quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Números arredios...

Dono do melhor aproveitamento do Brasil (Veja o post aqui!), o Joinville-SC conseguiu uma boa vantagem para ficar com o título do Campeonato Brasileiro da Série C. Na primeira partida da final, mesmo jogando em Alagoas, o JEC bateu o CRB-AL, por 3 a 1. Neste sábado, para ficar com a taça, o time catarinense poderá perder por até um gol de diferença ou por 2 a 0. O post desta quinta-feira foi um pedido do torcedor-internauta Lucas Baumer (@Lucasbaumer).

O regulamento da competição é parecido com o da Copa do Brasil. O CRB ficará com a taça com um triunfo de três ou mais gols de diferença. Se o time alagoano marcar quatro ou mais tentos, poderá vencer por uma diferença de dois gols para se sagrar campeão. Vitória do CRB, por 3 a 1, levará a decisão para os pênaltis.

O problema é que os números jogam contra o CRB. Nas duas finais anteriores da Série C, os clubes que decidiram em casa, ficaram com o título. Sem falar que o panorama de 2009 é bem parecido com o atual. Naquela oportunidade, o América-MG bateu o ASA – outro clube de Alagoas -, por 3 a 1, na primeira partida e levantou o troféu com nova vitória, desta vez, por 1 a 0.

Já na temporada passada, o ABC-RN venceu o Ituiutaba, hoje Boa Esporte, por 1 a 0, no primeiro jogo da decisão. Na semana seguinte, o time potiguar apenas administrou o resultado e deu a volta olímpica com um simples empate sem gols.

Retrospecto!
Animado com o acesso, o time do técnico Paulo Comelli terá que se superar para dar outra alegria a seu torcedor. O CRB tem um desempenho fraco fora de casa. Neste sábado, o jogo final será em Joinville. Como visitante, o time alagoano ostenta apenas uma vitória, três empates e três derrotas.

A carta na manga do CRB era em casa. Até semana passada, o time estava invicto diante de sua torcida. Agora, o retrospecto é de cinco triunfos, dois empates e uma derrota. Para complicar, o desempenho do Joinville, em casa, é muito bom. O time do técnico Arturzinho venceu seis dos sete jogos que realizou em casa e perdeu apenas uma. Enquanto isso, como visitante, o JEC ostenta quatro triunfos e quatro empates.

Campeões!
O CRB fará história se conseguir a virada neste sábado. Jamais um clube alagoano ficou com a taça da Série C. O ASA chegou perto, em 2009, mas ficou com o vice. Por outro lado, o Estado de Santa Catarina já deu a volta olímpica com Criciúma (2006) e Avaí (1998).

O recordista de títulos é o Estado de São Paulo com sete. Goiás e Rio de Janeiro somam três, um a mais que o Pará. Distrito Federal, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Norte têm um título cada.

Além dos finalistas, Ipatinga-MG e América-RN também conquistaram o acesso à Série B 2012.

E você, torcedor-internauta, acredita que o título será do Joinville ou CRB? Opine! Participe pelo blog rbrito ou através do www.twitter.com/rbrito1984

Confira os resultados das decisões da Série C:

2009
ASA-AL 1 x 3 América-MG
América-MG 1 x 0 ASA-AL

2010
Ituiutaba-MG (Hoje Boa) 0 x 1 ABC-RN
ABC-RN 0 x 0 Ituiutaba-MG

2011
CRB-AL 1 x 3 Joinville-SC
Joinville-SC x CRB-AL

9 comentários:

  1. Você tem razão, Mário. Na verdade eu coloquei "modesto" comparando com a campanha do Joinville em casa.

    Mas se pegarmos o desempenho fora do JEC em relação aos outros clubes, de fato, é ótimo. Vou tirar o "modesto" do texto. Foi apenas a comparação entre a campanha em casa com a campanha de visitante do próprio clube catarinense. Mas você tem a razão.

    E muito bom os dados que você colocou em seu comentário.

