segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Simplesmente TUDO!

O blog rbrito recebeu números bem interessantes do colaborador Ricardo Almeida. Ele simplesmente nos passou o levantamento completo do Campeonato Paulista das Séries A1, A2, A3 e Segundona, Copa Paulista, Campeonato Brasileiro das Séries A, B, C e D, Copa do Brasil, Libertadores, Sul-americana, Mundial de Clubes, Eliminatórias Sul-americana da Copa do Mundo e Copa América. Nos próximos dias vamos apresentar outras análises destas competições de 2011.

Nesta segunda-feira, um dia após o Natal, o blog rbrito analisará as estatísticas dos gols misturando todos estes campeonatos. Há a diferença de gols nas partidas e com que frequência elas acontecem, assim como uma tabela sobre a quantidade de resultados com diferença de gols maior ou igual a um determinado número, a diferença de gols dentro e fora de casa, o número de gols ocorridos nas partidas, a frequência de placares em todos os campeonatos e os placares considerando o mando de campo.


Para começar, o blog rbrito analisou 2.778 partidas acontecidas na temporada 2011. São muitos jogos, mas poucos com goleadas. No futebol brasileiro, principalmente, a prioridade é o resultado, o futebol feio, de marcação e desarme. O blog rbrito considera goleada apenas placares por diferença de quatro ou mais gols. Logo podemos ver que apenas 128 das 2.778 partidas acabaram com este quesito.




Partidas com diferença de quatro gols estiveram presentes em 86 jogos ou 3,10% do total. Muito pouco para aquele que se auto intitula o melhor futebol do mundo. E aqui falo dos sul-americanos (leia-se brasileiros e argentinos). Por outro lado, o "futebol bonito" dos treinadores, de vitórias apertadas se destaca. Triunfo pelo satisfatório 1 a 0 esteve em 1.087 partidas, ou 39,13%. O placar de 2 a 0 esteve em 583 jogos, contra 256 do 3 a 0.




Em relação a análise da diferença de gols em casa e fora, levamos em consideração as 2744 partidas em solo não-neutro. É por isso que há diferença em relação a quantidade de partidas.



O grito entalado na garganta segue no quadro em que podemos ver o número de gols ocorridos nas partidas. Em apenas um jogo, tivemos 11 gols. Pelo menos, pudemos ver três partidas cada com nove e dez gols. Uma evolução. Mesmo assim, estes duelos representam 0,11%.



Os placares magros com diferença de apenas um gol são 506. O líder no quesito são os resultados com diferença de dois gols. Ao todo são 701 partidas ou 25,23. Logo abaixo, um alento, já que os placares com diferença de três gols representam 21,74% ou 604 partidas.



Quem não gostaria de ir ao estádio acompanhar duelos com placares de 9 a 1, 8 a 3, 8 a 1? É uma pena que poucos tiveram este privilégio. Estes resultados apareceram, na temporada 2011, em apenas uma oportunidade cada ou 0,04%.

A tradicional goleada, por 4 a 0 - mesmo placar do Barcelona sobre o Santos no Mundial de Clubes - ocupou 66 jogos ou 2,38%. Há de se ressaltar ainda os 6 a 4, 6 a 2, 5 a 4 e 4 a 4. Números pequenos, mas que nos fazem sonhar.



Triste mesmo é ver o 1 a 0 soberano. Foram 506 jogos ou 18,21% de jogos com este placar. O magro 2 a 1 está na segunda colocação (436), seguido pelo 2 a 0 (353). O mais revelador, porém, o blog rbrito deixou por último. As vitórias dos mandantes estão na cor preta, dos visitantes em vermelhos e os empates são verdes.

Se os treinadores andam medrosos na América do Sul, este temor aumenta consideravelmente quando duelam como visitante. Poucos placares com vitórias consistentes foram feitas pelos clubes fora de casa. Para se ter uma ideia, apenas os mandantes têm placares como 9 a 1, 8 a 3, 8 a 1, 7 a 1, 6 a 4, 6 a 2 e 5 a 4.

A vitória mais acachapante de uma visitante foi, por 7 a 1, em duas oportunidades. Lógico que, de vez em quando, há algumas surpresas. Os times que jogaram longe de suas torcidas também souberam vencer por 6 a 4, 5 a 4, 6 a 2, 6 a 1... mas ainda são tímidos.

São 96 goleadas dos mandantes contra apenas 27 dos visitantes. Prova disso é que o empate, por 1 a 1, ganhou disparado em 343 oportunidades ou 12,50%. Uma triste realidade, mais uma vez, constatada no futebol. Enquanto isso, o Barcelona...




Ajude a fazer o blog rbrito! Mande sugestões! Opine! Participe aqui ou através do www.twitter.com/rbrito1984

Nenhum comentário:

Postar um comentário