quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Matar ou morrer na Série D!

Mirassol-SP, Volta Redonda-RJ, Treze-PB, Santa Cruz-PE, Sampaio Corrêa-MA e Penarol-AM jogaram em casa e venceram o primeiro duelo nas oitavas-de-final da Série D do Campeonato Brasileiro. De acordo com o levantamento feito pelo blog rbrito, todos estes times têm bons motivos para sonharem com a classificação.

Mais no blog rbrito:
Desempenho dos clubes da Série D no ranking de público do Brasileirão!


O blog rbrito não colocou neste levantamento o duelo entre Itumbiara-GO e Villa Nova-MG. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anulou a partida entre Anapolina-GO e Tocantinópolis (acusado de cai-cai) válido pela primeira fase. Os rivais terão que jogar novamente na próxima quarta-feira, às 20h30. Só assim o Villa Nova conhecerá seu adversário de oitavas-de-final.

Em 2009, ano da criação da Série D, cinco clubes venceram a primeira partida diante de sua torcida e três conseguiram a classificação. Brasília-DF e Uberlândia-MG não tiveram a mesma sorte porque tomaram gols em casa. Como venceram o primeiro duelo, por 3 a 2, a derrota no jogo de volta, por 2 a 0, eliminou a dupla. Em 2011, nenhum clube mandante levou dois gols.

O panorama da temporada 2010 foi idêntico, onde cinco clubes venceram em casa e três carimbaram o passaporte. Um destes clubes que tiveram problemas, novamente, foi por causa dos gols tomados em casa. O Santa Cruz até bateu o Guarany, por 4 a 3, mas depois foi derrotado, por 2 a 0. No outro embate, o Fluminense-BA foi eliminado pelo Brasília – venceu a primeira (1 a 0), mas perdeu no jogo de volta (3 a 0).

Histórico!

O que chama a atenção, porém, é outro fato. Na atual temporada, apenas o Oeste-SP triunfou fora de casa – 1 a 0 sobre o Cianorte-PR. Em toda a história da Série D, apenas uma vez um time havia vencido como visitante na segunda fase. No ano passado, o Joinville passou pelo Iraty-PR. Jogando no Paraná, o JEC venceu, por 2 a 0, mesmo resultado na partida de volta, em Santa Catarina. Retrospecto que anima o time de Itápolis. O duelo decisivo será nesta sexta-feira.

Outra curiosidade é que pela primeira vez, a segunda fase da Série D não teve nenhum empate nos jogos iniciais. Em 2009 e 2010 foram quatro placares iguais. Nas últimas duas temporadas, a segunda fase contava com dez duelos, contra oito em 2011.

Melhores e...
Com aproveitamento de 79,2%, o Juventude-RS terminou como o melhor clube da primeira fase. Mas no primeiro jogo do mata-mata, o time de Caxias do Sul foi derrotado pelo Mirassol, por 2 a 0. Agora, o Juventude precisará vencer por diferença de três ou mais tentos de diferença para se classificar.

O time alviverde tem duas opções como exemplos. Em 2009, a Chapecoense terminou com a melhor campanha da primeira fase e conseguiu carimbar o passaporte na fase seguinte. O time catarinense eliminou o Corinthians-PR. Por outro lado, o Mixto-MT, dono da melhor campanha em 2009 e da história da Série D, caiu logo na segunda fase. O time matogrossense foi eliminado pelo América-AM.

Quais clubes vão passar de fase? Opine! Participe pelo blog rbrito ou através do www.twitter.com/rbrito1984

Confira os duelos da segunda fase na história da Série D:

2009

Cristal-AP 1 x 1 Nacional-AM
Nacional-AM 2 x 5 Cristal-AP

Gênus-RO 1 x 1 São Raimundo-PA
São Raimundo-PA 2 x 0 Gênus-RO

Sergipe-SE 2 x 0 Ferroviário-CE
Ferroviário-CE 3 x 3 Sergipe-SE

Alecrim-RN 2 x 0 Central-PE
Central-PE 1 x 0 Alecrim-RN

Paulista-SP 0 x 0 Macaé-RJ
Macaé-RJ 3 x 1 Paulista-SP

Fluminense-BA 1 x 1 Tupi-MG
Tupi-MG 4 x 2 Fluminense-BA

Brasília-DF 3 x 2 Uberaba-MG
Uberaba-MG 2 x 0 Brasília-DF

Uberlândia-MG 3 x 2 Araguaína-TO
Araguaína-TO 2 x 0 Uberlândia-MG

Londrina-PR 3 x 1 São José-RS
São José-RS 1 x 0 Londrina-PR

2010
Vila Aurora-MT 0 x 0 Remo-PA
Remo-PA 1 x 1 Vila Aurora-MT

América-AM 3 x 1 Mixto-MT
Mixto-MT 4 x 2 América-AM

Santa Cruz-PE 4 x 3 Guaranu-CE
Guarany-CE 2 x 0 Santa Cruz-PE

Sampaio Corrêa-MA 5 x 0 CSA-AL
CSA-AL 2 x 2 Sampaio Corrêa-MA

Araguaína-TO 1 x 1 Treze-PB
Treze-PB 2 x 2 Araguaína-TO

Fluminense-BA 1 x 0 Brasília-DF
Brasília-DF 3 x 0 Fluminense-BA

Tupi-MG 2 x 2 Uberaba-MG
Uberaba-MG 2 x 0 Tupi-MG

Rio Branco-ES 1 x 1 Madureira-RJ
Madureira-RJ 2 x 1 Rio Branco-ES

Iraty-PR 0 x 2 Joinville-SC
Joinville-SC 2 x 0 Iraty-PR

Operário-PR 1 x 0 Metropolitano-SC
Metropolitano-SC 2 x 3 Operário-PR

2011

Mirassol-SP 2 x 0 Juventude
Volta Redonda-RJ 1 x 0 Tupi-MG
Cianorte-PR 0 x 1 Oeste-SP
Treze-PB 3 x 1 Santa Cruz-RN
Santa Cruz-PE 1 x 0 Coruripe-AL
Sampaio Corrêa-MA 2 x 1 Cuiabá-MT
Penarol-AM 1 x 0 Independente-PA

Sexta-feira
20h

Oeste-SP x Cianorte-PR

Sábado
16h

Tupi-MG x Volta Redonda-RJ

20h
Coruripe-AL x Santa Cruz-PE

Domingo
16h

Cuiabá-MT x Sampaio Corrêa-MA
Juventude-RS x Mirassol-SP

17h
Independente-PA x Penarol-AM

19h
Santa Cruz-RN x Treze-PB

2 comentários:

  1. Como vimos no Paulistão, acho que Oeste e Mirassol não entraram pra brincar nesse campeonato. O Juventude que não fique esperto no jogo de volta, senão fica mais um ano na série D.

    Aliás, Rodolfo, no texto você diz que o Oeste enfrentou o Operário, mas na verdade, foi o Cianorte...

    ResponderExcluir
  2. Fala Ricardo, td bom? O Mirassol me surpreendeu muito. E tem uma bela vantagem. Acho que vai ser bem difícil o Juventude recuperar da derrota inicial. E olha que o time de Caxias do Sul fez uma primeira fase impecável.

    Sobre o Oeste, acreditava em um bom desempenho do Rubro-negro. Tem um bom time e sempre é forte em casa. Operário/Cianorte nem vou comentar. Já troquei o nome dos clubes umas 100 vezes. Não sei o motivo da minha cabeça fazer esta mudança. O pessoal do Cianorte até brincou comigo falando que eu era torcedor do Operário. Enfim, já arrumei o post.

    Abs!

    ResponderExcluir