terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Visão de 2012!

Avesso as especulações e fofocas sobre contratações no mercado do futebol brasileiro, o blog rbrito preparou um post, nesta terça-feira, de olho na temporada 2012. Além de listarmos os 60 clubes das Séries A, B e C do Campeonato Brasileiro - após acessos e rebaixamentos -, também mostraremos a quantidade de participações dos 20 clubes na elite do nacional.

Portuguesa, Náutico, Ponte Preta e Sport conquistaram o acesso na Série B e tomaram as vagas dos rebaixados Atlético-PR, Ceará, América-MG e Avaí. Na lista de participações, o blog rbrito não contabilizou a que está por vir em 2012. É o número atual de cada um dos 20 clubes.

Do quarteto que subiu, Portuguesa e Sport são os recordistas com 31 participações cada um. A última participação da Lusa na Série A foi em 2008, contra 2009 do Leão pernambucano. Já o Náutico, que caiu em 2009, contabiliza 25 participações. A caçula é a Ponte Preta com 19. Aliás, a Macaca é o clube que está mais tempo fora do Brasileirão. O clube paulista caiu em 2006.

No topo!
No geral da lista, os recordistas de participações são Cruzeiro, Flamengo e Internacional que estiveram em todas as 41 edições do Brasileirão de 1971 para cá. Santos e São Paulo, apesar de nunca terem caído, ficaram de fora da temporada de 1979.

Naquele ano, o campeonato - organizado pela última vez pela CBD (Confederação Brasileira de Desportos) – tinha em seu regulamento inicial a proposta de que os clubes de paulistas e cariocas, que disputariam o Torneio Rio-São Paulo (não realizado), entrariam somente na segunda fase do campeonato.

Mas os grandes clubes de São Paulo pleiteavam participar apenas da terceira fase, assim como o campeão e vice do ano anterior (Guarani e Palmeiras). Como não foram atendidos, Corinthians, Portuguesa, Santos e São Paulo não disputaram a competição.

Atlético-MG, Botafogo, Santos, São Paulo e Vasco somam 40 participações contra 39 de Corinthians, Fluminense, Grêmio e Palmeiras. Figueirense, que esteve 13 vezes na Série A, e Atlético-GO, com apenas seis participações, são os caçulinhas da turma.

Sobe e desce!
As Séries B e C de 2012 também estarão de cara nova. A Segundona Nacional, por exemplo, terá oito clubes diferentes, sendo quatro que caíram da Série C e outros quatro que subiram da Série C. Se Atlético-PR, Ceará, América-MG e Avaí desceram um nível, América-RN, CRB, Ipatinga e Joinville ascenderam nacionalmente.

A situação na Série C, que ainda não será disputada em pontos corridos, tem Duque de Caxias, Icasa, Salgueiro e Vila Nova como rebaixados da Série B. Enquanto isso, Cuiabá, Oeste, Santa Cruz e Tupi conquistaram o acesso no inferno chamado Série D. 

Paixão estadual!
O atual cenário das Séries A, B e C nos mostra diversidade. Dos 27 Estados do Brasil, 16 (MG, RJ, SP, RS, BA, PE, PR, SC, GO, RN, AL, CE, PA, DF, MT e AC) estão representados entre os 60 clubes das três principais divisões do futebol nacional.

O líder no quesito não é nenhuma surpresa. O Estado de São Paulo conta com 13 representantes, sendo seis na Série A. O Rio de Janeiro ainda está na segunda colocação, com sete representantes, mas vê o Estado de Minas Gerais se aproximar cada vez mais. Os mineiros estão se estruturando e já têm seis clubes.

Santa Catarina também deu show e ocupa a quarta posição com cinco times nas Séries A, B e C. Pernambuco e Ceará, com quatro cada, ultrapassaram o Rio Grande do Sul, com três. Paraná e Goiás também são representados por três clubes cada.

O Estado da Bahia foi outro que parou no tempo com seus dois clubes. Rio Grande do Norte, Alagoas, Pará e a grata revelação do Mato Grosso também somam dois. Com um representante estão o ultrapassado Distrito Federal e o novato Acre.

