quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

ES em foco!

O blog rbrito iria apresentar, nesta quinta-feira, a análise do regulamento da Federação Brasiliense de Futebol, mas o site da instituição não existe ou está fora do ar. Assim passamos para a Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo (FES). Alagoas, Amazonas, Bahia e Ceará foram os outros Estados em destaque no blog rbrito.

Mais no blog rbrito:
CE em foco! Regulamento que mais parece um resumo de sete páginas!

O Campeonato Capixaba 2012 voltará a ter dez clubes. Neste ano, Jaguaré e Rio Bananal alegaram falta de dinheiro e pularam fora do barco. Assim, o Estadual 2011 não teve rebaixamentos e, agora, ganha a presença de Botafogo e Real Noroeste, que subiram à elite. O São Mateus, atual campeão, brigará pelo Bi.

Regulamento:
Os dez clubes se enfrentarão em jogos de ida e volta. Os quatro primeiros colocados estarão garantidos na próxima fase. A semifinal será definida no sistema de mata-mata e em caso de empate na pontuação, serão obedecidos dois critérios de desempate: maior saldo de gols na semifinal e melhor classificação na primeira fase.

A final também será no mata-mata. E os critérios são parecidos: maior saldo de gols na decisão e melhor classificação na primeira fase. Os dois últimos colocados serão rebaixados. Isso se não tivermos desistência no meio do caminho.

O campeão ganhará uma vaga na Copa do Brasil 2013 e outra na Série D do Campeonato Brasileiro 2012. Se o vencedor desistir de alguma vaga, o clube seguinte vai poder carimbar seu passaporte.

Critérios de desempate:

a) - maior número de vitórias;
b) - maior saldo de gols;
c) - maior número de gols conquistados;
d) - caso somente 02 (duas) associações continuarem empatadas em uma das colocações, o desempate será a favor da associação que somar o maior número de pontos ganhos no confronto direto;
e) - menor número de cartões vermelhos;
f) - menor de número de cartões amarelos;
g) – sorteio realizado pela FES.

Ingressos:
Assim como a maioria das Federações, a FES tem problema em ver os estádios cheios. A Federação Capixaba limita o valor mínimo do ingresso de arquibancada a R$ 5. Até para fazer promoção, o clube deve pedir autorização a entidade, como está no quarto parágrafo do Art. 39º.

"Caso o clube, queira fazer promoção referente à venda de ingressos, deverá comunicar, por oficio, protocolado junto a Secretaria da FES até 5 dias úteis antes da realização da partida".

Os torcedores visitantes, para conseguirem ingressos, precisarão que seus clubes façam o pedido da carga de 10% com cinco dias úteis de antecedência ao jogo. O ofício deverá ser dirigido à associação mandante e, necessariamente, com cópia à FES.

Bola:
Enquanto Bahia e Ceará não divulgaram a marca das bolas que vão utilizar nos Estaduais, Alagoas escolheu a Umbro e Amazonas ficou com a Penalty, mesma marca do Espírito Santo.

"Art. 51 - A bola utilizada no CAMPEONATO será da marca Penalty, CAMPO PRO modelo S11".


TV:
A FES, ao que tudo indica, não vendeu os direitos de transmissão do Estadual para nenhuma emissora. Mesmo assim, a entidade faz questão de exigir alguns pontos que só serão necessários em caso de solicitação por parte da TV.

"Art. 28 - Todos os estádios deverão obedecer às normas de segurança e de higiene exigidas pela legislação (municipal, estadual e federal) e com laudos expedidos pelo Corpo de Bombeiros, contendo a capacidade de público de 2.000 (duas mil) pessoas sentadas para os jogos da 1ª e 2ª fases, e de 5.000 (cinco mil) pessoas sentadas para as partidas da Fase Final, e desde que estádio possua estrutura adequada para as transmissões dos jogos, caso as finais sejam transmitidas pela rede de TV".

"Art. 31 - Os jogos da TV serão realizados sempre em dia e horário, conforme escolha da emissora detentora dos direitos de transmissão do CAMPEONATO". Sonhar não custa nada!