    Abs e obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Brito,

    permita-me discordar. De um ponto, apenas. O desempenho do JEC longe da sua torcida (que vai terminar o ano com a 21ª melhor média entre os 100 clubes que disputaram todas as divisões do Brasileiro em 2011) não é nada modesto. Em 24 pontos disputados fora de casa, o invicto tricolor ganhou 16, o que dá um aproveitamento de 66,7%. Um time que tivesse esse desempenho na série A, seria campeão. Na série B seria vice, uma vez que a Lusa foi excepcional em 2011, com 71,1%.

    Nos 10 campeonatos anteriores da série C (2001 a 2010) somente 9 clubes conseguiram desempenho igual ou superior a 66,7%, somando jogos em casa e fora. Além do próprio JEC EM 2011.

    ANO CLUBE %
    2004 União Barbarense 77,8%
    2008 Atlético GO 70,8%
    2002 Brasiliense 70,4%
    2009 América/MG 69,0%
    2003 RS Futebol 69,0%
    2001 Juazeiro-BA 69,0%
    2001 Guarany-CE 68,5%
    2006 Criciúma 66,7%
    2005 Nacional-AM 66,7%

    Na campanha como um todo, se vencer no sábado o JEC atingirá 77,1% o 2º melhor desempenho desse período. Ficará atrás apenas do União Agrícola Barbarense, que em 2004 chegou a 77,8%.

    Com um empate, continua com a 2ª melhor campanha, com 72,9%. Se for derrotado pelo Galo de Maceió, iguala a marca do Atlético Goianiense de 2008, ficando atrás do Dragão no número equivalente de vitórias.

    Como se vê, uma campanha invejável. Tanto na Arena, quanto longe da apaixonada nação tricolor.

    ResponderExcluir
  3. Legal Rodrigo! Vou estar lá na conquista deste caneco na ARENA JOINVILLE! Valeu a reportagem!
    Ass. @Lucasbaumer

    Ano que vem nos vemos na série B!!!!

    ResponderExcluir
  4. Valeu, Brito. Poderia ter deixado "modesto", entre aspas. hehehe

    Ganhando no sábado, o JEC "cola" no União Barbarense, que fez uma campanha magnífica em 2004, foi rebaixado na série B de 2005 e ficou num modestíssimo 42º lugar na C de 2006. Depois sumiu.

    Além do desempenho notável do time em campo, o JEC pode se orgulhar de sua torcida. Jogando contra times de muito pouco "nome", fez uma média até agora de 10.105 pagantes por jogo. A capacidade da Arena Joinville foi aumentada para 20.000 pagantes para a grande final de sábado. Admitindo o mesmo porcentual de ocupação em relação ao último jogo em casa (contra a Chapecoense, 14.235 para capacidade de 15.000 - 94,9%), teremos um público de 18.980. A média chegará a 11.214.

    Se compararmos com a média que obteve o Figueirense nos jogos em casa (11.569 pagantes), veremos que a diferença está somente no primeiro jogo em casa, contra a Chapecoense na 3ª rodada da 1ª fase. Pouco antes daquele jogo houve uma chuva torrencial, que atrasou em muito a volta de boa parte dos joinvilenses que estavam nas praias próximas, além de complicar o acesso ao estádio. O público foi de somente 4.287. Se o clima não tivesse sido tão desfavorável, teria sido atingida pelo menos a média dos dois jogos seguintes em casa. Contra o Santo André foram 8.465 e contra o Caxias-RS, 8.221, com média de 8.343.

    Com essas duas hipótese (18.980 contra o CRB e 8.343 contra a Chapeconese) a média seria de 11.721, ligeiramente superior à do alvinegro da capital. Com uma diferença: enquanto o Figueirense disputou a série A contra times com média de 1611 pontos no ranking da CBF, o JEC jogou a série C, contra adversários com média de 273 pontos.

    Palmas para a torcida tricolor. Ela merece.

    ResponderExcluir
  5. Com certeza a torcida merece parabéns, Mário. Agora, é esperar pelo planejamento de 2012. Série B é bem diferente, ainda mais com pontos corridos.

    É preciso pensar desde já para manter a animação. Falo em campo, porque fora das quatro linhas a torcida dará conta do recado.

    Abs

    ResponderExcluir