terça-feira, 11 de outubro de 2011

Série D na Série C!

No próximo domingo, três clubes vão conquistar o acesso na Série D do Campeonato Brasileiro. O quarto e último sortudo será decidido após o término da disputa na justiça. Enquanto isso não acontece, o blog rbrito resolveu levantar, nesta terça-feira, a última vez em que os clubes das quartas-de-final estiveram na Série C – destino que todos almejam.

Mais no blog rbrito:
Apenas cinco clubes nunca foram rebaixados na Série A do Brasileirão!


Como era de se esperar, a última vez na Série C não foi nada boa para Mirassol, Santa Cruz, Treze e Cuiabá. Os três primeiros estiveram na Terceirona em 2008, último ano em que a competição foi disputada por diversos clubes. Na temporada seguinte, a Série C ganhou o formato atual com 20 clubes e foi criada a Série D.

Naquela oportunidade, o clube paulista amargou a 54ª colocação. O Mirassol, hoje na 22ª colocação no ranking de aproveitamento (Veja o post completo aqui!), foi eliminado na primeira fase com a pior campanha do Grupo 13. Lanterna, o Leão somou apenas quatro pontos, com uma vitória, um empate e quatro derrotas.

O Treze foi outro que se despediu rapidamente. O time paraibano ficou com a modesta 60ª colocação. Lanterna do Grupo 6, com míseros dois pontos, o Treze deixou a competição sem vencer – dois empates e quatro derrotas. A campanha do Santa Cruz foi um pouco melhor que a dupla acima.

O Tricolor pernambucano conseguiu passar de fase. O Santa Cruz terminou a primeira fase na vice-liderança do Grupo 5, como oito pontos – duas vitórias, dois empates e duas derrotas. Mas logo depois, o time pernambucano foi eliminado com a pior campanha do Grupo 19 – quatro empates e duas derrotas. O Santa Cruz acabou no 29º lugar no geral.

Longe e nunca!
A última vez do Cuiabá na Série C já faz mais tempo. O time matogrossense esteve na Terceirona no longínquo ano de 2004. Mas a lembrança também não é boa. O Cuiabá terminou no 29º lugar após ser eliminado na segunda fase. Antes, na fase inicial, o clube foi vice-líder do Grupo 3, com nove pontos – três triunfos e um tropeço. Na segunda fase, no mata-mata contra o Gama, o Cuiabá perdeu os dois jogos – 4 a 2 em casa e 2 a 1 fora.

Neste levantamento do blog rbrito, descobrimos que Oeste-SP e Independente-PA nunca disputaram a Série C. O Independente, pelo menos, pode se espelhar na campanha do rival São Raimundo-PA. Em 2009, na primeira temporada da Série D, o time paraense subiu e ainda se sagrou campeão.

O que fazer?
Como o regulamento, neste mata-mata, é parecido com o da Copa do Brasil, o Oeste, que venceu o Mirassol, por 3 a 1, se classificará com empate e até derrota. O Rubro-negro só não pode perder por 2 a 0 ou diferença de três ou mais gols. Vitória do Mirassol, por 3 a 1, levará a disputa para os pênaltis.

Enquanto isso, o Cuiabá, que meteu 2 a 0 no Independente, também jogará por igualdade. Como não levou gol em casa, o time matogrossense só não se classificará se for derrotado por três ou mais gols de diferença. Vitória paraense, por 2 a 0, a decisão será nas penalidades máximas.

Por fim, o Santa Cruz, apoiado por seu torcedor, se classificará com vitória ou empate por 0 a 0, 1 a 1 e 2 a 2. Já a situação do Treze é parecida após o empate, por 3 a 3. O time paraibano conquistará o acesso com triunfo ou empate acima de 3 a 3. Nova igualdade em três gols e a decisão será na marca da cal.

Quais clubes vão subir para a Série C? Opine! Participe pelo blog rbrito ou através do www.twitter.com/rbrito1984

Confira os jogos de volta das quartas-de-final da Série D:

Domingo
16h

Mirassol-SP x Oeste-SP (1 x 3)

17h
Santa Cruz-PE x Treze-PB (3 x 3)

18h
Independente-PA x Cuiabá-MT (0 x 2)

Nenhum comentário:

Postar um comentário