Curiosidades:
A Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo tem seus defeitos, mas é preciso tirar o chapéu para seu Art. 3º. Ao contrário de muitas entidades, a Federação respeita seus jogadores e árbitros. Tanto é que faz questão de instituir a parada técnica ou "Tempo Técnico Obrigatório (TTO)".

Em todos os jogos com "início programado até às 16h", haverá a parada técnica. Para quem acha um exagero, recentemente, jogadores do Rio Grande Sul desmaiaram em campo, assim como um comentarista de TV. No Paulistão, outros jogadores passaram mal e, mesmo assim, nada foi feito.

Por outro lado, a Federação Capixaba esqueceu de dar um nome ao trofeu do campeão e vice estadual ou as taças são chamadas de forma esquisita. O Art. 14º fala do "Troféu XXXX" para o campeão e vice. Vai entender...

Com certeza o jornalismo esportivo está em baixa e vive um de seus piores momentos. Também, ao invés de buscar informações e pautas novas, prefere a fofoca e as especulações. Mesmo assim, entramos na dura vida de um jornalista que costuma ir aos estádios, ao contrário de muitos que ficam no ar condicionado das empresas.

"Art. 34º 8. Providenciar para que todos os estádios sejam equipados com Cabine de Imprensa ou, na sua falta, com local adequado em área isolada do torcedor, para o trabalho dos profissionais da imprensa especializada".

E se ficar na arquibancada, dá-lhe ofensas e copos com diversos líquidos. Outro artido que não dá para acreditar é 46º "§ 3º -  As associações deverão informar a imprensa 45 (quarenta e cinco) minutos antes da hora marcada para o inicio da partida a relação de atletas".

Aliás, este parágrafo pode entrar no faz de conta, assim como o décimo ponto do Art. 34º "Providenciar um quadro de no mínimo quatro gandulas, os quais deverão ser treinados e uniformizados para os serviços das partidas, com a exigência de rápida reposição de bola e absoluta neutralidade de comportamento em relação às equipes participantes".

Faço questão sempre de lembrar dos gandulas porque nos remete amadorismo do nosso futebol. É tão simples contratar estudantes de Educação Física e colocá-los nesta função. Nas finais do Paulistão é sempre assim. Pena que são em poucos jogos. Quando há garotas na função, nunca dá confusão. Mas os dirigentes gostam de complicar.

Por fim, a FES, assim como a Federação do Amazonas, diverge da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) em relação ao valor das vitórias por W.O. É de conhecimento de todos que os triunfos por W.O., agora, são por 3 a 0. A própria CBF divulgou novamente o Regulamento Geral das Competições que afirma isso em seu Art. 20 (Veja aqui na íntegra!).

No entanto, o Art. 47º da FES diz: "§ 1º - Em caso de não realização da partida por falta de ambulância no padrão (U.T.I. Móvel) exigido pelo Estatuto do Torcedor e/ou Policiamento Militar, a equipe detentora do mando de campo será, automaticamente, declarada perdedora pelo escore de 2 x 0". E ai, CBF?

Site: http://www.futebolcapixaba.com/

Nos próximos dias, o blog rbrito seguirá sua saga pelos regulamentos dos Estaduais. Não perca nenhum capítulo desta série cômica. Até agora, não foi possível encontrar os sites da Federação de Futebol do Estado do Acre, da Federação Amapaense de Futebol e da Federação Brasiliense de Futebol. Se alguém souber algo a respeito, basta nos avisar pelo blog rbrito ou através do twitter (@rbrito1984).

Confira os jogos da primeira rodada do Capixaba 2012:


21/01
16h
Rio Branco x Aracruz
Linhares x Colatina
Vitória x Botafogo

18h
São Mateus x Espírito Santo

19h
Real Noroeste x Serra

Ajude a fazer o blog rbrito! Mande sugestões! Opine! Participe aqui ou através do www.twitter.com/rbrito1984 

Nenhum comentário:

Postar um comentário