Ajude o blog rbrito neste final de ano. Mande sugestões de posts e seções! Participe aqui ou através do www.twitter.com/rbrito1984

Confira a participação dos 20 clubes na Série A do Brasileirão:

Cruzeiro-MG - 41
Flamengo-RJ - 41
Internacional-RS - 41
Atlético-MG - 40
Botafogo-RJ - 40
Santos-SP - 40
São Paulo-SP - 40
Vasco-RJ - 40
Corinthians-SP - 39
Fluminense-RJ - 39
Grêmio-RS - 39
Palmeiras-SP - 39
Bahia-BA - 32
Portuguesa-SP - 31 (acesso na Série B)
Sport-PE - 31 (acesso na Série B)
Coritiba-PR - 30
Náutico-PE - 25 (acesso na Série B)
Ponte Preta-SP - 19 (acesso na Série B)
Figueirense-SC - 13
Atlético-GO - 6

Confira os integrantes da Série B do Brasileirão:

ABC-RN
América-MG (rebaixado na Série A)
América-RN (acesso na Série C)
ASA-AL
Atlético-PR (rebaixado na Série A)
Avaí-SC (rebaixado na Série A)
Boa Esporte-MG
Bragantino-SP
Ceará-CE (rebaixado na Série A)
CRB-AL (acesso na Série C)
Criciúma-SC
Goiás-GO
Grêmio Barueri-SP
Guarani-SP
Guaratinguetá-SP
Ipatinga-MG (acesso na Série C)
Joinville-SC (acesso na Série C)
Paraná-PR
São Caetano-SP
Vitória-BA

Confira os integrantes da Série C do Brasileirão:

Águia-PA
Brasiliense-DF
Caxias-RS
Chapecoense-SC
Cuiabá-MT (acesso na Série D)
Duque de Caxias-RJ (rebaixado na Série B)
Fortaleza-CE
Guarany-CE
Icasa-CE (rebaixado na Série B)
Luverdense-MT
Macaé-RJ
Madureira-RJ
Oeste-SP (acesso na Série D)
Paysandu-PA
Rio Branco-AC
Salgueiro-PE (rebaixado na Série B)
Santa Cruz-PE (acesso na Série D)
Santo André-SP
Tupi-MG (acesso na Série D)
Vila Nova-GO (rebaixado na Série B)

3 comentários:

  1. De tempos em tempos surge um time que se acostuma com a série A e fica vários e váris anos sem cair. Foi o caso do Paraná (93-07), Juventude (95-07), Ponte Preta (98-06), Goiás (00-10). Este ano, com a queda do Atlético Paranaense, perdemos o mais antigo participante da série A, depois dos 5 que nunca caíram. O Atlético Paranaense jogou 16 vezes seguidas a primeira divisão, de 1996 a 2011. Até ganhou um título e um vice...

    Com a queda, quem assume o posto de mais tempo sem cair é o Fluminense, que vai pra 13ª participação (2000-2012), seguidos pelo Palmeiras e Botafogo (9º ano - 2004), Grêmio (7º ano - 2006), Atlético Mineiro (6º - 2007), Corinthians (4º - 2009), Vasco e Atlético Goianiense (3º - 2010), Bahia, Figueirense e Coritiba (2º - 2011), Portuguesa, Ponte, Náutico e Sport (1º - 2012).

    Na série B a permanência é mais curta. Até 2010 tinha o Ceará, que disputava desde 94. Agora o recordista é o São Caetano, que vai pra sexta participação (2007).

    Mudando de assunto, no mês de novembro, ouvia falar na grande mídia que o futebol mineiro estava em crise e todo aquele blablablá. Ora, mas que olhar parcial e reduzido. Sempre só dão valor para os gigantes das capitais e ignoram o interior. Ninguém se deu conta que no Sul de Minas, o Boa quase subiu pra primeira divisão (ficou uma hora e meia na elite...), o Ipatinga subiu de divisão sem questionamentos, o Tupi foi CAMPEÃO da série D em cima do todo-poderoso popular Santa Cruz no Arruda lotado. Acho que foi o melhor desempenho estadual depois de São Paulo e Pernambuco (que viram 3 subirem e 1 cair).

    ResponderExcluir
  2. Ops, Ceará até 2009, confundi as estações aqui...

    ResponderExcluir
  3. De tempos em tempos vou pegando suas tabelas, Ricardo. Essa e aquela que colocarei amanhã, valem ouro.

    Aliás, vou fazer um post sobre os dados do seu comentário. São boas as informações e, neste final de ano, é preciso se redobrar para achar curiosidades.

    Sobre o segundo assunto, a gente nem espera algum respeito para com os outros clubes. Você acredita que o site GE divulgou os confrontos da Copa do Brasil com os jogos apenas dos clubes da Série A do Brasileirão? Ou seja, para eles, os outros clubes não valem nada.

    Abs e obrigado mais uma vez!

    ResponderExcluir