quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Começa a clarear...

O blog rbrito ao apresentar o ranking de público pagante das Séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro tenta chegar ao mais próximo do número real de ingressos vendidos. É por isso que no final de cada post trazemos explicações a respeito dos borderôs de alguns clubes. Dias atrás, alguns torcedores-internautas perguntaram sobre o borderô da Ponte Preta.

Mais no blog rbrito:
Hora de entrar em campo com o ranking separado por séries!


Há um item especificado como "VENDA PROIBIDA" que o blog rbrito não contabiliza em seu ranking. Entramos em contato com a assessoria da Macaca que nos respondeu o seguinte: “Estes ingressos não são vendidos realmente e sim distribuídos para autoridades e convidados. No entanto, a Federação exige que se atribua o valor deles”.

Enquanto isso, a FPF, desta vez, nos respondeu: “O fato do clube não cobrar o ingresso de seus convidados, não está isento de suas obrigações financeiras, portanto todos os ingressos são devidamente lançados no borderô da partida. Todos os torcedores devem portar ingressos para acesso ao estádio, no qual deve constar o local do seu assento e o valor de face, sobre o qual serão contabilizados para efeito de recolhimento de impostos e cumprimento da lei”.

Devido a esta resposta, enviamos outras perguntas para a assessoria da FPF. Queremos acabar de vez com as dúvidas que pairam no ar. Assim que tivermos alguma resposta da entidade paulista, avisaremos vocês. Para ficar nesta onda de explicações, a Série D apresenta uma grande quantidade de números vermelhos porque a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) insiste em não respeitar o Estatuto do Torcedor ao não apresentar alguns borderôs. Já entramos em contato com a assessoria da entidade.

Agora, vamos ao que interessa. Chegou a hora de apresentar o ranking de público desta semana, sempre com a colaboração do torcedor-internauta Marcos Neves.

Que diferença!
Não! O Santa Cruz não teve o maior público do final de semana. A honra ficou com o Corinthians, líder no ranking da Série A. O Timão levou 34.308 pagantes ao Pacaembu na derrota, por 3 a 1, para o Santos. Com média de 27.499 pagantes, o Corinthians ocupa a segunda colocação no ranking geral.

O público do Alvinegro de Parque São Jorge foi maior 5,5 vezes que o menor público da última rodada do Brasileirão. O Atlético-GO, que conseguiu uma arrancada incrível na Série A e sonha com a Copa Sul-americana, teve o apoio de apenas 6.186 pagantes. Com média de 6.581, o Dragão amarga a 28ª colocação no geral.

A diferença do Santa Cruz, melhor público da Série D na última rodada da primeira fase, para o Vila Aurora, responsável pelo pior público, é absurda. O Tricolor pernambucano contou com a presença de 33.999 pagantes (número que ainda precisa ser confirmado pela CBF), enquanto que o time matogrossense foi eliminado sob os olhares de 21 míseros pagantes.

O Santa Cruz, dono da maior média de público do Brasil (32.378) teve um público 1.619 maior que o do Vila Aurora. E olha que o Vila Aurora, 94º colocado, não é o lanterna do ranking. O Cerâmica-RS, com sua média de 111 pagantes, amarga a última colocação. Nesta rodada da Série D ainda tivemos estádios às moscas com 31, 38, 50, 65 e 75 pagantes.

Tímidos!

A Série B decepcionou na rodada do final de semana. Até o maior público foi modesto. O Náutico, firme e forte na luta pelo acesso, foi o único que lotou o estádio com 13.771 pagantes. O Timbu ocupa o 20º lugar, com média de 9.704 pagantes. Enquanto isso, o Duque de Caxias, virtual rebaixado, levou 118 pagantes em sua última partida.

O público do clube fluminense foi quase 117 vezes menor que o do Náutico. Com a pior média da Série B (199), o Duque de Caxias aparece na 97ª colocação no geral. Além do Duque de Caxias, apenas o São Caetano (552) também não consegue superar a marca de mil pagantes na Série B.

Por fim, temos a Série C que também encerrou a sua primeira fase. Apesar de alguns estádios abarrotados de gente, os números são modestos. Coisas que só acontecem no Brasil. O Paysandu se classificou à segunda fase com o melhor público da rodada - 10.119 pagantes. Número 33 vezes maior que o público mais limitado do final de semana.

O Madureira, que tem a pior média de público da Série C (374), contou com a presença de apenas 300 pagantes na última rodada. O clube do Rio de Janeiro ocupa a 87ª colocação no geral. Macaé-RJ e Santo André-SP também não têm médias superiores a mil pagantes.

Visão!
Em 717 jogos com a presença de torcedor, as Séries A, B, C e D contabilizam público total de 5.058.601 e média modesta de 7.055 pagantes. Com quase o dobro de média (13.175), a Série A tem público total de 3.135.737 pagantes em 238 jogos.

Enquanto isso, a Série B, com seus 240 jogos - ainda sem contabilizar as partidas desta terça-feira -, apresenta média de 5.300 pagantes e total de 1.272.065. Com o fim da primeira fase, a Série C realizou 80 jogos e tem média de 3.710 pagantes. O público total é de 296.779. Já a Série D e seus 159 duelos apresentam média de 2.222 pagantes e total na casa dos 353.284.

Só pagantes!

Os clubes do Rio de Janeiro, Pernambuco e Alagoas colocam os não pagantes nos borderôs e acabam levando vantagem no ranking das médias. O blog rbrito recusou esta artimanha e divulga apenas o público pagante.

Enquanto isso, o Ceará tem uma cota chamada de “cortesia”, pasmem, para os militares e autoridades. Estes ingressos, como NÃO foram pagos, ficaram de fora das estatísticas do blog rbrito. O mesmo acontece com o América-MG e sua distribuição de entradas para alguns setores.

Já nos borderôs da Ponte Preta há um item especificado como "VENDA PROIBIDA". São ingressos distribuídos pela diretoria a amigos, autoridades, clientes e "bicões". Estas entradas estão na soma de ingressos vendidos na CBF, mas não no ranking do blog rbrito.

Legenda!
Neste ranking, os clubes da Série A estão representados pela cor amarela, enquanto que a cor cinza sinaliza os clubes da Série B. A Série C está em laranja e a Série D em azul claro. Já os números em vermelho ainda não foram confirmados pela CBF. O duelo entre Grêmio e Santos vai ocorrer no dia 5 de outubro, enquanto Santos e Botafogo jogarão no dia 19 de outubro.

Com o estádio interditado, o Oeste jogou sua primeira partida como mandante na cidade de Catanduva. Mas a pedido da Polícia Militar, que não tinha contingente para dar segurança ao jogo, o duelo foi disputado com os portões fechados.

Ajude a divulgar o blog rbrito! Só a gente acompanha rodada após rodada os públicos das Séries A, B, C e D do Brasileirão! Opine! Participe pelo próprio blog rbrito ou através do twitter (@rbrito1984)


4 comentários:

  1. De fato, o JEC vem fazendo uma boa campanha, assim como a Chapecoense.

    Abs e parabéns!

    Ah, opine também pelo www.twitter.com/rbrito1984

    ResponderExcluir
  2. Obrigado! O blog rbrito sempre tem posts diferentes, com curiosidades e novidades. Buscamos sempre um olhar diferente para as matérias.

    Opine também pelo www.twitter.com/rbrito1984

    Abs

    ResponderExcluir