nota fiscal.( o governo compra uma quantidade de ingressos e troca por 100 reais em notas fiscais). Também ha transmissao pelo PFC !! geralmente jogos das 18 horas no sábado e segunda feira. No ano passado as finais do Goianao (como agente chama) foi transmitida em HD. (as maiores cidades do estado ja tem canais da globo digital).Agora o melhor de tudo é que meu dragaozinho vai passar o carro geral e vai ser tri !! se Deus quiser.

    ResponderExcluir
  2. Fala Luciano, td bom? Obrigado pelas informações! E parabéns pelo Atlético, Bicampeão e também pela ótima campanha que fez no Brasileirão.

    Abs e opine também pelo www.twitter.com/rbrito1984

    ResponderExcluir
  3. Depois de um baque na Série B, a expectativa é á reação do Vila Nova no estadual.



    Abraços

    Conexão Paulista

    ResponderExcluir
  4. Pode ser, Gabriel! Mas até agora, não animou. Os reforços não estão ajudando. Eu ainda aposto nas outras forças goianas. Mas vamos esperar os primeiros jogos!

    Abs

    ResponderExcluir
  5. Valeu Rodolfo, Precisando estamos ae representante da embaixada do Blog aqui em Goias !!

    ResponderExcluir
  6. Opa... Show de Bola! Este ano vou repetir a saga do ranking de público pelos Estaduais. Dai aviso vocês. Obrigado!

    Abs

    ResponderExcluir