quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

BA em foco!

"Os casos omissos do presente regulamento serão resolvidos pela Diretoria da FBF". É desta forma, se eximindo de erros, que a Federação Bahiana de Futebol (FBF) termina o regulamento do Campeonato Estadual 2012. Sem nenhum suspense, o blog rbrito parte para seu terceiro dia de análises daqueles documentos que grande parte dos interessados por futebol tem preguiça de ler.


Mais no blog rbrito:
AM em foco! Erros grotescos no regulamento do Amazonense 2012!

E como prevemos ao ler o Art. 53, a FBF esqueceu de mencionar a marca da bola que será utilizada na Edição 2012 e, sequer, citou os valores mínimos e máximos dos ingressos. Ou seja, os torcedores podem ser roubados pelos espertalhões dos dirigentes. Só para deixar claro, o blog rbrito seguiu a nomenclatura que está no regulamento a respeito do Bahiana. O engraçado é que o Campeonato Baiano não tem "h".

Os 12 clubes (Vitória da Conquista, Camaçari, Juazeiro, Bahia de Feira, Fluminense de Feira, Juazeirense, Bahia, Atlético, Itabuna, Serrano, Feirense e Vitória) garantidos no Estadual disputarão o título entre 18 de janeiro a 13 de maio. O Bahia de Feira, que surpreendeu todos neste ano, lutará pelo Bicampeonato. Já Juazeirense e Itabuna são as caras novas da próxima edição. A dupla conquistou o acesso e pegou as vagas dos rebaixados Colo Colo e Ipitanga.


Regulamento:
O regulamento do Campeonato Baiano é um pouco diferente do Alagoano e Amazonense. Os 12 clubes se enfrentarão em turno e returno. Os quatro primeiros colocados se classificarão às semifinais. No sistema de mata-mata, os semifinalistas vão duelar por uma vaga na final que terá o mesmo panorama até chegar ao campeão. Os mandos de campo da semi e da final serão decididos através da melhor campanha.

Os dois últimos colocados serão rebaixados. Enquanto isso, campeão e vice vão carimbar o passaporte para a Copa do Brasil 2013. O campeão também terá vaga assegurada na Série D, desde que não faça parte das Séries A, B e C. O regulamento do Estadual da Bahia ainda reserva duas curiosidades.

Além da disputa pelo título, o campeonato terá briga pela terceiro e quarto lugares. Explica-se: caso os dois primeiros colocados já tenham garantido vagas nas Séries A, B e C, o clube da terceira posição ficará com a vaga na Série D.

Outro ponto chave será a briga para se garantir na Copa do Nordeste, atração anunciada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para a temporada 2013. Assim, os três primeiros colocados estarão garantidos no Nordestão.

Critérios de desempate:

O regulamento do Campeonato Baiano é simples, mas ao mesmo tempo rico em curiosidades. Os critérios de desempate, por exemplo, ganham de goleada dos Estaduais de Alagoas e Amazonas. Se nestes outros dois são apenas cinco, seis critérios, no Baiano há oito.

Mesmo assim os dirigentes não conseguem eliminar o maldito sorteio. Não dá para aceitar que um título seja disputado por sorteio. É hora de se pensar em algo diferente. Ou vão esperar algo dar errado para se mexer, assim como aconteceu no Brasileirão e suas rodadas derradeiras com os jogos duvidosos?

a) Maior número de vitórias;
b) Maior saldo de gols;
c) Maior número de gols marcados;
d) Maior número de pontos ganhos no confronto direto;
e) Maior saldo de gols no confronto direto;
f) Menor número de cartões vermelhos recebidos pelos atletas integrantes de cada Associação ao longo da competição;
g) Menor número de cartões amarelos recebidos pelos atletas integrantes de cada Associação ao longo da competição;
h) Sorteio.

TV - Plim Plim:
Já estava ficando assustado, mas depois de dois Estaduais, enfim, a Globo apareceu no mercado. A Rede Bahia, afiliada da Globo, detém os direitos de transmissão do Campeonato Baiano.

