quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Arquibancadas que balançam!

A atualização do ranking de público das Séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro, nesta quarta-feira, já conta com os públicos da 28ª rodada da Série B. Os públicos dos dois jogos da Série A que vão acontecer ou já rolaram (depende de quando você está lendo este post) ainda não estão na planilha. Como sempre, o blog rbrito contou com a colaboração do fiel torcedor-internauta Marcos Neves.

Antes de darmos início a análise de mais esta atualização no ranking de público, o blog rbrito gostaria de agradecer a todos vocês que acessam, comentam e divulgam os posts. Muito obrigado mesmo! Só assim o blog rbrito poderá crescer e melhorar. #eternamentegrato

Mais no blog rbrito:
Rubros-negros em baixa, enquanto Alvinegros lotam os estádios!


Ao invés de focarmos na rivalidade (sadia!) entre os clubes, que tal esta semana olharmos para as médias das cinco regiões brasileiras – Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sudeste e Sul? Calculadora na mão e vamos as médias desta semana! Só serão considerados os jogos da última rodada, ou seja, no caso da Série B, os jogos desta terça.

Impulsionado pelo maior público do ano - o São Paulo levou 63.871 pagantes na estreia do atacante Luis Fabiano -, a Região Sudeste teve a melhor média de público da rodada. Contando os públicos das quatro divisões, a região apresentou média de 11.228 pagantes para um total de 134.737.

O blog rbrito não levou em conta os públicos zerados. São casos em que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) não confirmou os públicos porque não divulgou os borderôs e também não foi possível encontrar os números em sites especializados. Assim que forem divulgados, o blog rbrito adicionará em seu ranking.

A Região Sul, com menos jogos, também conseguiu uma boa média. Fanáticos, os torcedores ajudaram a região a apresentar média de 9.292 pagantes e total de 55.751. Prejudicada pelo fato do Santa Cruz não ter jogado em casa e pelos números modestos dos outros clubes, a Região Nordeste amargou a terceira colocação. Com total de 45.097, a região apresentou média de 6.442 e só superou as Regiões Norte e Centro-Oeste.

Enquanto isso, a Região Norte chama a atenção por ter apenas dois públicos pagantes – Rio Branco-AC, na Série C, e Independente-PA, na Série D. Juntando os dois públicos, a Região Norte tem total de 11.457 pagantes e média de 5.728.

A média da última colocada só chegou a 4.726 pagantes por conta do bom público do Atlético-GO. O time goiano conseguiu uma ascensão espetacular e animou seu torcedor. Bem diferente do rival Goiás. Enquanto isso, o Cuiabá-MT faz uma grande Série D, mas não convence seus torcedores. O total da Região Centro-Oeste foi de 14.177 pagantes.

Destaque!
Se na semana passada o blog rbrito falou de rubro-negros e alvinegros. Desta vez temos que destacar os tricolores da Série A. Além do São Paulo que lotou o Morumbi, o Grêmio conseguiu um bom público no Olímpico. Lutando contra o rebaixamento, o Tricolor gaúcho teve público de 17.507 pagantes. Enquanto isso, o Bahia conseguiu o apoio de 16.697 tricolores. Atual campeão Brasileiro e em ascensão, o Fluminense foi mais modesto, mesmo assim teve um público considerável - 11.780 pagantes.

Tudo!
Em 809 jogos, as Séries A, B, C e D do Brasileirão ostentam média modesta de 7.245 pagantes e público total de 5.861.584. A Série A, por sua vez, continua na dianteira, com média de 13.478 pagantes. Em 268 partidas, a competição apresenta total de 3.612.004.

Os números caem a partir da Série B. Em 279 duelos, a Segundona, com total de 1.464.968, tem média de 5.251 pagantes, contra apenas 3.877 da Série C. Em 88 jogos, a Terceirona ainda tem público total de 341.175 pagantes. Por fim, a Série D, com seus 174 embates, apresenta média de 2.545 e total de 442.777 pagantes.

Só pagantes!
Os clubes do Rio de Janeiro, Pernambuco e Alagoas colocam os não pagantes nos borderôs. Mas como o blog rbrito só leva em conta os pagantes, sempre fazemos uma triagem. Enquanto isso, o Ceará tem uma cota chamada de “cortesia”, pasmem, para os militares e autoridades. Estes ingressos, como NÃO foram pagos, ficaram de fora das estatísticas do blog rbrito. O mesmo acontece com o América-MG e sua distribuição de entradas para alguns setores.

Já nos borderôs da Ponte Preta há um item especificado como "VENDA PROIBIDA". São ingressos distribuídos pela diretoria a amigos, autoridades, clientes e "bicões". Estas entradas estão na soma de ingressos vendidos na CBF, mas não no ranking do blog rbrito.

Legenda!
Neste ranking, os clubes da Série A estão representados pela cor amarela, enquanto que a cor cinza sinaliza os clubes da Série B. A Série C está em laranja e a Série D em azul claro. Já os números em vermelho ainda não foram confirmados pela CBF. O duelo entre Grêmio e Santos vai ocorrer no dia 5 de outubro, enquanto Santos e Botafogo jogarão no dia 19 de outubro.

Com o estádio interditado, o Oeste jogou sua primeira partida como mandante na cidade de Catanduva. Mas a pedido da Polícia Militar, que não tinha contingente para dar segurança ao jogo, o duelo foi disputado com os portões fechados.

Ajude a divulgar o blog rbrito! Só a gente acompanha rodada após rodada os públicos das Séries A, B, C e D do Brasileirão! Opine! Participe pelo próprio blog rbrito ou através do twitter (@rbrito1984)

Nenhum comentário:

Postar um comentário