domingo, 3 de julho de 2011

Mau Humor FC 73!

Vocês, torcedores-internautas, que acompanham a seção Mau Humor FC, do blog rbrito, todos os domingos, estão cansados do jornalismo esportivo? Da falta de perguntas inteligentes? Da falta de matérias investigativas? Do excesso de “merchan” e polêmicas desnecessárias nos programas esportivos? Dos comentários inúteis daqueles que não têm diploma? Da falta de informação da maioria dos clubes? Da mesmice todos os dias? Das gracinhas fora de hora? Das mesmas pautas?

Mais no blog rbrito:
As dívidas de Ronaldinho Gaúcho e Flamengo, além do "monstro" santista!


Bom... eu estou e muito! Pouco se faz para mudar o jornalismo esportivo. Não pense que colocar um apresentador engraçado aqui, ou uma apresentadora bonita ali, seja mudar a cara do jornalismo esportivo. Isso é muito pouco ou quase nada do que deveria ser feito. Mas reclamar de quem? Pra quem?

A política, talvez, seja o único lugar em que se tenta evitar nepotismo. Não digo pelo olhar dos políticos e, sim, pela imprensa e sociedade. Qual razão de não termos caras novas no jornalismo esportivo? São muitas, mas uma chama a atenção. As idéias de antigamente, chegam através de pessoas mais novas, mas com o mesmo sobrenome.

É difícil entrar no jornalismo e, principalmente, na área esportiva. Dois dos grandes nomes do esporte vivem brigando através da imprensa e dos tribunais. Mas ambos são idênticos. Os dois têm filhos e levam seus rebentos para todos os veículos em que trabalham. Há outro apresentador do rádio e da TV que faz o mesmo.

Sem falar em um diretor de uma emissora grande que colocou seu pimpolho no principal programa esportivo da emissora. Há tantos exemplos. A gente, inclusive, pode sair do nepotismo e pensar na quantidade de “jornalistas” sem diploma que fala barbaridades atrás de barbaridades. Tudo em nome do ibope e sem se preocupar com o português.

Você pode ter a visão de um ex-atleta, mas é necessário que também tenha um comentarista formado. Sem falar que ex-jogadores, hoje comentaristas, não podem fazer entrevistas. Mas não é isso que vemos pelos programas esportivos.

Com tantos erros, como mudar o panorama do jornalismo esportivo? Como responder todas aquelas perguntas do começo do post? Sou jornalista e estou cansado de tudo isso. Não há espaço... não há oportunidade! Não há com quem “lutar” por uma chance! São todas cartas marcadas, infelizmente!

Deixe o mau humor falar por você neste domingo! Critique! Proteste! Opine aqui no blog rbrito ou através do twitter (@rbrito1984)

Nenhum comentário:

Postar um comentário