Diz o Art. 29 "No contrato de patrocínio entre as Associações Participantes e a REDE BAHIA, para transmissão ao vivo no sistema TV aberta, de jogos do CAMPEONATO BAIANO DE FUTEBOL PROFISSIONAL PRIMEIRA DIVISÃO – EDIÇÃO 2012, conforme ficou 12/15 discutido e aprovado pelos integrantes do Conselho Técnico, um jogo escolhido por rodada, pela REDE BAHIA, deverá ser televisionado".

Bola:
Mesmo sem a definição da marca da bola no Estadual da Bahia, o blog rbrito resolveu abrir um sub-título para este item. Afinal, é bem interessante o que teremos pela frente. Caberia até em curiosidades. Os clubes mandantes deverão manter "sete bolas novas da marca determinada pelo regulamento da competição, fornecida pela FBF via Departamento Técnico, sendo uma atrás de cada meta, duas em cada lateral do campo e uma em jogo".

Apesar de estar escrito "marca determinada pelo regulamento da competição" não há nada a respeito da marca da gorduchinha. Enquanto isso, os clubes mandantes deverão ter seis "gandulas treinados para procedimentos de reposição de bola". Treinados para repor bola? Se bem que alguns precisam de treino e educação!

Curiosidades:
Solidariedade! A Federação Bahiana de Futebol pode dar suas mancadas, mas não deixa de se preocupar com os clubes chamados pequenos. A ajuda pode ser modesta, mas já vale pela iniciativa. Não lembro de outra Federação que faz igual.

O Art. 15 do regulamento diz: "Das rendas brutas verificadas nos borderôs das Associações disputantes do CAMPEONATO BAIANO DE FUTEBOL PROFISSIONAL 1ª DIVISÃO - EDIÇÃO 2012, excluindo-se Bahia e Vitória, haverá uma dedução de 3% (três por cento), que serão depositadas em conta específica em Caderneta de Poupança, para que ao final da competição a importância arrecadada seja rateada em percentuais iguais, para os representantes da Bahia no CAMPEONATO BRASILEIRO DE FUTEBOL SÉRIE “D” – EDIÇÃO 2012".

Se os outros regulamentos apenas exigem que os clubes utilizem seus uniformes tradicionais, de número um, o Estadual da Bahia vai além e obriga os clubes a mandarem descrição, desenho e até fotografias coloridas dos uniformes.

Para fechar mais duas curiosidades que podem entrar no "eu sei, mas será que é respeitado?". Os jogos das semifinais só poderão ser disputados em estádios com capacidade de quatro mil ou mais espectadores. Na final, exige-se seis mil.

Em relação ao Art. 24 "Caso a arrecadação de  qualquer partida não seja suficiente para cobrir as despesas da competição, inclusive a cota e respectivas despesas dos árbitros, a Associação financeiramente mandante terá que efetuar o pagamento do déficit verificado, logo após o encerramento da partida, sob pena de multa automática no valor  de 02 (dois) salários mínimos e de ficar impedida de continuar na competição, sem prejuízo das penas previstas no CBJD, Normas Gerais dos Campeonatos e Resoluções de Diretoria da FBF".

O Art. 25 vai além: "As Associações mandantes de campo terão de efetuar o pagamento das cotas e  respectivas despesas aos árbitros, logo após o encerramento das partidas, sob pena de ficarem impedidas de continuar na competição, até a quitação total do débito, sem prejuízo das penas impostas pelo CBJD, Normas Gerais dos Campeonatos e Resoluções de Diretoria da FBF".

Site: http://www.fbfweb.org

Nos próximos dias, o blog rbrito seguirá sua saga pelos regulamentos dos Estaduais. Não perca nenhum capítulo desta série cômica. Até agora, não foi possível encontrar os sites da Federação de Futebol do Estado do Acre e da Federação Amapaense de Futebol. Se alguém souber algo a respeito, basta nos avisar pelo blog rbrito ou através do twitter (@rbrito1984).

Confira os jogos da primeira rodada do Baiano 2012:


18/01
20h30
Vitória da Conquista x Camaçari
Juazeiro x Bahia de Feira
Fluminense de Feira x Juazeirense
Bahia x Atlético
Itabuna x Serrano

21h50
Feirense x Vitória

Ajude a fazer o blog rbrito! Mande sugestões! Opine! Participe aqui ou através do www.twitter.com/rbrito1984

Nenhum comentário:

Postar um comentário