quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Dérbi verde e branco!

No dia 19 de julho, sob o título “dérbi preto e branco”, o blog rbrito mostrou o panorama de público de Guarani e Ponte Preta antes do dérbi 186. Como neste sábado, os rivais de Campinas voltam a se enfrentar pela Série B do Campeonato Brasileiro no clássico de número 187, o blog rbrito atualizará as médias de público de Bugre e Macaca ao longo da temporada 2011. Como sempre, o blog rbrito contou com a colaboração do torcedor-internauta Marcos Neves.

Mais no blog rbrito:
Saiba como estava o panorama antes do primeiro dérbi na Série B!


Até agora, em 186 jogos, o Guarani conquistou 64 vitórias, enquanto a Ponte Preta, que triunfou no primeiro turno (2 a 0) sob os olhares de 16.663 pagantes, soma 59 vitórias. Ainda aconteceram 61 empates e um resultado desconhecido. Mas chega de conversa e vamos as médias de público de Guarani e Ponte Preta na Série B.

O Guarani, mandante na partida do próximo sábado, realizou 14 partidas em casa, com público total de 29.652 pagantes e média modesta de 2.118. A Ponte Preta, com uma partida a mais (15), tem média de 4.490 pagantes e total de 67.343. Os números no ranking em vermelho são jogos na cidade de Araraquara, interior de São Paulo. Os rivais foram punidos com a perda de mandos de jogos após a confusão no dérbi do turno.

Se o maior público da Macaca aconteceu no dérbi passado, o Guarani teve a maior presença de torcedores no "clássico" contra o Bragantino, quando 4.599 pagantes estiveram no Estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas. Por outro lado, o time alviverde amargou quatro públicos abaixo de mil pagantes.

O pior foi no duelo contra o Criciúma, quando apenas 322 pagantes estiveram em Araraquara. Já a Ponte Preta teve três públicos com centenas de torcedores. O mais baixo deles foi de 511 pagantes diante do Salgueiro-PE.

No geral, Guarani e Ponte Preta realizaram 28 partidas em casa e, novamente, a vantagem é alvinegra. A Macaca, com total de 119.784, ostenta média de 4.278 pagantes. O Bugre, por sua vez, apresenta média de 2.959 pagantes e total de 82.858.

Início do ano!

Na Copa do Brasil, a vantagem segue preta e branca. A Ponte Preta realizou apenas um jogo em casa e ficou com média de 3.085. O Bugre, por sua vez, com duas partidas no Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas, terminou com média de 2.025, porém, com público maior: 5.050 pagantes.

Apenas no Estadual os números foram bem equilibrados. Neste ano, o Guarani disputou a Série A2 do Campeonato Paulista e conseguiu o acesso. Os rivais realizaram 12 jogos em casa no Estadual. Com público total de 48.156 pagantes, o Guarani teve média de 4.013. Um pouco melhor, a Ponte, na Série A1, ostentou média de 4.113 pagantes e público total de 49.356.

Campanhas!

A Ponte Preta também leva vantagem na tabela de classificação. A Macaca briga pelo acesso e sonha até com o título. Atualmente, a Ponte ocupa a segunda colocação, com 50 pontos, 11 a menos que a Portuguesa. A Lusa, porém, tem um jogo a mais (30 a 29). O time de Gilson Kleina venceu 14 vezes, empatou oito e perdeu apenas sete. Aproveitamento de 57,5%, a 12ª melhor campanha do Brasil (Veja o ranking aqui!). A Ponte Preta ainda anotou 46 gols e sofreu 33.

Enquanto isso, o Guarani luta contra o rebaixamento. Após figurar na zona do medo, o Bugre ganhou sobrevida e pulou para o 13º lugar, com 37 pontos, um a mais que o pessoal do descenso. Em 29 jogos, o time do técnico Giba triunfou dez vezes, empatou sete e perdeu 12. Aproveitamento de 42,5%. O Guarani marcou 38 tentos e sofreu outros 38.

Além do dérbi, a Ponte Preta enfrentará: Bragantino (fora), Paraná (casa), Portuguesa (fora), Americana (casa), Criciúma (fora), Boa Esporte (casa), ABC (casa) e Náutico (fora). Já o Bugre luta pela permanência na Segundona contra: ASA (casa), Duque de Caxias (fora), Grêmio Barueri (casa), São Caetano (fora), Icasa (casa), Paraná (fora), Salgueiro (fora) e Goiás (casa).

Qual clube sairá vencedor do dérbi campineiro? Opine! Participe pelo blog rbrito ou através do www.twitter.com/rbrito1984

Nenhum comentário:

Postar um comentário